Início » Celular » Em busca do aparelho perfeito

Em busca do aparelho perfeito

Thiago Mobilon Por

Olá! Comecei com um Rokr E1, depois fui para o N90, depois Black Safira, depois o N80, e atualmente tenho um QTEK 9100. Como você pode perceber, já passei por vários hardwares e plataformas. A conclusão que cheguei foi: com o QTEK, mesmo com wi-fi e o teclado QWERTY, eu raramente utilizei as funções de e-mail, word e excel, pois tenho um notebook.

Nos meus prós e contras, as funções multimídia são essenciais, como mp3 player bom, câmera boa e também um bluetooth a2dp.

Recentemente, comecei a querer trocar o meu aparelho. Quero ir para um próximo level. A experiência que tive com os Nokias foi muito boa, mas acho que vou sentir falta da tela touch.

A minha dúvida reside entre N95, N81, Viewty (ele é tão ruim assim?), ou ainda o Tytn II. O que você acha? Concordamos que achar o aparelho ideal é dificil, mas qual o seu parecer?
- Andreas Schin

Andreas, pelo que vejo, você já tem uma boa experiência com celulares. Você diz que quer ir para um próximo level, mas nos quesitos multimídias da coisa, é isso?

Considerando que você usa um aparelho com Windows Mobile, vai estranhar bastante se regredir para um celular multimídia. Principalmente porquê PDA-Phone com câmera boa, é algo que ainda não existe no mercado brasileiro.

Se achar um PDA-Phone com câmera boa é um problema, já com MP3 é o contrário. A partir do momento que estes rodam sistemas operacionais, você pode usar o software que preferir. Além do mais, é difícil um aparelho desses que não possua um fone de ouvido decente.

Assim, a briga aqui será entre duas categorias: PDA Phones ou telefones multimídias?

Se optar pela primeira opção, um HTC TyTn II, ou mesmo o quase-batidinho Touch já são uma grande evolução do seu Tijo-Phone A9100. Ambos vem com Windows Mobile 6.0, e a interface TouchFlo da HTC. Uma boa evolução, não?

Como ainda estou a espera de um aparelho mais completo, a minha opinião é: vá de HTC Touch. Ele vence no quesito custo x benefício, e por ser mais barato, o seu arrependimento vai ser menor quando lançarem um aparelho melhor daqui um mês.

A intenção é que ele funcione como um (excelente) quebra galho, até que o tão esperado (mega-phoda-master) aparelho seja finalmente apresentado. Você só corre o risco de estranhar a falta de um teclado físico, já que o seu Qtek A9100 o possui.

Já se você tiver certeza que um celular multimídia irá suprir sua carência tecnológica, mesmo depois de ter usado um PDA-Phone, as suas opções são muitas! N95 é o preferido da maioria, e não é por menos. Ele possui a câmera de 5mp que você almeja, e de quebra, roda um (semi) sistema operacional.

Logo, se for para pegar um N95 só pela câmera e funções multimídias, é melhor pegar o K850i da Sony Ericsson. A principal diferença entre os dois é o sistema operacional, e a resolução de vídeo máxima: 640x480px no N95, contra 320x240px do K850i.

Para compensar este ponto negativo, o Sony Ericsson possui a vantagem de ter um acelerômetro, que rotaciona a foto na tela automaticamente, de acordo com a posição do celular. Ele também possui 2 flashes, sendo um led que se acende continuamente para filmagens, e um xenon para fotografias.

Enfim, espero não ter lhe deixado com mais dúvidas ainda. A minha intenção aqui, é fazer com que você compre um aparelho muito bom, mas de nível intermediário. Deste jeito você continua com uma tecnologia top de linha, e guarda uns trocados para investir no aparelho perfeito que todos estamos esperando.

Espero que meus leitores também indiquem os modelos que acharem mais interessantes.

