Início » Brasil » Bradesco e Itaú bloquearam pagamento em real de compras internacionais com cartão de crédito

Bradesco e Itaú bloquearam pagamento em real de compras internacionais com cartão de crédito

Avatar Por

Pelo menos dois grandes bancos brasileiros decidiram mudar a forma como lidam com as compras internacionais. O Bradesco e o Itaú não permitem mais que os consumidores façam o pagamento de compras estrangeiras com a conversão imediata para o real, seguindo uma diretiva da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). A decisão afeta diretamente os geeks leitores deste site porque o bloqueio vale para compras feitas pela internet.

O assunto entrou em pauta na última semana porque os usuários da PlayStation Store receberam uma cartinha eletrônica da Sony avisando sobre as mudanças. Ela não está sozinha nessa, pois diversas lojas online com operação no Brasil utilizam o pagamento em dólar. É assim com a Google Play, por exemplo: os valores teoricamente em reais são, na verdade, referenciais, pois o pagamento no fim das contas ocorre em dólar mesmo.

Email enviado pela Sony

Email enviado pela Sony

Houve uma modificação em torno do Dynamic Currency Conversion, conhecido como DCC. De acordo com a Abecs, trata-se de um serviço por meio do qual alguns estabelecimentos comerciais no exterior oferecem a opção de converter o valor da compra para reais (R$) no momento da transação com o cartão. Entretanto, por se tratar de uma venda realizada fora do país, a liquidação dela significa a transferência de recursos ao exterior, com incidência do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF).

A associação diz que a informação sobre o pagamento de IOF nem sempre é repassada aos consumidores, causando reclamações nos órgãos de defesa do consumidor e no Banco Central. Só aí já tem um motivo para desistirem de oferecem o serviço.

Além disso, o emissor do cartão paga ao estabelecimento em moeda local. A conversão do valor é feita no momento em que a fatura é fechada, o que pode gerar divergências entre o valor do câmbio fechado no momento da transação e o do momento do fechamento da fatura.

A Abecs fez um alerta ao responder as minhas perguntas: “Cabe destacar ainda que não há garantias sobre a transparência no valor do câmbio cobrado por certos estabelecimentos comerciais no momento da transação.”

Portanto, minha gente, a história é a seguinte: não acredite em lojas sabidamente baseadas no exterior que vendem os produtos com preços em reais. Você corre o risco de ser passado para trás porque aquele valor pode não ser o do fechamento da fatura. E sabe como é, Murphy está aí para fazer com que o câmbio exploda bem depois daquelas comprinhas na Amazon, na PSN, na Google Play, no Xbox e daí por diante.

A Abecs ainda não tem um balanço de quantas operadoras de cartão de crédito aderiram à diretiva, mas confirmou que o Bradesco e o Itaú já avisaram os clientes da mudança.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eduardo W.

Aconteceu comigo a um ano atrás, na época meu cartão de crédito pertencente ao banco Bradesco. Indignado cancelei este cartão, e fiz o da NUBANK e hoje compro normalmente. Aconselho as pessoas a fazerem o mesmo. Não pode o banco restringir a LIBERDADE de seus clientes.

Eduardo Wiatek
Aconteceu comigo a um ano atrás, na época meu cartão de crédito pertencente ao banco Bradesco. Indignado cancelei este cartão, e fiz o da NUBANK e hoje compro normalmente. Aconselho as pessoas a fazerem o mesmo. Não pode o banco restringir a LIBERDADE de seus clientes.
Jéssy Alves
Marçal Hokama,você esta tendo problemas com transações com o Paypal ultimamente? não estou conseguindo fazer uma compra no Ebay,utilizando um cartão nacional do Itaucard. Estou desesperada.
Jéssy Alves
Se fazer cartão de crédito fosse fácil,com certeza muitos teriam essa atitude,porém,não é assim que funciona. Estou em um trabalho estável há 2 anos e tive uma imensa dificuldade de ter um cartão de crédito aprovado e este é do Itau,fazendo quebrar minha cara,já que estou na 2 tentativa de fazer uma compra em dólar no Ebay,e não esta sendo aprovado. não sei o que fazer.
Grace Okowa

Olá,

Este é informar o público em geral que a senhora deputada Graça Okowa, um emprestador empréstimo privado tem abrir uma oportunidade financeira para todos que precisam de qualquer ajuda financeira. Damos o empréstimo a 2% da taxa de juros para indivíduos, empresas e sociedades sob a termos e condições claros e compreensíveis. contacte-nos hoje por e-mail para: ([email protected])

magdasaraiva.520
MEU NOME É MAGDA E ESTOU CO PROBLEMAS, ESTOU TENTANDO COMPRAR UM ANTI VIRUS PARA MEU SMARTHPHONE COM CARTÃO DE CRÉDITO, PORÉM A TRANSAÇÃO NÃO SE CONSUMA, APARECE UMA MENSAGEM DE QUE O CARTÃO NÃO FOI ACEITO. JÁ VERIFIQUEI COM O ITAU E ELES ME DISSERAM QUE TUDO ESTA CERTO COM O MEU CARTÃO. PARA EU ENTRAR EM CONTATO COM O GOOGLE PLAY? COMO FAÇO? POR FAVOR ME AJUDEM. ATENCIOSAMENTE. MAGDA. RESPOSTAS PARA [email protected]
Chengdesigner Pro
Tudo isso é pra cobrar IOF TAMBÉM de transações em reais oferecido por empresas de fora. Como todo bom ladrão...
Gabriel Pereira
E como faz para comprar, agora?
Alexandre Crespo
para fazer comprar pelo steam, existe alguma solução (além de boleto bancário) ?
Namor Principe Dos Mares
Aantes eu pagava 12.90R$ para jogar online que dava mais ou menos $ 5.50 doletas, mas agora nao posso mais pagar em reais sou obrigado a pagar a taxa de dolar to jogo nos eua $ 15,00 ou seja, estou mandando para fora mais $ 9.50. Realmente a equipe economica por tras dessa mudanca deve ter um Q.I. de P.T.
Claudio Fernandes
Opa !
Andre Pundek Scapinelli
santander tb...
Luis Gustavo R. Olivera
Não, o Santander não era assim. Eu fazia compras internacionais pela Steam frequentemente e só a partir do último mês que não pude mais usar meu cartão.
Bianca Reis
Ontem os usuários da Nintendo(Nintendo eShop) receberam o mesmo comunicado, mas achei falta de informação, o importante é saber a listagem dos nomes dos bancos, por exemplo, em nenhum lugar eu vi da Caixa Econômica Federal, no caso quem queira comprar, e não tenha nenhum cartão que envolva uma conta na Caixa, você poderia pedir emprestado para alguém que tenha... Mas, fora isso, acho que deveria ter uma listagem, estava pesquisando e achei uma pequena lista com 3 nomes Itau, Bradesco (como aqui no diz) e no Santander, então já sabe, se tem uma conta em algum desses bancos, acho melhor esperar para que resolvam.
Cleuto Araujo
FUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
Exibir mais comentários