Início » Celular » Windows Phone é o segundo sistema operacional mais usado na América Latina

Windows Phone é o segundo sistema operacional mais usado na América Latina

Lucas Braga Por

É festa na Microsoft: a gigante de Redmond está comemorando o salto do Windows Phone na América Latina. O sistema operacional das janelas quadradas conseguiu superar o iOS em market share e agora figura em segundo lugar, de acordo com o último relatório do IDC.

Steve Ballmer comemora e mostra a língua pro iOS

Steve Ballmer comemora e mostra a língua pro iOS

Em destaque, o comunicado da Microsoft destaca a superação da plataforma no México, onde o Windows Phone é, pela segunda vez consecutiva, a mais utilizada. Na Colômbia, o Windows Phone está presente em 25,6% do mercado. Entretanto, não houve divulgação de dados precisos para o Brasil, mas a empresa destaca que o sistema é o terceiro mais utilizado por aqui, além de Argentina e Chile.

A Microsoft destaca que manter o Windows Phone em segundo lugar era um desafio que topou ainda no Mobile World Congress, um dos principais eventos de telefonia móvel que aconteceu em fevereiro desse ano. De qualquer forma, é um fato atribuir essa vitória à Nokia: ao menos no Brasil, é bem raro ver smartphones com Windows Phone de outra fabricante.

É importante também considerar que o Windows Phone só alcançou essa posição por ter aparelhos baratos, com ajuda da grande desova de aparelhos antigos. Lumia 520 e Lumia 620 estão fazendo muito sucesso no mercado pelo fato de serem baratos e possuírem uma usabilidade tão fluida quanto a de um aparelho de R$ 2 mil. Isso é difícil de encontrar no Android, em que smartphones de baixo custo normalmente são bem ruins e travam bastante. A parcela de usuários de smartphones high-end do Windows Phone é baixa, de forma que essa categoria ainda está muito longe de competir com Android e os Samsung Galaxy da vida.

Parece que a Microsoft está colhendo os frutos da parceria com a Vivo, mas ainda é preciso se esforçar muito para conquistar de verdade os consumidores: o povo quer Instagram, Candy Crush Saga e outros aplicativos populares que não estão disponíveis na Windows Marketplace. Talvez esses números estimulem os desenvolvedores a portarem seus apps para a plataforma.

