Início » Computador » Samsung inicia produção em massa de memórias DDR4

Samsung inicia produção em massa de memórias DDR4

Paulo Higa Por

A Samsung anunciou hoje que começou a produção em massa de memórias DDR4, quase um ano após o JEDEC publicar as especificações definitivas do padrão. Mas você não precisa se preocupar com seus velhos módulos DDR3 por enquanto: inicialmente, o DDR4 será usado apenas em servidores.

Os primeiros módulos da Samsung virão com chips DDR4 de 4 gigabits (512 MB) que chegam a transferir até 2.667 Mb/s, um aumento de 25% em relação a um chip DDR3 com o mesmo processo de fabricação, de cerca de 20 nanômetros. Apesar de oferecer mais desempenho, o consumo energético de um chip DDR4 é 30% menor.

Moça, cuidado com a energia estática

Moça, cuidado com a energia estática

A foto acima mostra um módulo DDR4 de nada menos que 32 GB, capaz de trabalhar a uma frequência de 2.133 MHz. No ano passado, a Samsung já mostrou um módulo de 16 GB.

O uso dessas memórias será bem limitado no começo: a Intel espera lançar os processadores Haswell-EX com suporte ao DDR4, voltado para o mercado de servidores, apenas em 2014. O Skylake, com possível fabricação em 14 nanômetros e suporte mainstream ao DDR4, deve chegar só em 2015.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Josimar Win
Na real mesmo, melhor do que gastar dinheiro com essas memórias que serão no mínimo 30% mais caras do que as ddr3 e ter de trocar o pc inteiro para ser adaptado a elas, placa mãe, processador, memoria, outro windows pq o chipset da nova placa será diferente, é trocar o HD por um SSD, ai sim, o SSD dará uma velocidade incrível, melhor do que qualquer memoria e melhor ainda, manterá a sua mesma máquina...
Josimar Win
minhas ddr3 são 2.400 mhz, com 16 gb... dão conta muito bem do recado para qualquer coisa de alto desempenho que eu faço.. essas novas ddr 4 são mais ilusão, pq quem deseja compra-las e já tem um ótimo pc, antes de mais nada terá de saber que terá de comprar nova placa mãe que as suporte juntamente com o processador .. enfim... gasto elevado de dinheiro, para pouca diferença.... sem real necessidade...
Motomagx Noitatsyalp
Luiz Vitor Concordo. Ou será que ela vai entrar vendendo seu "eigh core" sendo que na verdade é um quad? hahahahha.....
Luiz Vitor
Fausto Santos de Souza Eu não sei explicar isso direito, mas quando foi criada a arquitetura PC pela IBM, algumas empresas formaram um grupo e fizeram um acordo para manter um padrão. Algumas empresas saíram do ramo, outras se fundiram e outras foram compradas por empresas maiores, hoje só existem 3 empresas que podem fazer processadores PC, a Intel, a AMD e a VIA. Eu adoraria que a NVIDIA comprasse a VIA, talvez assim ela poderia fazer processadores para PC.
portela.thiago
A galera viaja nos comentários, tem gente torcendo para não pararem de fabricar as DDR3, sendo q este padrão novo pode se tornar acessível às massas só em 2015 - 2016. DDR3, com a possibilidade de chegar em até 32gb, vai atender a demanda por um bom tempo ainda.
Fausto Santos de Souza
Pedir autorização para outra fabricante? Isto não existe!
Luiz Vitor
A Samsung não é licenciada para fazer processadores para PCs e acredito que para ela conseguir essa licença, terá de pedir a quem é atualmente licenciado (Intel, AMD, VIA) uma espécie de autorização.
Wagner De Souza Bonfim
é a chance da samsung entrar no mercado de processadores para PC, criando processadores com as mais diversas tecnologias que ela já domina e compatíveis com essas memórias ddr4, certamente poderia competir com a intel e a amd. ela também pode usar a mesma litografia para fabricar componentes dos proximos smartphones, com isso a Samsung definitivamente deixaria todas no chinelo.
Maurício Rodrigues
Não tenho planos de abandonar meus 16GB DDR 3 1333Mhz tão cedo.
Josué Tds
dependendo do chip da sua memoria, e da sua mobo vc consegue colocá-las em 2.133 MHz, só comprar dissipadores pra elas
Alisson Melo
Vamos lá nem tudo hoje em dia são Gigas. Se eu for evoluir jundo com a tecnologia fico quebrado. É uma boa sim, mas por enquanto fico com minha DDR3.
André Macêdo de Andrade
Eu só espero que eles não parem de produzir logo as DDR3, ainda quero aumentar de 8 Gigas para 16 Gigas no meu Intel core Sandy Bridge, se bem que eu digo para usuario doméstico que nem eu tirando quantidade de ram, não se vê diferença entre Sdram, DDR1, DDR2 e muito menos entre DDR2 E DDR3, o legal é que a capacidade sempre evolui bem, se eu não me engano o maior modulo SDRAM que existe é de 512 Mega, o maior de DDR1 é de 1 Giga, o maior de DDR2 é de 4 Gigas e o Maior de DDR3 deve ser 8 ou 16 Gigas. Falando em Sdram o PC que comentei usa memória Sdram, dois pentes de 256 Mega, eu fico pensando eu achava 512 Mega incrível, hoje não da muito nem pra o básico.
Paulo Canaan
Não estou feliz com meus 4gb ddr2 800, mas fazer o que, feliz ou não é o que eu tenho kkk
Edmilson Junior
E eu aqui feliz com meus 8GB DDR3 1333...
Lucas Sandoval
Paulo Ricardo Guerato Soriano samsung modernissima kkk
Exibir mais comentários