Imagem via: Area 95

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hideki
e ai galera! fiquei com receio de comprar pelos comentarios aqui mas mesmo assim resolvi arriscar e minha irma trouxe um viewty de fora, mas o KU990 que tem uma segunda camera e é 3G. estou gostando, o som não achei ruim e quanto a camera, camera de celular não é camera digital, mesmo de 5 mega, entao a dele quebra o galho. alguns deslizes na funcao de touch mas nada gritante como eu vi no video do tiago.por US$ 435 com cartao de 2gb que comprei a parte, ja com impostos, esta muito bom pra mim! mas aqui, o preço é de dar nojo! R$ 750,00 valeu a pena!
Thiago Mobilon
@Sergio Clemente: O Kaiser é exatamente o TyTn II. Uma excelente opção!
Sergio Clemente
Estou sem tempo de ler todos os comments.... but...

O Kaiser é a melhor opção.

Seria +/- como um N95 porém com touch e QWERT.
A qualidade da Câmera é muito boa.. e o S.O. não é de se jogar fora.
O problema dos processadores lentos da linha da HTC parece ter sido resolvido no Kaiser.

Recomendo ele.


FALOW !
Thiago Mobilon
@Guilherme: É o LG Genius, porém na versão brasileira, também retiraram o 3G. Lamentável..
Guilherme
olhaaaa...a LG tem celulares com windows mobile...

http://cti-miami.com/products/lg-ks20.html

mas qdo eles colokam algo bom..tiram de outro..

camera de 2 mp apenas...=/..

realmente LG..só serve pra faze tv
Guilherme
A menos mal..pelo menos agora estou tranquilo que não fiz uma má escolha.. = )

tem o HTC Diamond lá sim..muito show tbm..porem... U$$704,00 não cabem no meu pequeno bolso ainda..e pra compra la fora tem q c à vista =/..

Faloowww..

vlwss aih pela consultoria
abraasss
Thiago Mobilon
@Guilherme: Acho que é a melhor escolha mesmo. Mas tem muito celular bonito e bom. O P1i não é exatamente um exemplo de design, mas já que prefere touchscreen com câmera boa, é uma ótima escolha.

Se estiver afim de esperar mais um pouco, tem o HTC Diamond. É um super lançamento da HTC, lindo, touchscreen, Windows Mobile, e Câmera de 3.2mp. Só não se já é possível encontrar ele lá fora, e por qual valor.

@hospedagem de sites: Opa, muito obrigado!

@Hideki: Fala para ela trazer logo um iPhone então. O design é super bacana, é touch, e é um dos melhores MP3 Players. Só que aí você terá que mandar desbloquear depois.
hospedagem de sites
boa noite, tenho um único comentário a fazer::::: estou no seu blog a quase 1/2 hora e achei assuntos por mim nunca lidos antes, até mais!!!
Hideki
nosss cara, que chato, gostei mto do viewty mas pelo que vi no seu video, o celular falha tda hora no touch...mas ele é pessimo mesmo? não da nem pra curtir um poko de som nem nada? pq minha irma vai trazer pra mim por um preco mto bom e eu uso celular só pra falar mesmo, nao vou precisar de muita coisa nao, só kero um design bacana e um mp3 player...
Guilherme
e esse é o prox carro chefe da nokia

http://cti-miami.com/products/nokia-n96.html
Guilherme
Pourra...esse samsung eh feeera....

Mas com ctza vai vir caro..mesmo em dólares...e num tem em nenhum site pra venda...pelo menos nao axei..

e thiago qto a questão grande e desajeitado....essa era minha duvida...o bonito que não funciona ou o feio que eh muito bom!

axo q mesmo assim irei ficar com o feio muito bom..não da pra desperdiçar wi-fi..3mp...sony ericsson(uma marca que SABE fazer CELULARES, não aquelas que fazem tudo,tv de plasma,impressora e etc..)e por U$$327 oq dá mais ou menos 540 reais
Thiago Mobilon
@Guilherme: Desculpe, eu não tinha visto que ele usava Symbian. Achei que fosse o sistema padrão da Sony Ericsson.

