Início » Internet » Analisar sites piratas é uma das formas que a Netflix encontrou para decidir o que incluir em seu acervo

Analisar sites piratas é uma das formas que a Netflix encontrou para decidir o que incluir em seu acervo

Emerson Alecrim Por

A Netflix tem que pagar licença por cada vídeo de terceiros que disponibiliza. O problema é que, se os filmes e seriados não forem interessantes, o serviço não atrairá clientela suficiente para compensar os gastos. Ciente disso, a empresa encontrou uma maneira curiosa para acertar nas escolhas de seu acervo: analisar sites de download pirata para saber quais produções os consumidores estão buscando mais.

Quem confessou este macete foi Kerry Merryman, vice-presidente de aquisição de conteúdo da Netflix, durante entrevista sobre a recente inauguração do serviço na Holanda.

A ideia não funciona com qualquer tipo de produção. É um tanto quanto óbvio que filmes de grande bilheteria ou repercussão na mídia são interessantes, razão pela qual a Netflix não precisa recorrer a sites de torrents e afins para ter certeza disso.

Por outro lado, mensurar o sucesso de seriados é uma tarefa bem mais difícil e é neste ponto que a análise dos sites de downloads ilegais faz diferença: baixar conteúdo via torrents dá trabalho (não muito, mas dá) e, portanto, as pessoas geralmente só recorrem a este meio quando não há opção melhor.

A Netflix decidiu apostar em Prision Break depois de olhar os sites piratas

A Netflix decidiu apostar em Prision Break depois de olhar os sites piratas

Você provavelmente sabe que também é possível encontrar filmes e séries que não fizeram tanto sucesso assim nestes sites, mas as produções mais interessantes em termos de popularidade acabam se destacando, obviamente. Foi assim que a Netflix descobriu que disponibilizar o seriado Prison Break, por exemplo, seria uma boa ideia.

Via de regra, os detentores dos direitos sobre as séries também sabem quando seu conteúdo está sendo bastante pirateado e tendem a facilitar um contrato de licenciamento para amenizar os possíveis efeitos negativos desta situação. Esta é outra razão para o truque funcionar.

Mas nem sempre isso ocorre. Game of Thrones é o exemplo mais claro: nem Netflix, nem qualquer outro serviço de streaming conseguiu licenciá-lo até hoje. A HBO entende que ter um dos seriados mais pirateados dos últimos tempos é mais uma grande publicidade do que um problema, ponto de vista que a faz seguir o mantra “em time que está ganhando não se mexe”.

De qualquer forma, checar sites de download está longe de ser o único critério. No Brasil, por exemplo, os episódios de Chaves e Chapolin nunca lideraram os rankings de downloads, mas nenhum seriado fica tanto tempo na TV aberta se não houver boa audiência. Resultado: a turma de Roberto Bolaños esteve durante muito tempo na lista dos mais populares da Netflix.

Com informações: TorrentFreak

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Orley Lima
Concordo em gênero, número e grau! Essa sim pode ser considerada a revolução que nós estamos vivendo... Streaming! Só não concordo com sua opção de usar Windows 2000. =X
Maicon Dos Santos Beggi
Até vir a Ancine com a brilhante lógica: vou sobre-taxar seu acervo, tornar sua operação do posto de vista financeiro impossível (manter o acervo ou expandi-lo) e assim obrigar o público a voltar a assistir as novelas da Globo.
ronjacinto
Adaptação livre do artigo do Ernesto do Torrent Freak. O site tá bugado ,experimente tentar usando identidade aol...
Jean Canelas
Se colocar pra gente a metade do conteúdo que tem nos EUA já tá bom. Até dá pra ter acesso usando uma extensão para o chrome, mas só em inglês sem legenda. :/
Luis Fernando
Com certeza perderam uma certa audiência ao não colocarem Veronica Mars no catálogo quando anunciaram que iam voltar com um filme. Várias pessoas fizeram maratona da série, mas surpresa, não tinha no Netflix. Antes de tudo, é bom saber o timing.
Rafael Souza
Bem que poderiam colocar uma opção dentro da conta de fazer sugestões de filmes e séries.Já pedi umas 3 vezes no chat e o "coitado" do atendente tem que anotar e enviar várias sugestões rsrs :) . Acredito que eles também gravem os históricos de pesquisa, por exemplo: Se digitarmos "Terminator 2: Judgment Day" vai aparecer não disponível, porém acredito que se muitas pessoas procuram por esse termos eles vão começar a pensar em colocar no catalogo, acontece mesmo com "downton abbey" e outros. Nem precisa ficar pesquisando muito nos sites de torrents, coloca séries como Supernatural,Smallville,séries da bbc e deixa o catalogo de filmes igual ao americano que vai ter muita gente assinando o site rsrs 3:)
Guilherme de Castro
tem prison break lá desde junho.. tava de férias e assisti de novo hehehe
Willerman Harrison
Nunca vou falar mal do trabalho que o povo da Netflix faz. Junto com a Steam, eles fizeram meu consumo de pirataria cair drasticamente e me deixar mais satisfeito com isso.
Marcelo Qualificando
Boa sacada !!!
Fabio Maldonado
Cancelei a conta esses tempos atrás, justamente pela falta das temporadas de Prison Break
Uriel Dos Santos Souza
Eu faria o mesmo :)