Com o Google Helpouts, você poderá oferecer ou contratar ajuda via videoconferência

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 7 horas

Você acaba de realizar o sonho (se não seu, dos seus pais) de morar sozinho, mas descobre que cozinhar é mais difícil do que aparenta. Você pagaria para um chefe de cozinha te ajudar com algumas dicas para iniciantes via videoconferência? Pois é exatamente esse tipo de serviço que o Google quer possibilitar ao oficializar o Helpouts.

Inspirada no Hangouts (ou em outros serviços de ajuda via streaming), a ideia aqui é permitir que você entre em contato com experts (ou que seja um) em determinados assuntos por meio de videoconferência para receber aulas, dicas, conselhos e qualquer outro tipo de orientação por meio da plataforma. A principal diferença para os Hangouts é que no Helpouts o expert pode definir se as suas sessões serão gratuitas ou pagas.

Google Helpouts

Para que você possa encontrar facilmente o tipo de especialista que precisa, o serviço está organizado em categorias:

  • Casa e jardim;
  • Computadores e eletrônica;
  • Saúde e aconselhamento;
  • Nutrição e boa forma;
  • Moda e beleza;
  • Arte e música;
  • Cozinha;
  • Educação.

Dá para vislumbrar boas oportunidades de negócio aqui. Cada especialista cria uma página em que descreve seus serviços, suas qualificações e quais materiais os “alunos” irão precisar. Sendo criativo e tratando de assuntos interessantes, as chances de atrair público aumentam bastante.

As videoconferências pagas podem ser tarifadas por minuto ou por sessão. Independente da escolha, o Google ficará com 20% do valor cobrado, o que não deixa de ser justo, convenhamos. As cobranças são feitas via Google Wallet.

O único problema é que o Helpouts, no atual estágio, é um serviço fechado para testes. Se você quiser participar, deve visitar o endereço helpouts.google.com para se cadastrar e aguardar um convite.

Não está claro quão criterioso o Google será na aceitação de experts, mas quem quiser oferecer seus serviços via Helpouts certamente deve se preocupar em fazer uma boa descrição e, claro, falar a verdade: a empresa sabe que qualidade duvidosa pode queimar facilmente o serviço.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados