Início » Brasil » Mensageria Digital é o nome do “Gmail nacional”

Mensageria Digital é o nome do “Gmail nacional”

Correios estudam mostrar publicidade para arcar com os custos do serviço

Avatar Por

Depois de alguma insistência do governo federal, os Correios estão trabalhando naquilo que vem sendo chamado de "Gmail nacional". A ferramenta que, em tese, permitirá proteger os interesses brasileiros da espionagem internacional, chama-se Mensageria Digital e deve entrar em funcionamento ainda no primeiro semestre do ano que vem, segundo informações do blog Tecneira. Os funcionários dos Correios cogitam exibir publicidade para financiar os custos do projeto.

Agente dos Correios

Ainda são poucos os detalhes que temos sobre a Mensageria Digital. O plano de negócios, por exemplo, ainda não está pronto. Embora haja uma ordem expressa do Ministério das Comunicação para que o produto seja feito com especial atenção à privacidade dos usuários, os Correios cogitam a possibilidade de exibir anúncios. É dessa forma que o Google financia o Gmail: lendo o conteúdo das mensagens para oferecer propaganda contextual na lateral da mensagem. Os Correios também falam em parcerias com outras empresas para cobrir os custos do serviço, mas ao menos por ora não está claro o que isso quer dizer.

Outro ponto importante: a certificação digital. O serviço de email funcionaria, por padrão, com uma tecnologia capaz de confirmar a identidade do remetente. Como a gente bem sabe, esse tipo de recurso costuma custar bem caro – e oferecido com protocolos de empresas multinacionais. Os Correios disseram que está em estudo a criação de outro produto, sob guarda-chuva da Mensageria Digital, sem o componente de certificação digital.

