Vídeo mostra como o Windows 8.1 vai fazer impressões 3D de forma fácil e indolor

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 1 semana

Ainda é difícil de acreditar que as impressoras 3D serão tão populares quanto as 2D num futuro próximo a ponto de toda casa ou escritório ter uma. Mas a Microsoft espera que isso ocorra, tanto que o Windows 8.1 já virá com suporte a essas impressoras. Para afirmar como é simples imprimir objetos em casa com esse sistema, a empresa fez um vídeo demonstrando, como se fosse um passo a passo.

Além das parcerias com várias empresas de software e hardware para tornar o suporte a 3D uma realidade, a Microsoft aproveitou a estrutura da impressão 2D para isso. Isto é, é como se fosse ela uma extensão da 2D, aproveitando suas vantagens e todo o know-how acumulado.

As etapas são bem simples. Tendo em mãos (ou melhor, na tela; em mãos é no fim do processo) um desenho feito em um software de modelagem 3D, é preciso abri-lo num app de impressão 3D do Windows 8.1. Então, na aba do lado direito, escolher a impressora 3D.

A maior semelhança visual com o processo de impressão 2D surge aí, nos menus de opções: assim como, ao imprimir um documento, é possível escolher qualidade e formato, entre outros, para a 3D também dá para fazer ajustes.

3D-Print-Options-WSA-crop_thumb_69559ADE

Então, é só clicar em Imprimir e aguardar que a peça fique pronta.

Provavelmente a impressão 3D não é, hoje, o motivo pelo qual alguém escolheria o Windows 8.1. Mas, com ela, a Microsoft sai na frente dos outros sistemas operacionais, já que ele é o único, até agora, que sai de fábrica com suporte. Além disso, ganha no quesito padronização com os acordos feitos com as fabricantes. E, a longo prazo, a tendência é que aumente o interesse nessa tecnologia, com desenvolvedores criando mais aplicativos que também tenham suporte a esse formato e, eventualmente, uma diminuição dos preços das máquinas.

Há mais (muito mais) detalhes no post que destrincha todo o processo. Caso alguém queira se aprofundar, o link é este.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados