O Bing está mudando mais uma vez e agora as alterações se estendem inclusive ao logotipo. A Microsoft revelou ontem a nova marca do Bing, que ficou totalmente alaranjada e adotou uma tipografia para combinar com os novos logotipos do Windows e do Office. O buscador ganhará em breve novas funcionalidades para deixar as pesquisas mais eficientes.

bing-novo-logotipo

O tom de laranja usado na nova marca do Bing é o mesmo que compõe um dos quadrados do novo símbolo da Microsoft. As letras têm como base a fonte Segoe, que foi ligeiramente modificada: o “b” ganhou uma ponta, a curvinha do “g” aponta para cima e o espaçamento entre as letras “i” e “n” é o mesmo da marca do Windows. O diretor sênior de marcas da Microsoft, Scott Erickson, explica os detalhes neste post.

E o que o Bing terá de novo? A primeira novidade está na caixa de busca: um recurso chamado Page Zero faz com que as informações sobre o termo que você está pesquisando sejam exibidas antes mesmo da página de resultados. Por exemplo, ao digitar “brazil”, descubro rapidamente, sem teclar Enter, que o Brasil é o maior país da América Latina e que há um filme britânico de 1985 chamado Brazil.

bing-novo-logotipo

O Page Zero também funciona com pessoas, exibindo fotos de personalidades conhecidas da mídia, e possui um algoritmo para lidar com termos com múltiplos significados. Em certos casos, o recurso exibirá links relacionados a sua busca: no exemplo dado pela Microsoft, ao digitar “United Airlines”, o Bing mostrará um link para você fazer check-in ou verificar as informações do seu voo.

Pole Position é o nome que a Microsoft deu para um recurso que destaca informações para termos de “alta confiança”. Ao pesquisar por “São Paulo”, não está claro se você está querendo informações sobre a cidade, o estado ou o time de futebol; esse seria um termo de “baixa confiança”. Por outro lado, ao pesquisar por “tempo em São Paulo”, o Bing sabe exatamente o que você quer e exibe em destaque a previsão do tempo. Assim, ó:

bing-tempo

Como sempre, as mudanças começaram a ser aplicadas primeiro no Bing dos EUA, onde o novo logotipo já está sendo exibido. Se você quiser conhecer as novas ferramentas de busca do Bing (e estiver com um IP americano), dê uma olhada em bing.com/preview. Esta página em português mostra rapidamente as principais novidades.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados