Início » Legislação » Empresa que colaborar com espionagem americana poderá ser fechada, ameaça governo

Empresa que colaborar com espionagem americana poderá ser fechada, ameaça governo

Lucas Braga Por

A situação entre o governo do Brasil e dos Estados Unidos não está boa. Após as denúncias de que a Casa Branca estaria espionando Dilma Rousseff e outros membros do alto escalão do governo, a presidente não quer deixar barato e quer que empresas que colaboraram com a espionagem norte-americana tenham suas operações finalizadas.

"Pode ser banco, empresa de telefonia", disse o ministro das Comunicações Paulo Bernardo ao Estadão. Ele afirma que quaisquer empresas que tiverem cooperando com o programa de espionagem dos Estados Unidos poderão ter suas operações cassadas. Isso é um pouco preocupante, especialmente no cenário de telefonia, onde a ausência de qualquer operadora pode significar um certo colapso na operação de outras.

A verdade é que as empresas de telecomunicações podem ser grandes alvos de toda a espionagem. Como a maioria das fibras ópticas submarinas do Brasil liga-se diretamente aos Estados Unidos, é inevitável que diversas informações de brasileiros sejam trafegadas no solo norte-americano. De todos os nossos cabos submarinos, apenas quatro não passam no território estadunidense. De lá, o governo americano pode interceptar os dados sem ninguém saber.

fibras-submarinas

Cabos submarinos que passam no Brasil. Veja o mapa interativo.

Outro desejo do governo é que empresas estrangeiras sejam obrigadas a instalar datacenters no Brasil, a fim de que dados de brasileiros permaneçam aqui e não lá fora. Isso inclui sites como Facebook, Gmail e tantos outros diversos. A proposta seguirá para o marco civil da internet brasileira.

Além dessas medidas, o governo brasileiro propõe o uso de tecnologias mais antigas e defasadas, para evitar espionagem. Para ficar igual aos japoneses, o Planalto propõe utilizar mais fax e telegramas, evitando que dados sensíveis vazem.