A Microsoft não divulgou todos os números do IDC. Estamos tentando contato com a empresa para conseguir o relatório completo. Esse post poderá ser atualizado.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@mos_axz
Depende do uso ué. Tudo que eu preciso num smartphone é que ele faça ligações, sirva pra escutar músicas, pra jogar e pra fazer anotação da universidade. Also, quanto ao APP de Facebook, ele tem Share, o que o torna melhor que qualquer App mobile do facebook que eu já usei...
Rafael Coutinho
Sua ligação é muito importante para nós. Então, por favor, aproveite esses 40 minutos de solo de flauta. -.-
Andre Carvalho
Lucas Braga ""Quarter" significa "trimestre". Vc sabe que 12 (meses) dividido por 4 é igual a 3, certo?
Lucas Marin Cypriano
Show! To pensando em aprender a desenvolver pra ele. Pouco tempo atrás fucei em um 620 e fiquei impressionado com a fluidez do aparelho, windows phone ta de parabéns! Vamos ver se vão se preocupar em lançarem as atualizações do SO pros aparelhos mais antigos, ter que ficar usando IDE antiga e não poder se aproveitar das APIs novas que desanima trabalhar em outra plataforma.
Francisco Marcelo Moreira
A microsoft ta desesperada e a Nokia da a esmola
Francisco Marcelo Moreira
Pra mim isso é mais uma derrota do windows phone . O único lugar em que ele conseguiu pelo menos o 2° lugar foi na America Latina. No resto do mundo ele num chega nem no 3°
Tuco Adinolfi
to mexendo, muiuto lokooo... mas tem uma pá de coisa que eu ainda não sei pra que serve! hehehe
Gerson Polo
Aprendeu a mexer?
Dionísio Giz
"Leia direito"... putz! Como é que a situação poderia ter mudado após o segundo trimestre, se os relatórios do IDC são trimestrais e o terceiro trimestre ainda não acabou? (estamos na metade dele) O que o texto diz é o seguinte: o Windows Phone é segundo lugar no México, na Colômbia e no Peru, e é terceiro lugar na Argentina, Chile e Brasil. Considerando-se a soma dos aparelhos de toda a América Latina, ele é segundo. Não há nenhuma incongruência nesses números; é perfeitamente possível ser segundo num continente mas ser terceiro em alguns países.
Felipe Carvalho
second quarter = segundo trimestre (12 / 4)
Lucas Braga
Leia direito: "In other countries, such as Argentina, Chile and Brazil, Microsoft’s mobile platform has also grown in popularity, ranking third in the second quarter of 2013."" O que ele quis dizer é que, no segundo quarto (?), o WP se encontrava em terceiro lugar e isso mudou.
Tuco Adinolfi
peguei meu 520 hoje e digo uma coisa: É mais rápido que qualquer S3 e iphone 4, e paguei 377,00! Vale cada centavo!
Iris Nascimento
Pode até ser que no meu WP não tem instagram e muitos apps da google, mas ele ganha muito em desempenho em comparação com o Android.
Rafael Machado de Souza
Windows Phone é o 3º sistema operacional de smartphone, bem atras do iOS... se for contar como "sistema operacional movel" então fica atras de muitos outros ainda.
mister_marcelo
O app não avisa sobre o Inbox pq o próprio WP já faz isso, e muito bem, no HUB pessoas. Chega imediatamente, como se fosse um msn. Experimente o FB Beta. É muito bom.
kantaro
Razr D1 manda lembranças.
kantaro
E não seria você um fanboy por discordar de quem concorda que iOS e Android são melhores? Cada um com seu gosto.
Marcelo Oliveira
E é tão bom quanto ou melhor que o oficial em outros SO.
Marcelo Oliveira
Instagram não falta. O 6tag, que recebeu chancela do Instagram, é tão bom quanto ou até melhor que o oficial para outras plataformas.
Marcelo Oliveira
Pedro Câmara Como assim não recebe? Aqui funciona tudo muito bem.
Marcelo Oliveira
Já testou o 6tag, que recebeu chancela do Instagram? É um espetáculo!
Antony Ps
Faltou a tag "PUBLIEDITORIAL" ;-)
Rodrigo Ribeiro
Microsoft, vc tem uma dívida com a Nokia pelo resto da vida! Kkkkkk
Uberdam Andrade Walker
Precisava ilustrar com uma foto dessas? KKKKKKKKKKKKKKK
Edwilson Sousa
Aê galera do Tecnoblog, a matéria no site da Microsoft não diz que o Windows Phone está em segundo lugar no Brasil, e sim em terceiro.. :)
Tiago Braga
Pra ontem meu amigo. Aguardo isso já tem algum tempo.
Allen Franco
Acho justo tambem! eu particularmente não gosto do Android, não por que sou IOSzado, nem iPhone tenho. Mas acho o Android uma ganbiarra so pra funcionar enquanto o Windows Phone mesmo sendo da Microsoft é bem projetado.
João Luiz
