Início » Internet » Você pode acelerar o carregamento de vídeos do YouTube desativando o DASH

Você pode acelerar o carregamento de vídeos do YouTube desativando o DASH

Sabe quando você abre um vídeo no YouTube e ele fica travando? Nem sempre é culpa do traffic shaping, pode ser apenas o Dash.

Paulo Higa Por

Você deve ter percebido que o YouTube mudou o método de carregamento dos vídeos e tudo ficou parecendo muito mais lento. Antes, quem tivesse uma conexão lenta podia simplesmente pausar o vídeo e esperar até que o carregamento terminasse para assisti-lo sem enfrentar nenhum travamento. Hoje isso não acontece, porque o YouTube passou a adotar uma tecnologia chamada DASH.

youtube-loading

O DASH, sigla para Dynamic Adaptive Streaming over HTTP, faz com que o YouTube envie o vídeo para o seu computador em vários blocos em vez de simplesmente carregar o vídeo inteiro de uma vez. O próximo bloco é carregado apenas quando você estiver terminando de assistir ao anterior.

Isso é até bom para o usuário em alguns casos, especialmente em conexões 3G com franquia de dados, porque economiza tráfego, mas também pode causar muitas travadinhas indesejadas e impede que você avance ou retroceda para algum ponto do vídeo sem ter que carregá-lo novamente. Mas olha só: é possível desativar o DASH!

A mágica acontece com a extensão YouTube Center, que pode ser baixada nesta página do GitHub para Firefox, Chrome, Opera, Safari e Maxthon. Como ela não está disponível na Chrome Web Store, usuários do Chrome precisam acessar a página chrome://extensions/, arrastar o arquivo *.crx para lá e confirmar a instalação da extensão.

youtube-center-dash-playback

Após instalar a extensão, o YouTube passará a exibir um botão de engrenagem no canto superior direito de todas as páginas, ao lado do seu nome de usuário. Clique no botão, acesse a aba Player e desmarque a caixinha Dash Playback. Pronto!

Se tudo deu certo e você possuir uma conexão rápida, o carregamento de qualquer vídeo no YouTube ficará muito mais rápido que antes; se sua conexão for lenta, apenas pause o vídeo por algum tempo para assisti-lo sem engasgos depois.

Divirta-se.

Com informações: gHacks.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Altair Kusanagi

Galera, aqui está o link das extensões pra se baixar pro Google Chrome

https://chrome.google.com/w...

Altair Kusanagi
Galera, aqui está o link das extensões pra se baixar pro Google Chrome https://chrome.google.com/webstore/category/extensions?hl=pt-BR
Leds
Eu estou passando pelos mesmos erros agora em 2015 com o windows 10 uns fala que são os drives de vídeo ou áudio incompatível com o sistema operacional
Guilherme Lessa
Ta louco, faço teste de conexão da 80mb pra cima, e a merda do youtube não funciona, puta que pariu.
Matheus Pacheco
não aparece a engrenagem no meu. o que fazer?
João Manoel
É problema do cache no seu provedor de internet, não do Google.
Eric Cacciatori Bellini
Todo mundo reclamando de erros. Page perdeu credibilidade comigo.
Carlos José Gomes Domingues
Funcionou perfeitamente !acabou meu problema.Valeu
newstedbass
ótima dica, utilizarei no meu navegador fiescaixa.net
Joaquim Tábata
você pode me ajudar? No meu canal do youtube não ta mostrando o numero de videos que postei atualizado, tenho 29 videos mas só aparece 20. Sempre que posto um vídeo novo o numero não aumenta. Agradeço desde já
Murilo Ramos
pq nao acho mais videos em 1080p????
tiago157rst
tem auguns erros no opera
tiago157rst
valeu cara funciona perfeitamente e tem como mudar o tema e muito mais
Ivan Carlos Mesquita Castro
o meu tb deu isso :(
Ivan Carlos Mesquita Castro
o meu n aparece 480p cara e tb n consigo colocar 480p nem no automatico se alguem souber disso me ajude pf
Exibir mais comentários