A Mensageria Digital faz parte da divisão do Correio Digital. Recentemente eles lançaram um serviço de impressão remota que permite às empresas mandarem imprimir documentos em grandes cidades, em impressoras dos Correios, para que a subsequente entrega seja mais rápida. O serviço não se destina a usuários comuns, mas sim aos órgãos do governo que enviam uma grande quantidade de correspondências. A divisão possui 60 funcionários e está alocada em Brasília.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jose Octavio Tasos
http://www.mensageiradigital.com.br/ Interessante !
Jose Octavio Tasos
http://www.mensageiradigital.com.br/
Jose Octavio Tasos
FALSO > oficial é http://www.mensageiradigital.com.br/
Jose Octavio Tasos
Veja como é... 1 nao depois...o http://www.mensageiradigital.com.br/ ainda existe e funciona....o .com já era... porpurinou! hahaha... vai chorar na cama que é lugar quente
GabrielSB
Esse site copiou o http://mensageriadigital.com, mas com o intuito de injetar anúncios do Google. Que vergonha.
Jose Octavio Tasos
haha legal que já tem site "funcionando"..... http://www.mensageiradigital.com.br/
Raylan Fernandes
E quando os correios entrarem de greve o email vai parar também né? kkkkk
Raylan Fernandes
Acho que você está vendo o futuro hahahaha, é bem isso mesmo que vai acontecer
Ana Paula Santos Saban
Os anexos chegarão danificados, pois eles não entregarão as mensagens e sim jogarão elas na sua caixa postal.
maxikd
usando isso até meus e-mails chegarão com atraso xD
drinxtec
Só pelo nome merece falhar miseravelmente!
GabrielSB
Agora é oficial! Mensageria Digital: http://mensageriadigital.com kkk
Rodrigo Reis
Do jeito que os correios são, meus emails chegarão com bits danificados por mals tratos, sem contar o atraazo na entrega de emails internacionais :p
mlhz
sendo do governo não vou usar, nem que me paguem. Tudo que o governo Brasileiro faz é porcaria. Além do mais ainda podem vender seus dados para o serasa como fizeram com o título de eleitor.
rafaholanda
que nome lixo
Tiago Gabriel
Espero que dê certo e que seja bem feito.
Everson Andrade
O cara que escolheu esse nome não deve desejar o sucesso do serviço
Rafael Roland
Por que os Correios não focam em entregar correspondência num tempo menor e melhorar o serviço de Sedex tb!? Foca no que é importante!!!
Edson Copque
Correios? E-mail? Isso é sério? Já não basta a incompetência desta organização e imagine com minhas mensagens particulares... Bem, caiu no inferno e é obrigado à abraçar o capeta? Então abrace o capeta preparado e "equilibrista". Porque o outro capetinha mirim, aquele das terras tupiniquins, vão fazer um enorme estrago pela sua incompetência! Deixa como está até uma solução eficaz!
Cairo Jose
O nome é Mensageria Digital, mas apelidaram de 'Gmail nacional'
Wellson Almeida
Já começou errado só pelo nome cópia do Google, se não tem criatividade nem para escolhe o nome imagine o serviço. Que Deus abençoe que preste e tenha êxito.
Diogo Ramos Gutierre
É estou vendo que a maioria entrou nesta moda de zoar os próprios serviços com seus preconceitos. Na verdade esta atitude não ajuda em nada, só atrapalha. Mas vamos esperar para ver.
Diogo Ramos Gutierre
A ideia esta meio torta. Este serviço deveria ser criado e usado pelo governo. Acredito que cidadões normais não estão tão preocupados como o governo. Acho inclusive que abrir ao público pode dificultar a segurança e a privacidade.
@
Usar email nacional pra que? Pro governo depois resolver vender nossos emails pro SERASA?
Marcio Cunha
Enquanto só reclamarmos que a "grama do vizinho" é mais verde .. nada irá mudar. Principalmente dando vantagens a um pais estrangeiro que só tem interesse economico. ( a Africa esta lotada de atrocidades e Lideres ditadores, e os usa não estão nem ai. Eles só agem quando pode ter algum beneficio. Então não tenho como concordar em que ser espionado por um orgão Americano seja melhor do que por um Nacional. O NOSSO erro esta em não termos entidades democraticas Fortes o bastante para brigar por nossos direitos. MAs isso Só e unicamente será mudado quando passarmos a exigir nossos direitos. A obrigação e o dever de fazer com que algo melhore é única e exclusivamente NOSSA>
Pedro Henrique
A NSA não quebrou protocolos de segurança amigo, eles tem bypass só isso, usam do poder político para isso.
danimaiochi
ah, eu curto mandar e-mail pelo gmail pq vai quase que instantâneo.. mandar e-mail pra alguém e esperar uma semana pra ir de SC a SP é foda..
Alessandro Lima
O próximo passo vai ser fazer os Bombeiros criarem um firewall nacional e o Ministério da Pesca criar uma rede nacional...
Burnerman_X
Mas se você trocar emails internamente pelo servidor dos corrreios, continua sendo 100% seguro. Essa é a solução que os correios estão buscando, algo que funcione internamente com total segurança, pra pessoas normais pode não significar nada, mas pra governos e empresas estatais...
Thiago Marçal Passos
Só não pode ser anuncios do Google, né? :P
Danilo Doro
Prefiro o Obama lendo meus emails, afinal, ele fala inglês.
Marco Queiroz
Meu, se a NSA já quebrou TODOS os protocolos de segurança, eles pretendem proteger esse serviço com o quê?
Paulo Patto
Se tratando de Brasil... "é cilada Bino" rsrsrs. Mas falando sério, não custa nada esperar para ver e deixar de julgamento e preconceito.
Robson C.
http://paroutudo.com/wp-content/uploads/2013/08/gente-qual-a-necessidade-disso.jpg
Rafael Parma
Posso estar enganado, mas e-mail é e-mail, se a intensão for se esquivar da espionagem... será um baita fail certo? porque em algum momento o e-mail sai de um servidor para outro, continua sendo igualmente vulnerável certo? então ou será uma REVOLUÇÃO DA SEGURANÇA DIGITAL, ou mais um motivo para orçamentos sem fundamento ou objetivo claro pra tirar uma graninha por fora...
Gabriel
Espero que seja suficientemente bom, mas será que já não está na hora de parar de relacionar a entidade "Correios" com e-mails? Não era mais fácil pedir para algum órgão de tecnologia ou mesmo trabalhar com alguma universidade pública federal?
Karenn Gonçalves
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
André De Campos Luciano
Prefiro o Obama lendo meu emails ;)
marcospulido
Eles não leram essa notícia?? http://tecnoblog.net/139612/nsa-protocolos-de-seguranca-internet/
Fabio Hirata
Eles vão avisar quando um email sair para entrega? E quando tiver atraso por causa da preguiça?
Kleber Shimabuku
É o governo brasileiro encontrando mais uma forma de lucrar em cima do povo. Viram a fortuna que estavam deixando de faturar, podendo eles mesmos vender essas informações para os estrangeiros.
Charles Carvalho
É isso ai, espionagem nacional, com corruptos no poder com todas as suas informações a hora que bem entende.
Marcello Pek Di Salvo
prefiro o google e a NSA lendo meus emails a esse bando de político corrupto que tem aqui. não duvido que no futuro os funcionários dos correios comecem a fuçar nos emails da galera pra pegar senha de banco, paypal, considerando o histórico que eles têm de extravio de pacotes
Pedro Avila
HAHAHHAHAHAHAHHAHHAA
Wandola Capoeira
Com esse serviço pelo menos somos espionados pelo nosso governo, kkkkkkkkkkk. Nosso governo é tão juvenil...
Guilherme Reis
Com esse serviço não seremos mais espionados por estrangeiros. Somente por agências do governo mesmo. Ufa!
Jhonattas H Gonçalves
Interessante