Neste caso a coisa muda de patamar, mas ainda tenho a impressão que o aparelho é meio grande e desajeitado. Questão de gosto acho!

@Tonobohn: Acabei de responder no Twitter essa, mas vai aqui de novo:

"Caralho! Processador de 624MHZ! Mas essa bateria de 1440mAh não deve durar quase nada com esse processador."

Só espero que a precisão do display touchscreen, seja tão boa quanto é nos HTC, e bem superior ao da Motorola e LG (que são horríveis)
Tonobohn
E esse meninão aqui, hein?

http://www.gsmarena.com/samsung_i900_omnia-2422.php

3g, 5MP, WM, 16G...
Guilherme
O Symbian OS é fechado????isso realmente me impressiona..

falando nisso o unico sistema aberto é o do linux e windows mobile???
Thiago Mobilon
@Guilherme: Foda do Sony Ericsson, é que ele usa um sistema próprio. Touchscreen em um aparelho com sistema fechado, serve apenas como uma firula inútil.

Se for para pegar um touchscreen, vai logo de HTC. Mas aí esquece câmera igual a dos Nokias. ;)
Thiago Mobilon
@Andreas: Resta saber se a qualidade do sensor e a marca (que nunca ouvi falar) são bons.
Guilherme
Então, vi suas sugestões..bonitos mesmoo..

BUT..
to com a mesma febre de touchscreen do amigo la em cima..sahuasuhsa..
por isso havia escolhido o Sony Ericsson P1i...no link q eu coloquei no post anterior mostra todas as especificações dele, axei bem legal..3.0 mp camera,teclado QWERTY, wi-fi, e TOUCHSCREEN..rsrs..

porem caso vc saiba de algum defeito desse aparelho me avise....

até maais
abraass
Andreas
Thiago ...


será que a busca acabou? A Eten acaba de anunciar o primeiro celular c/ WM, com camera de 5mp, conforme o gsmarena.com (http://www.gsmarena.com/eten_unveils_dual_sim_pocketpc_gigabyte_shoots_5_megapixels-news-518.php)

"The other new handset, the Gigabyte GSmart MS820 is the first Windows Mobile device with a built-in 5 megapixel autofocus camera. But besides that, the GSmart MS820 is a capable device in all respects as it also flaunts a VGA display, a fast Intel 520MHz CPU, 128 MB RAM and 256 MB ROM, HSDPA, Wi-Fi and GPS, Bluetooth plus a microSD card slot. The MS820 also manages to impress with the fact that it has packed that feature load within a waistline of only 14.1 mm."

Só acho que vai demorar a chegar em nossas mãos (fora o preço!!!)


Abraço!
Thiago Mobilon
@Guilherme: Eu recebi seu email, rapaz! Tardo mas não falho. hehehe

Eu não estou por dentro do valor dos aparelhos lá fora, mas vou me basear na faixa nacional.

Minha opinião é: fuja de LG. Eu lhe indico o Sony Ericsson K850i, e o Nokia N82. São aparelhos muito bonitos, e bem superiores em funcionalidades!

Abraços
Guilherme
OBS:O nome da sessão é entre em contato.. =P
Guilherme
Thiagoow...

Te dexei um recado la na sessão fale conosco mas axo q vc não recebeu...enfim

Gostei muito do design dos cels da LG, porem as reclamações e defeitos são muitos...queria um cel bonito, touchscreen e com bons aplicativos multimidia...
minha namorada esta nos estados unidos e vai me trazer um..minha faixa de preço vai ate U$$400...ql vc recomenda??

