Início » Computador » Seagate apresenta HD para tablets Android com 500 GB e 5 mm de espessura

Seagate apresenta HD para tablets Android com 500 GB e 5 mm de espessura

Por
6 anos atrás

Uma das características dos tablets que não raramente frustram o usuário é a sua limitada capacidade de armazenamento. Não dá pra fazer milagre: ou é isso ou deixar o dispositivo muito mais caro. Vendo aí uma oportunidade, a Seagate iniciou a semana anunciando um finíssimo HD de 500 GB desenvolvido para tablets, especialmente os que são baseados em Android: o Ultra Mobile HDD.

Ele é finíssimo mesmo, tendo apenas 5 milímetros de espessura (e 6,9 centímetros de largura). Suas demais especificações incluem cache de 16 MB, interface SATA de 6 Gb/s, consumo de 1,7 W (bem próximo de vários SSDs), velocidade de transferência de dados de até 600 MB/s e giros do disco a 5.400 RPM.

Ultra Mobile HDD

Esse aí é o Ultra Mobile HDD, da Seagate

Como se trata de um HD pensado para tablets Android, a Seagate tomou o cuidado de não só incluir recursos para adequar o seu uso neste tipo de dispositivo, como também compatibilizá-lo com a plataforma. Um deles é um sensor de “gravidade zero”, capaz de identificar em até 60 milissegundos quando o tablet está caindo e “travar” a cabeça de leitura e gravação para diminuir as chances de danos.

Outro recurso é um sensor giroscópico capaz de adaptar o trabalho da unidade aos movimentos do tablet, afinal, na maioria das vezes o usuário não apoia este tipo de dispositivo em uma superfície fixa para utilizá-lo.

O Ultra Mobile HDD foi desenvolvido para tablets, mas o HD também pode ser uma alternativa interessante para um upgrade em seu laptop, certo? Certo, só que muito dificilmente você poderá comprá-lo isoladamente: a princípio, a Seagate irá disponibilizá-lo apenas para fabricantes de dispositivos móveis.

Convencê-los é que vai ser uma tarefa difícil: mesmo sendo fininho e tendo vantagem no preço por gigabyte em relação aos chips Flash, pode ser um desafio colocar um dispositivo de 5 mm x 69 mm em um tablet, incluir uma interface SATA no dispositivo, dimensionar bem a emissão de calor e assim por diante.

Mais sobre: , , ,