Início » Celular » Phonebloks, o smartphone com hardware customizável que talvez vire realidade

Phonebloks, o smartphone com hardware customizável que talvez vire realidade

Avatar Por
6 anos atrás

Este bem que poderia ser um post da coluna Financie Isso aqui do TB - e, quem sabe, algum dia vire. Mas, por enquanto, o Phonebloks está somente no mundo das ideias e conta com o seu share para ganhar fama e atrair o interesse das empresas.

A ideia é criar um smartphone em que os componentes possam ser individualmente trocados e rearranjados. Dessa forma, quando chegar a hora de um upgrade ou algo der defeito, é só trocar uma peça, em vez de jogar todo o aparelho fora. O planeta agradece e seu bolso também.

Além disso, com o hardware customizável, dá para priorizar o que você quiser. Por exemplo, quem usa armazenamento em nuvem pode diminuir isso no smartphone e melhorar a bateria, ou fazer um upgrade na câmera e manter o processador no mínimo necessário.

Quando as informações do Moto X começaram a surgir, esperávamos que ele fosse o primeiro com hardware customizável. Seria uma boa escolha do Google para "relançar" a Motorola, agora sob seu comando, mas as customizações se restringiram ao visual.

Há muito potencial para um aparelho desse tipo fazer sucesso, mas não depende apenas de uma fabricante. Afinal, são diversas empresas que fornecem peças para montar um smartphone. Por isso, mesmo que o crowdfunding seja uma opção para financiá-lo, ainda assim há outras pontas que precisam ser amarradas para que o Phonebloks vire realidade.

A intenção dos idealizadores é que ele cause um buzz tão grande na internet que todas as empresas do ramo percebam que há uma demanda por um smartphone assim e ajudem a fabricá-lo. Se quiser ajudar a espalhar o assunto por aí, é só ir no site e postar a mensagem nas suas redes sociais.

Mais sobre: ,