Início » Internet » Coursera tem cursos gratuitos em português de universidades estrangeiras

Coursera tem cursos gratuitos em português de universidades estrangeiras

Por
6 anos atrás

Graças aos esforços de mais de 100 voluntários ligados à Fundação Lemann, a plataforma Coursera passou a oferecer nesta segunda-feira seus primeiros cursos traduzidos totalmente para o português. São eles: Introdução ao Pensamento Matemático e Fundamentos de Estratégia para Negócios. E muito mais deverá vir por aí.

Para quem não conhece, o Coursera é uma dos mais acessados sites de ensino a distância do mundo. Há, atualmente, mais de 400 cursos sobre as mais diversas áreas do conhecimento cadastrados na plataforma, a maioria deles oferecidos por instituições de ensino renomadas, como Universidade de Stanford e Museu Americano de História Natural. E o melhor: todos são gratuitos.

Introdução ao Pensamento Matemático

Introdução ao Pensamento Matemático: agora em português

O Brasil é o terceiro país em quantidade de estudantes no Coursera, apesar de a maioria absoluta dos cursos exigir inglês intermediário ou avançado. Com os trabalhos de tradução, a expectativa é aumentar este número atendendo aos estudantes que não têm conhecimentos suficientes do idioma.

Espera-se que, até o final de 2013, pelo menos 12 cursos da plataforma estejam disponíveis totalmente em português. Quem quiser contribuir encontra orientações sobre como ser um voluntário neste edital publicado pela Fundação Lemann.

Trata-se de uma tarefa que realmente exige esforços de muita gente. Além dos vídeos dos cursos, é necessário passar para o português os materiais adicionais. Para você ter uma ideia, ainda falta traduzir o conteúdo complementar (exercícios, avaliações, entre outros) dos cursos já disponibilizados em nosso idioma.

De modo geral, a meta é bastante ambiciosa: além de cursos traduzidos, a Fundação Lemann tem o desafio de estimular também a inclusão de disciplinas ministradas por instituições de ensino brasileiras no Coursera.

Com informações: WWWhat’s new, Fundação Lemann

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.