Rapaz...
Lúcio Flávio Corrêa
Pedro Castro: Tem aparelhos de menos de R$ 700,00, como o Motorola D3, que rodam com Android perfeitamente.
Fabrício D'Morison S. Marinho
Pow eu tava usando outro App pra instagram, baixei esse 6tag aqui pra olhar e nossa, realmente ta filé, as pessoas tão avaliando com 5 estrelas no market place
Fabrício D'Morison S. Marinho
Matheus, vc esqueceu de citar o Order & Caos, um MMORPG 3D que lembra Lineage 2, bem avançado o jogo! Vale também o Feed Me Oil, viciante e bem feito.
Fabrício D'Morison S. Marinho
Pedro Câmara , desculpa pedro, acabei de trocar de um lumia 800 pra um lumia 920, isto é, sai do windows 7.8 pro windows 8. O Facebook no W7.8 realmente não funciona, natural pois foi uma plataforma abandonada, mas no W8 caralho o app do facebook é perfeeeeeeito, o 4square que já era bom ta bem melhor, fora uma infinidade de Apps novos, parece que eu mudei por completro de sistema operacional do 7.8 pro 8.
Marco Lopes
Pedro Castro 2 mil não senhor, há muitos aparelhos de baixa configuração que rodam e muito bem o Android. Atualmente tenho um Razr I, que é de média configuração e não tenho nenhum problema só elogios tenho a fazer. Mas ainda acho o WP superior, pena que tive um Omnia W, e a Samsung tá pouco se lixando pros usuários WP
Fausto Santos de Souza
Não é o melhor mesmo. Eu tenho Lumia 620 e o Galaxy Tab 7.0 Plus. O FB para Winphone não avisa quando alguém fala com vc pelo InBox e nem atualiza quando vc estava conversando com alguém. Eu tenho que ficar toda hora atualizando ou saindo e entrando na conversa. Em relação as notificações nem todas são mostradas e as que são leva um tempo considerável. No WhatsApp também, ele, algumas vezes só avisa que alguém mandou MSG uns 5 min depois. Quero muito continuar com o Wnphone, mas o SO tem melhorar mais um pouco. Os aplicativos tem que melhorar muito
Bruno Nogueira
Pedro Castro Nexus 4 esta na casa dos R$1000 e é praticamente um top. Razr D3 tem um desempenho relativamente bom pelo preço… Não precisa procurar muito pra achar android com ótimo custo-benefício.
Roger Martins
Só pode ser 1º de abril adiantado hehehe
Roger Martins
categorizar um celular pelos jogos "ta serto"
Edison Bortolin
Historicamente a M$ sempre agiu assim. Só fanboy acredita nesses números. É dessa forma que ela tenta emplacar o irrelevante SO dela.
Sirlana Moreira
Ahhhh uma puta falta de sacanagem do facebook por não desenvolver um apo OFICIAL do instagram e do proprio facebook pra WP. Todas as redes sociais já se encontram no WP de forma OFICIAL, exceto as do google, lógico. Mas creio que em um futuro não mto distante as empresas, veículos de tecnologia, desenvolvedores e pessoas vão pagar a lingua em relação ao Windows Phone e a Indestrutível Nokia, só acho.
Rafael Ribeiro
Henrique Alves é bugado e lento sim, tem um péssimo gerenciamento de memoria ram, trava, vc pode abri as mesma quantidade de app que vc abre num android e travou e vai abri-lo no WP pra vc vê se trava, duvido!
Rafael Coutinho
¨6tag já está disponível e é um cliente oficial do Instagram, usei hoje é só posso dizer que não deixa em NADA a desejar.
arlyssb
Hoje tá sendo um dia difícil na vida dos inimigos do Windows Phone... Primeiro o 6Tag, e agora isso... hahahahaha
André Noia
Eu troquei meu segundo Android (um Samsung Galaxy S2 Lite) por um Lumia 720. É outra coisa. A mudança foi por curiosidade mesmo, mesmo porque adoro o Robô. Para quem veio do Android, eu me senti meio amarrado. Porém, a experiência do Windows Phone é muito gostosa. O estranhamento inicial são os aplicativos. Mas para praticamente tudo existem equivalentes que desempenham o papel tão bem quanto os originais (alguns até melhor). É um sistema que tende a ser muito bem avaliado por quem está chegando no mundo dos smartphones. E chega sendo bem servido, diga-se de passagem.
twi_37577298
só conheço duas pessoas que usam o WP8, uma está feliz com o aparelho e outra não, logo dependerá sempre do que a pessoa quer usar no aparelho ou alguma dificuldade, ou até mesmo um problema do santo dela que não se deu com o santo do WP
Vinicius Kinas
Acho que o Waze pro WP nunca vai sair do beta :-(
Henrique Alves
Pedro Câmara Hahaha exato... pode exaltar o sistema, mas não se exalte xDDD
Raphael Rios Chaia
