Todo Mac tem agora o selo EPEAT Gold (categoria “ouro” da Ferramenta de Avaliação Ambiental de Produtos Eletrônicos)

A Apple e o Greenpeace nem sempre foram melhores amigos, mas de uns tempos pra cá a Apple tem se mostrado obcecada por tornar seus produtos o mais “verdes” possíveis. Foi em reconhecimento aos resultados da empresa em reduzir a poluição ambiental que o Greenpeace concedeu uma grande estrela dourada em cada uma das categorias que participam do ranking(que contém também outras empresas): computadores desktop, laptops, celulares e monitores. O Greenpeace comunicou:

“A Apple está liderando em termos de eliminação de PVC tóxico e BFRs de todos seus novos produtos, com os novos iMacs e MacBooks sendo os primeiros PCs completamente livres de PVC e BFR.”

(Nota do Redator: BFRs são retardantes de chamas bromados, que podem ser nocivos a humanos e animais, e são comumente encontrados em eletrônicos.)

É claro que os esforços da Apple em “ser verde” não são motivados apenas por um bom coração e a presença de Al Gore no conselho administrativo da empresa. As regulamentações ambientais estão cada vez mais severas, principalmente na Europa, onde produtos contendo diversos compostos químicos (como os BFRs por exemplo) já são banidos ou controlados.

Ainda assim, qualquer que seja sua motivação, a Apple está realmente comprometida com o meio ambiente, e outro resultado disso é sua melhor posição em outro ranking do Greenpeace, o Guia para Eletrônicos Mais Verdes, onde a Apple subiu seis posições desde julho de 2009 e agora é a quinta empresa mais verde entre as 18 analisadas. Ela só não foi melhor porque perdeu pontos por não fornecer informações públicas em alguns aspectos, como seus planos futuros para eliminação de certos compostos químicos. Mas pra quem conhece um pouquinho da Apple, esse segredo todo não é nenhuma novidade. 😉 [Ars Technica]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Canal Exclusivo

Relacionados