P.S:Achei o Sony Ericsson P1i muito bom,um belo smartphone, mas para bater o mertelo, gostaria de uma opinião.
http://cti-miami.com/products/sony-ericsson-p1.html

Abraçosss..
Thiago Mobilon
@Tonobohn: Entre outras coisas, é bem por aí mesmo hehehe

@Hideki: Eu tenho um Viewty, e estou me desfazendo. Para mais informações sobre o aparelho, leia este artigo.
Hideki
nosss....voltando aqui no blog,resolvi ler as respostas a esse post e ouvi o andreas falando q o lg viewty não é bom...vi ele no site e falei pra minha irma trazer pra mim de fora...então não compensa: é muito ruim assim? achei legal e com camera boa....
Tonobohn
Mobilon,

Como eu disse nesse artigo aqui, pra mim, o phone perfeito seria um iPhone 3g com câmera do Nokia n95 hehe

Abraço
icommercepage
Achei a discussão bastante esclarecedora e produtiva, quando quiser comprar um celular já sei onde procurar, tecnoblog.
Thiago Mobilon
@Hideki: Obrigado!

@Andreas: Fuja do Viewty, não vale nem um pouco a pena.

A câmera dele tem 5mp, mas as fotos saem cheias de aberração cromática. O vídeo idem.

Como MP3 player ele é ridículo: som baixo, e com qualidade de "lata batendo".

A precisão do touchscreen dele também é ridícula. Encontrar um contato na agenda é tarefa que exige paciência. Se estiver em um ônibus, ou na rua então, esquece.

O flash Xenon de noite também quase não faz diferença, é muito pequeno e fraco.

Pelo preço dele você compra um K850i, um Nokia N82 ou um HTC Touch. Dos três, os dois primeiros são 3G, e o último é touchscreen com Windows Mobile.

Ps: Precisando é só gritar ;)
Andreas
Bom, galera, pelo que vi o post gerou bastante discussão (positiva).

Eu sei que a dúvida é recorrente e as opiniões diferem. Só gostaria de fazer alguns adendos.

QTEK 9100: eu uso wm 6.0 nele e também um programa para subir o clock do aparelho. Ele roda a 273mhz e faz uma diferença na hora de executar os programas. Acho muito melhor o so, mas confesso que não acho de todo útil muitas funcionalidades extras como editor de textos e planilhas. Haja paciência pra escrever muita coisa. O próprio WMP deixa um pouco a desejar, ainda mais para executar vídeos. Não sei se no Touch isso já foi fixado.

Multimidia: com o N80 e N90 que tive sempre consegui achar softwares que suprissem algumas deficiencias do aparelho. Ainda pq hj em dia vc acha qualquer programa shareware/trial com crack na internet.

Eu vejo que os principais pontos positivos dos pdas são, na maioria das vezes, subutilizados. Por outro lado, os pontos positivos dos multimidias são bem mais procurados e usados de fato (camera potente, flash, grava videos de qualidade, mp3). O único ponto negativo é a ausencia do touchscreen pra quem já o utilizou.

Logo, foi por isso que eu pensei no viewty. Ele, em tese, agrega tudo dos multimidias e ainda por cima, o touchscreen! Tem uma camera boa (não é otima, mas nao ruim), flash xenon, grava videos em alta resolução e a um nivel de fps elevado. Além disso fica abaixo dos outros em termos de preço.

Estou equivocado.

Ps: Thiago, valeu pelo help ae!!!
Hideki
e ai thiago...procurando noticias sobre ipod, acabei caindo aqui no seu blog, que aliás é muito show, bem organizado e limpo...continue com seu bom trabalho...se der depois de uma passada no meu blog sobre noticias de carros! grande abraco!
hideki
Rodrigo Reis
@Rodrigo P. Ghedin: Xará... vc tem/conhece algum player de Divx, XviD free ? eu não achei nenhum que não fosse pago :S

@Thiago Mobilon: Tambem não to defendendo o N95. Pelo preço dele dá para pegar um Smartphone muito mais foda.
Thiago Mobilon
@Rodrigo P. Ghedin: Aí está uma grande surpresa! Sério que prefere o N95 ao Touch? Eu iria de Windows Mobile sem pensa 2 vezes! hahaha

Quanto ao processador, 200mhz é realmente bem fraco, huh? Como nunca testei a fundo, não posso falar com muita propriedade, mas a Bia Kunze usava até um tempo atrás o Touch, e inclusive comprou um cartão de 4GB para caber mais músicas e podcasts.
Rodrigo P. Ghedin
Ah cara, até agora achei tudo quanto é programa que precisei para Symbian: cliente FTP, screenshots, editor de textos, cliente Twitter, messenger, jogos (d'oh! :D), softwares da Google... O Symbian está bastante maduro.