Com informações: O Globo

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Arch
Não é temer, é irritar-se pela invasão, tendo coisa errada ou não.
Américo
Desculpe descordar, mas na época do regime militar a matemática de segundo grau iria até limites, derivadas e integrais. Hoje cortaram matemática (faltam professores) e não se ensina nenhum cálculo básico, só aquelas funçõeszinhas sem vergonhas. Um bimestre inteiro vendo o que é função sobrejetora, injetora e bijetora. Ora, que país quer ser bom em tecnologia se não assume que deve ensinar o básico a seu povo? E isso foi abandonado porque como era do regime era ruim. Assim como Hitler teve muitos méritos ao comandar a Alemanha, o regime também teve seus méritos no Brasil. Mas como era o regime jogou-se tudo fora, diferente da Alemanha que tirou as lições boas para se reerguer.
André De Campos Luciano
Bom os medicos cubanos já temos, só falta o regime de lá. Bem vindo a Cuba!
EFG
Mas por que cargas d'agua meus comentários sempre vão parar na moderação?
EFG
Ah... me corrigam se eu estiver errado, mas tenho a ligeira impressão que Fax também é ridiculamente fácil de se "grampear" por não ter criptografia... Já tinha lido artigo sobre isso já em 2006...
Mike Metralha
Primeiro que todo mundo já pelo menos imaginava que o Brasil tem pernas abertas para o Estados Unidos há tempos. Porque só agora a Dilma se doeu? Só porque saiu na mídia internacional e com a moda das manifestações ficaria feio aplicar o "deixa disso". Além do mais, país que não investe em educação também deixa de investir em tecnologia. E não é algo de PT ou PSDB. Educação por aqui virou sucata desde a época do regime militar e pouco se fez pra melhorar. Agora é só esperar.
Host Sites
Cadê os Centros de Certificações? onde está a tecnologia e WPCA/TI também não tem. isso é falta de inteligência para um Governo que briga com e-mails .....
Gustav
Um acessor da Dilma disse que ela não precisava de um celular criptografado. Então, aguenta.
Gustav
Não adinta, nenhum politico sabe o minímo de computação para fazer alguma coisa, o máximo que eles sabe é que o ipad é divertido porque a garota de programa que eles contratam usa um. Ok, não vai da em nada, vamos esquecer muita falcatrua que está acontecendo, e logo depois o governo esquece todo esse esquema de espionagem.
Barzinho Geek
Bas criar um serviço cloud, só que local distribuir servidores do norte ao sul, e guarda os dados entre eles. Isso já existe, a China utiliza esse mesmo "serviço".
Barzinho Geek
E você acha que o Reino Unido, o Japão a China muitos anos a frente do Brasil em Tecnologia, também não foram espionados, Precisa de muito mais que um Telefone anti espionagem pra barrar o Pessoal da NSA.
Barzinho Geek
O Estados Unidos não é o unico pais do mundo que produz semi-condutores, muito pelo contrario. Temos que tirar da cabeça que os EUA é grande em tudo.
Edmilson Junior
Eu não sei se é para rir ou para chorar. Um país que não tem uma empresa de semicondutores querendo cortar relações com os EUA e todas as empresas que colaborarem com eles? HA HA HA
Wellington Gabriel de Borba
Soberanidade? Isso "éxeste"?
Mauricio Feler Mateus
O caseiro Francenildo manda lembranças, Dilma!
Vinícius
Hahaha, assim como vargas fez ao implantar a ditadura no Brasil com a desculpa que os comunistas queriam tomar o poder!
Vinícius
NÃO!
Vinícius
Cara, engasgando de rir aqui!
Charles Ortiz Bach
quem faz coisa errada teme
Gilberto Nunes
Já estava na hora de bater o pau na mesa e mostrar quem manda nessa porra! embora creio que não adiante de nada, mas pelo menos tem que mostrar soberania.
Romolo Van Halen
Como você vai querer que uma empresa de tecnologia tenha os dados no Brasil, e dai os dados são replicados de toda forma, os bancos são integrados. Meu medo é usar esse escandalo para tirar a liberdade da nossa Internet. Reclamam que os EUA usam o papo de terrorismo para espionar e querem usar o papo da espionagem para tirar a liberdade dos Brasileiros
Alberto Prado
O exército tem um plano muito bom contra espionagem há muito tempo. O que não tem é verba pra executar e vontade política para apoiá-los. E olha que estamos falando de uma das poucas instituições que usa bem o pouco dinheiro que recebe. O que acontece que o todo mundo pensa que se preocupar com segurança em um país pacífico como brasil é coisa de lunático. Esta aí o resultado.
Bucabala
kkkkkk
Jefferson Rayol
Fecha a Coca-Cola. HAhahahaha, vai fazer um favor para muita gente.
Dante Marinho
Vai dar em nada, tarde D+ pra isso
Vitor
Tô sentindo que vai rolar uma guerra. Brasil vs. EUA. Muita loucura!
Cibele Bastos
É o piti seletivo do governo diuma. #piada
Américo
Deixa eu ver se eu entendi... Pra vc a Dilma tem mais é que colocar o pinto na mesa, confere?
Rodrigo Melo Meireles
As empresas que prestam serviços para o governo na Area de Segurança, gestao de riscos em TI devem estar todas com o c....na mao. Muito dinheiro jogado fora, com solucoes bestas...Pergunta se qualquer uma dessas empresa adotou o ECC com certificado entre tunneis? Porra nenhuma...
qgustavor
Já migrei parte do funcionamento do meu site para servidores brasileiros, se acontecer alguma guerra só falta passar o resto. PS: o servidor que estou usando não suporta o resto, ou eu reescrevo o site em outra linguagem ou arrumo outro, brasileiro, claro. Mas, enfim, guerra!
Alex Oliveira
Finalmente alguém colocou o pinto na mesa e assumiu a bronca, isso aí, isso é mostrar soberanidade!
Michelle Rocha
Dilma tá mal assessorada no campo de tecnologia!!! Cadê os celulares anti espionagem !?
Gabriel Menossi Suriano
Pelo que eu tinha entendido, eles querem que os dados só fiquem no Brasil, se tiver um mirror, ele deve ser aqui
Paulo Guarnier De Mitri
PIADA! Só vão fechar empresas de fachada e nenhuma empresa dá tanto mole pra governo das terras tupiniquins...
Gabriel Menossi Suriano
Guerra!!!
Silvio Ney
Como assim os dados fiquem aqui? Os dados são replicados em todos os bancos.
Paulo Adriano Thomaz Marcelino
Vou abrir uma loja especializada em Fax!
Mapuche Vieira
É a "inteligentsia" petista a serviço da nação! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...