Não é "oficial", mas que tem o aval e apoio legal do Instagram, ah isso tem. A única exigência que havia sido feita tinha sido mudar o "gram" do final do nome, fora isso, sinal verde pra todo o resto.
Henrique Alves
Pedro Castro Cara, o que mais deixa o android cagado são as imensas modificações que as operadores/fabricantes fazem... quer uma ótima experiencia com android pagando pouco (vizando aqui preços praticados nos EUA pq não comento brasil), pega o nexus 4.... 300$ e tu não vai ter lerdeza alguma...
Bruno Nogueira
Nexus 4 esta na casa dos R$1000 e é praticamente um top. Razr D3 tem um desempenho relativamente bom pelo preço... Não precisa procurar muito pra achar android com ótimo custo-benefício.
Vinicius Kinas
"melhor app mobile de facebook" Não, simplesmente não, hahaha. E sim, eu uso o WP8.
André Luiz Alcântara Reis
O 6tag é oficial agora. O próprio Facebook (dona do Instagram) já deu o aval e o 6tag é o primeiro e o único aplicativo oficial do Instagram no Windows Phone, além de ser de graça. Então, o fato "não tem Instagram", é falso.
fac_713198649
Quem usa smartphone barato não pode fazer comentário? Lumia 520 manda lembranças
Rafael Machado de Souza
busca em outras ferramentas de marketshare. iOS ainda está muito a frente do Windows Phone
Pedro Castro
Henrique Alves Pra ter uma boa experiência com Android é preciso gastar R$ 2 mil? É isso que não entra na minha cabeça, muita gente diz "Se vc reclama do Android mas usa um Galaxy Ace não conta", putz como assim não conta? Por isso que o WP tá se destacando, o sistema roda tão bem num 520 quanto num 920.
Lucas Ribeiro Cavalcante
BUGADO E LENTO. Rapaz....
Henrique Alves
Fico feliz com a noticia pq isso chama desenvolvedores pra plataforma... e ao invez de falar "android eh melhor, IOS eh deus, WP8 vence" eu só penso que com isso quem ganha é o consumidor pq deixa a cena mais competitiva... =P
Henrique Alves
Bugado e lento? Nem vou comentar.... usar galaxy 5 e depois dar opinião do android não conta...
Wellington Gabriel de Borba
Só faço questão do Instagram e do Waze. Acho que a Microsoft precisa dar uma dialogada com a TelMex (Claro) para ela repetir o que a Telefonica (Vivo) tem feito. As duas maiores operadoras do continente vai ser sucesso.
Pedro Câmara
O app do facebook não recebe notificação nenhuma ... menos ai
Yuri Murakami
"o povo quer Instagram" .. ueh, o 6tag tá ai e tem a aprovação do Instagram..
Luiz Ricardo Silveira
Cara, América Latina. Países em desenvolvimento. Nada mais lógico. Tirando o Android, que é primeiro disparado, qual outro SO poderia estar em segundo? iOS com seus Smartphones de 2.4 mil? BlackBerry?
Lukas Gasparotto
Bom, vamos ver no BR, pois só conheço uma pessoa que usa WP hj, e nem é o 8... Agora iOS, são mto mais. Sou, e serei iOS por mto tempo, e uma coisa é certa, que se um dia eu mudar de plataforma, será para o WP... Android é mto bugado e lento...
Raphael Rios Chaia
Sobre jogos... Ontem mesmo a Gameloft já anunciou 15 novos jogos top de linha para WP. A plataforma tá crescendo pessoal - e Candy Crush é febre que logo passa, logo, nem faz falta.
Reinaldo Oliveira Pereira
Creio que, se confirmarem os rumores do lançamento de um Lumia com 2 chips, as vendas, ao menos no Brasil, aumentarão. Eu mesmo achei interessante.
Raphael Rios Chaia
"Parece que a Microsoft está colhendo os frutos da parceria com a Vivo, mas ainda é preciso se esforçar muito para conquistar de verdade os consumidores: o povo quer Instagram". Ei, pessoal, saiu hoje o 6tag, app para Instagram com apoio legal do pessoal do Facebook. Nem isso precisa mais.
Artur Benchimol
Developers Developers Developers Developers Developers Developers come to WP8!!!!
Matheus Oliveira
o WP8 tem Cut the rope, Rayman, Tapatalk e evernote, além do melhor app mobile de facebook(que foi feito pela MS, talvez isso explique). Não tô precisando de mais nada no momento. Por mim podem acabar com o instagram e nunca joguei candy crush (mas pelo que vi, parece um bejeweled generico)
Pedro Castro
Nada mais justo. É o melhor SO mobile que eu já usei, e Nokia é Nokia a qualidade é indiscutível. Só espero que a Microsoft se empenhe mais em difundir a plataforma e invista mais também, pois só a Nokia remando fica difícil.
Carlos Eduardo
Eu já sabia. o sistema em si é muito melhor que IOS e o ANDROID. só fanboy discondam disso.
Edison Bortolin
Até o TB está acreditando nisso? isso é jogada de Marketing... acordem!