O N95 (sem ser o 8GB) está saindo quase a mesma coisa, em termos financeiros, que o HTC Touch. Entre os dois, sou bem mais o da Nokia, inclusive se formos levar em conta apenas a experiência multimídia - tela maior e processador mais veloz bastam. O Touch só leva vantagem no touchscreen...

[]'s!
Thiago Mobilon
Pessoal, no geral eu dei preferência ao Sony Ericsson, mas é pela relação custo benefício. Pelo valor do N95 dá para comprar logo um HTC com Windows Mobile 6, entenderam?

@Rodrigo Reis: Valeu pela informação, vou adicionar no texto! Aliás, acho que todo mundo está com esta febre de touchcreen, não? hehehe

@Rodrigo P. Ghedin: Eu não quis dizer que o N95 é só um celular multimídia, acho que me expressei mal..

O Symbian é um sistema bom, e é bem melhor do que qualquer firmware, ou o Linux da Motorola. Mas em minhas experiências, achei que ele ficou devendo um pouco para poder ser chamado de "Sistema Operacional". Deve ser questão de gosto, mas na versão atual, eu ainda o chamo de sistema operacional wannabe. :P

Ah, foi muito bom você ter citado a câmera. Lembro de ver um comparativo (na época) entre o K800i e o N73, e o Nokia ganhava de lavada. Cores muito mais vivas, e detalhes mais nítidos. Vou até adicionar o link no artigo, se não se importar.

@Joares Miranda: Concordo com você em tudo o que disse. Minha intenção não foi desmerecer o N95, mas sim indicar um aparelho mais barato que suprisse as necessidades multimídia dele, enquanto aguardamos o lançamento de um PDA Phone mais completo. :)

Obrigado a todos pelos comentários!

Abraços
Joares Miranda
Mas... o N95 tem o RotateMe... que usa a função do acelerômetro para rodar a tela tbm...

Tenho um n95... e posso garantir q é um celular muito massa!!!

Qualidade de ligação perfeita, funções muito robustas, multimídia espetacular, menu simples... to muito satisfeito com ele... muito mesmo... recomendo...

O áudio externo é muito bom... eu por exemplo, que to sem som no carro, utilizo ele para ouvir minhas mp3, e o som com 70% já supre muito bem...
Rodrigo P. Ghedin
Pô, Mobilon, meu N82 ficou ofendido ao ser chamado de "celular multimídia", o Symbian também, ao ser chamado de "quase-sistema operacional" :P. O Symbian é um sistema completo, não fica devendo em nada para os demais - só o touchscreen...

Não recomendo o HTC Touch se ele quer multimídia, já que o processador deste smartphone é muito fraco - 200 MHz. Recomendo um Nokia mesmo, N95 ou N82, este último principalmente por causa do flash de xenônio e acelerômetro automático.

Sony Ericsson? Este sim é celular multimídia. Se quiser regredir, go ahead. Sem falar que a câmera, principal chamariz da linha K, da Sony Ericsson, perde para a câmera do N95/N82 (comparativo).

[]'s!
Rodrigo Reis
Thiagão. Eu to com um N95 para testar, e estou gostando dele, tenho alguns pontos a citar aqui:

O N95 tem acelerômetro também, e ele rotaciona as fotos automagicamente, desde que, se instale um programa para isso.

O Symbian OS é bom, apesar de terem fechado o opensigned.

Mas, eu estou com febre por touchscreen, vira e mexe enfio o dedão na tela do N95.