Criaram uma versão linda e não-oficial de Portal para Nintendo DS

Renata Persicheto
Por
• Atualizado há 5 dias

Que chorem os haters, mas não dá pra negar a importância de Portal no mundo dos jogos. O puzzle da Valve foi lançado em 2007, ganhou uma sequência em 2011 e até hoje continua figurando entre os mais vendidos do Steam.

Todo o fanatismo em torno de Portal acabou rendendo ótimos curtas e artes, além de, claro, servir como inspiração para outros desenvolvedores de games.  Jordan “Smealum” Rabet e “Lobo”, dois aventureiros no mundo dos jogos independentes, por exemplo, construíram uma versão caseira do título para o Nintendo DS, o Aperture Science DS.

aperture-science-portal-nintendo-ds-by-smealum-and-lobo

O jogo é todo inspirado em Portal, mas com um toque da personalidade dos criadores. Sua primeira versão já pode ser baixada aqui, com 14 níveis, um editor de fases e enredo original, mas o desenvolvimento do jogo não para por aí.

Segundo Smealum, há ainda a ideia de inserir na narrativa do jogo o personagem Doug Rattman, de Lab Rat, uma história em quadrinhos da Valve também baseada em Portal: “Nós nunca escreveríamos toda a história de fundo, mas a ideia principal era tê-lo correndo pela Aperture com seu companion cube, lutando contra GLaDOS. Evidentemente o primeiro lançamento não contém nenhuma dessas coisas, mas estou esperançoso de que nós iremos colocar isso lá eventualmente, se estivermos motivados o suficiente”, disse o desenvolvedor.

Como o jogo ainda se encontra em fase inicial, é fácil encontrar bugs e quebrar algumas fases, de acordo com o produtor, que resolveu tomar a decisão de criar a versão para o portátil da Nintendo como um desafio pessoal, graças aos desafios encontrados graças às restrições de desenvolvimento para o console.

O resultado foi um jogo bastante semelhante ao original, mas com um “quê” nostálgico, por causa dos gráficos. Olha só:

Os produtores ainda não têm a ideia de trazer o jogo para outras plataformas, mas seus próximos projetos incluem um provável trabalho para o Oculus Rift. Alguém já pensou em como seria misturar Portal e o dispositivo de realidade virtual? Eu já. E seria fantástico.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Renata Persicheto

Renata Persicheto

Ex-redatora

Renata Persicheto é formada em marketing pela Anhembi Morumbi e trabalhou no Tecnoblog como redatora entre 2013 e 2015. Durante sua passagem, escreveu sobre jogos, inovação e tecnologia. Já fez parte da redação do portal Arena IG e também tem experiência como analista de inteligência de dados.

Canal Exclusivo

Relacionados