Início » Jogos » Rumor do dia: o Siri do Windows Phone pode se chamar Cortana, inspirado na série Halo

Rumor do dia: o Siri do Windows Phone pode se chamar Cortana, inspirado na série Halo

Avatar Por

Você já conhece o Siri, assistente pessoal do iPhone que dá dicas, responde perguntas e executa tarefas, além de te aconselhar quando você leva um fora. Com o sucesso do aplicativo, parece que o rol de assistentes inteligentes (que, além do Siri, no iOS, também conta com o Google Now, para Android) vai crescer mais um pouco.

Ao que indicam os rumores, a Microsoft também está desenvolvendo um software semelhante para o Windows Phone 8.1. Pelas imagens vazadas recentemente, o sistema receberá também uma central de notificações, mas o assistente pessoal parece ser mesmo sua grande cartada.

O aplicativo se chamaria "Cortana", inspirado pela inteligência artificial que acompanha Master Chief na série Halo, do Xbox 360, e já vem sendo sondado há algum tempo. Um app semelhante, nomeado de "zCortana" já teria sido encontrado em uma versão vazada do sistema operacional.

halo-4-review-cortana

Steve Ballmer, o quase-ex-CEO da Microsoft, publicou uma nota em julho, em que daria algumas pistas sobre o assistente:

"Nossa interface de usuário será profundamente personalizável, baseada na avançada, quase mágica, inteligência em nossa nuvem, que, com o tempo, aprende mais e mais sobre pessoas e o mundo. Ela suportará nativamente todos os nossos serviços essenciais, e será boa em responder perfeitamente ao que as pessoas perguntarem, até mesmo antecipando o que eles precisam, antes que a perguntem."

Apesar das já consolidadas e em avanço constante tecnologias da Apple e do Google, não se espera que a tal de Cortana seja lançada antes de, no mínimo, 2014.

Com informações: Time Tech.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wesley
Não fale isso cara! ela tem sentimentos!!! :P
Fernando Grecia
Nos seremos os Master Chief!
Fer
Tem "sentimentos"... E é burra!
Raphael Rios Chaia
Jogada de marketing do ano.
Flávio de Souza
Cortana para mim só se fora da Saucony, rsrsrs!!!?
Renan Esposte
Muito obrigado pelo esclarecimento!
Jorge Henrique
Pelo o que foi visto no The Verge e algo que a Microsoft já falou a algum bom tempo, ele vai mais além do que o Siri e o Google Now, na verdade ele é um híbrido dos dois com opções mais avançadas.

Também cabe mencionar que os comandos de voz do WP8 são offline e em português, se integra não somente ao sistema mas também aplicativos de terceiros. Coisa ausente, aqui no Brasil, na grande maioria dos concorrentes.
Vinícius
Oh god
Marcelo Costa
não precisa ser muito gênio pra sacar que foi uma analogia.
odiegoneves
"O Siri do Windows Phone" estagiários, isso não existe, Siri é só pra o iOS, o correto seria "assistente de voz do Windows Phone"
qgustavor
Gosto da Siri, ao contrário da anônima do Google Now ela parece humana, tem sentimentos. Espero isso da Cortana.