Início » Web » Você pode acelerar o carregamento de vídeos do YouTube desativando o DASH

Você pode acelerar o carregamento de vídeos do YouTube desativando o DASH

Sabe quando você abre um vídeo no YouTube e ele fica travando? Nem sempre é culpa do traffic shaping, pode ser apenas o Dash.

Por
5 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Você deve ter percebido que o YouTube mudou o método de carregamento dos vídeos e tudo ficou parecendo muito mais lento. Antes, quem tivesse uma conexão lenta podia simplesmente pausar o vídeo e esperar até que o carregamento terminasse para assisti-lo sem enfrentar nenhum travamento. Hoje isso não acontece, porque o YouTube passou a adotar uma tecnologia chamada DASH.

youtube-loading

O DASH, sigla para Dynamic Adaptive Streaming over HTTP, faz com que o YouTube envie o vídeo para o seu computador em vários blocos em vez de simplesmente carregar o vídeo inteiro de uma vez. O próximo bloco é carregado apenas quando você estiver terminando de assistir ao anterior.

Isso é até bom para o usuário em alguns casos, especialmente em conexões 3G com franquia de dados, porque economiza tráfego, mas também pode causar muitas travadinhas indesejadas e impede que você avance ou retroceda para algum ponto do vídeo sem ter que carregá-lo novamente. Mas olha só: é possível desativar o DASH!

A mágica acontece com a extensão YouTube Center, que pode ser baixada nesta página do GitHub para Firefox, Chrome, Opera, Safari e Maxthon. Como ela não está disponível na Chrome Web Store, usuários do Chrome precisam acessar a página chrome://extensions/, arrastar o arquivo *.crx para lá e confirmar a instalação da extensão.

youtube-center-dash-playback

Após instalar a extensão, o YouTube passará a exibir um botão de engrenagem no canto superior direito de todas as páginas, ao lado do seu nome de usuário. Clique no botão, acesse a aba Player e desmarque a caixinha Dash Playback. Pronto!

Se tudo deu certo e você possuir uma conexão rápida, o carregamento de qualquer vídeo no YouTube ficará muito mais rápido que antes; se sua conexão for lenta, apenas pause o vídeo por algum tempo para assisti-lo sem engasgos depois.

Divirta-se.

Com informações: gHacks.