Início » Celular » Exynos 5 Octa vai virar um chip octa-core de verdade

Exynos 5 Octa vai virar um chip octa-core de verdade

HMP faz com que os oito núcleos trabalhem ao mesmo tempo

Paulo Higa Por

Alguns smartphones caros, como o modelo 3G do Galaxy S4 e o chinês Meizu MX3, são equipados com o chip Exynos 5 Octa que, embora possua oito núcleos de processamento, pode usar apenas quatro deles ao mesmo tempo. Essa limitação está prestes a acabar: a Samsung anunciou ontem uma solução, a ser lançada no quarto trimestre do ano, para transformar o Exynos 5 Octa em um chip octa-core “de verdade”.

O Exynos 5 Octa tem dois conjuntos de processadores. Um deles possui quatro núcleos Cortex-A15, que possuem alto desempenho e são ativados quando tarefas mais pesadas estão sendo executadas. O segundo traz mais quatro núcleos Cortex-A7, que não são tão rápidos, mas têm maior eficiência energética e ajudam a economizar bateria quando o aparelho não está sendo muito exigido. Essa é a tal da tecnologia big.LITTLE, desenvolvida pela ARM, demonstrada no vídeo abaixo.

Uma solução chamada Heterogeneous Multi-Processing (HMP) faz com que chips baseados no big.LITTLE trabalhem com os oito núcleos ao mesmo tempo. Com isso, as tarefas mais pesadas e com maior prioridade são automaticamente enviadas para os núcleos Cortex-A15, enquanto as mais leves vão para os Cortex-A7, tudo de maneira transparente ao usuário.

Na prática, usar os oito núcleos ao mesmo tempo aumenta o desempenho, mas ainda não sabemos o impacto do HMP no consumo de energia. A bateria pode durar menos, claro, mas também pode durar mais: dividir o processamento em vários núcleos faz com que cada um deles trabalhe menos e consequentemente gaste menos energia. É a mesma ideia por trás daquele chip de 48 núcleos para smartphones feito pela Intel.

O Exynos 5 Octa 5420 chega no quarto trimestre do ano com quatro núcleos Cortex-A15 de 1,8 GHz e quatro Cortex-A7 de 1,3 GHz, já compatível com o HMP. A Samsung ainda não revelou se o Exynos 5 Octa 5410, presente no modelo 3G do Galaxy S4, também funcionará com oito núcleos futuramente. Segundo o Ars Technica, uma atualização de software seria suficiente para habilitar o HMP em um chip big.LITTLE.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

portela.thiago
Imagina o quanto o S4 vai esquentar agora...
Mandr4k
Sammy tentando exterminar a humanidade. Ela deveria é focar-se em fazer dualcores e quadcores melhores do que em "octacores" aka frigideiras auto-destrutivas.
Rodrigo Rodrigues
Duvido que samsung libere tal software, mas tenho certeza que a galera que faz as roms alternativas ja está quebrando a cabeça com isso.
Rafael Araujo
- veei... veei... isso é sinal do apocalipse!
Ernâni Machado Alvarenga
É só uma forma diferente de escalonar, é possível que os 5410 também possam se beneficiar, se bem que a Samsung não deve estar querendo arriscar muito com eles, já que rolou aquele problema bizarro de aquecimento. No papel, a tendência é melhorar bastante o desempenho e consumir menos energia, já que ele deveria chupinha a bateria quando havia demanda, já que tinha que desligar todos os núcleos fracos para ligar os fortes, quando havia demanda (aka quase sempre). Agora ele vai balancear a carga, ativando só alguns fracos (sempre) e os fortes nas tarefas que demandarem mais força. Eu aposto que essa era a ideia inicial e só conseguiram implementar a alternância entre grupos. Seria legal se a Samsung disponibilizasse um software para ativarmos esses setups manualmente...
Marcos Vinícius
Agora teremos explosões nucleares. :)