Início » Celular » O iPhone 5s com certeza não vai reconhecer dedos amputados

O iPhone 5s com certeza não vai reconhecer dedos amputados

Avatar Por

Já pode voltar a se alimentar corretamente e recuperar as horas de sono perdido: como esperado, ladrões cruéis que quiserem roubar seu iPhone 5s e cortar fora seu dedo para poder acessá-lo até poderão fazer isso, mas não irão conseguir desbloquear o aparelho com a digital da vítima.

Acontece que não basta ter o dedo com a digital; o sensor precisa que ele esteja em um corpo vivo, porque escaneia camadas mais profundas da pele com radiofrequência - ou seja, depende dos sinais vitais da pessoa para fazer a leitura.

Isso ocorre não apenas com o Touch ID, mas com todos os sensores desse tipo. Sebastien Taveau, diretor técnico de uma empresa californiana que fabrica esse tipo de sensor, contou ao Mashable que essa tecnologia é construída de modo que a impressão digital precise ser tirada de uma pessoa viva. Talvez para desencorajar roubos de membros.

touch-id

Além disso, no caso do Touch ID, há um anel metálico que não serve apenas para deixar o aparelho bonito, mas para perceber que há um dedo ali pelo calor da pele.

A construção do Touch ID foi um dos assuntos que abordamos no TB Cast #46, caso queira aprofundar um pouco:

Mas, se o Touch ID é tão seguro, como proceder no caso de algum imprevisto - por exemplo, amputação acidental dos dedos? O iPhone 5s está preparado para isso, também; no caso de ficar 48 horas sem ser autenticado com uma impressão digital, a única maneira de desbloquear o telefone é digitando a senha numérica.

Ela também é obrigatória mesmo depois de desbloquear o iPhone com a digital; ou seja, mesmo que fosse possível roubar o aparelho e o dedo, o bandido não faria nada com ele por não saber a senha. E, acima de tudo isso, é bem improvável que alguém queira roubar seu iPhone pelo conteúdo que você armazena nele.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Soares
Dan Brown não curtiu isso.
Luis Felipe Zeni
medo
Luis Felipe Zeni
talvez tenham testado em dedos de cadáveres.
Marcos Mendes
E se o ladrão for Brazuca ? kkk Vai pedir o Aiphone de boas ..
Juliana Heckmaier Klein
Existem leitores biométricos de 50 reais ate 1500 reais... Usem a imaginação... Leitor de 50 conto eh para academia e o de 1500 reais para acesso em data center de banco... O top de linha tem sensores de dedo vivo, padrao de temperatura, sensor de batimento cardiaco e ate contracao muscular... Dizer que impressao digital eh uma porcaria eh querer comparar tv de tubo com tv de led.... Ambos sao para ver tv mas sua qualidade esta anos-luz
Helton Uema
não seria muito mais fácil o ladrão simplesmente mandar você desbloquear antes de entregar pra ele? ou então resetar o telefone depois? Tem gente que fica com medo de cada uma...
Mário Sérgio Silveira
Os testes foram feitos com dedos amputados de voluntários...
Leandro Kersting de Freitas
Como foi homologado isso?
O cara cadastrou a digital dele e depois cortou o dedo fora?
Cassio Delmanto
é uma boa proteção para os dados do usuário... mas concordo com o artigo, os bandidos querem o aparelho, não os dados que estão dentro... ao menos que seja para pedir resgate, o que é mto difícil acontecer... de qualquer forma, se for para ferrar, podiam criar uma opção no Buscar meu iPhone para explodir o aparelho... tipo a Lotus Esprit do 007... hahaha...
trovalds
Cada comentário que dói o estômago ao ler. E desnecessário dizer "Talvez para desencorajar roubos de membros."

Na questão "roubo", já foi provado que as tecnologias que usam biometria através de impressões digitais são facilmente manipuladas usando "manequins" de silicone (SAMU de Ferraz de Vasconcelos mandou lembranças). Por isso o segundo leitor que lê sinais vitais do corpo, como calor (e talvez circulação sanguínea ou algo do tipo caso alguém tente um hack usando um "manequim aquecido à temperatura adequada).

Já os comentários: biometria por impressão digital não usa 1 dedo só, então se "perder o dedo", "Lula aprova" e etc mostra o nível de pensamento ao se fazer piadas "fail". De resto, a matéria já esclarece: "48h".
Samuel Wenceslau
A fechadura da minha casa tbm dizia que não reconheceria dedos amputados, que pena que abriu com um "xerox" da minha digital, tive que desabilitar a opção de impressão digital e deixar somente de 6 dígitos!
Ortiz Vinicius
"o sensor precisa que ele esteja em um corpo vivo, porque escaneia camadas mais profundas da pele com radiofrequência – ou seja, depende dos sinais vitais da pessoa para fazer a leitura."
Ribeiro Ribeiro
rsrsrs
Carlos Freire
Pode comprar tranquilo agora rs
Andrew Kuhn
Mas se ele reconhece pelo calor, não seria o caso de apenas esquentar o dedo amputado com um secador e colocar lá? #dica
Carlos Gustavo Curado
O ladrão pode roubar o dedo junto com o iPhone e implantá-lo na sua mão (o dedo, não o iPhone). Daí já era.
Marcelo Colin
Não falo nada:
http://youtu.be/3Hji3kp_i9k
Marcus Pessoa
OK, dedo amputado não funciona. Mas e as capas de silicone?
Mike Metralha
Ah... Se você analisar o caso de fraude ocorrido no SAMU, de Ferraz de Vasconcelos - SP como um exemplo, a notícia é bem relevante.
Alexandre Alberto
Conforme vi nalgum lugar, é a Apple contribuindo com a NSA para coletar as digitais do mundo inteiro..
Patrick Pulchera
inútil com inútil, seu comentário sai ganhando, valeu
Rafael Pradella
Se eu te falar o quanto de gente eu já vi falar isso do dedo amputado como um fator contra...
Lucas Polone
matéria inútil mesmo
Felipe Almeida
Lula curtiu isso
Dymas Sousa
Quando li o título achei que vocês estavam zuando.
Daniel Santos
Agora é torcer pra que os ladrões leiam a notícia. Vai que um desavisado resolve levar o dedo junto só pra ter certeza?
@
HaHa, quem foi o cobaia? Falar é fácil
Washington Patricio
Hilário. Agora só temos que divulgar isso aí pra bandidagem. rs
Mike Metralha
"no caso de ficar 48 horas sem ser autenticado com uma impressão digital, a única maneira de desbloquear o telefone é digitando a senha numérica."

Dependendo do nível da amputação isso pode tornar-se um problema também... =P
Vinícius Andrella
Vocês tão zuando com essa matéria né?
Luciano Corrêa
Aí Alessandro Rido...Pode comprar tranquilo que tu não vai ficar igual a Lula não kkkkkkk...