Quem criou o GTA 5?

Muitas pessoas perguntam quem criou GTA 5. Veja quem foi responsável pela criação deste grande sucesso da Rockstar Games

André Leonardo
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Rockstar Games / Grand Theft Auto V
Quem criou GTA 5 (Imagem: Reprodução/ Rockstar Games)

GTA 5 é um dos títulos de maior longevidade na história dos games. O jogo lançado em 2013, para a sétima geração de consoles, recebeu versões para Xbox 360, PlayStation 3 e posteriormente PC. O título vendeu mais de 140 milhões de cópias e vai chegar à nona geração. Apesar de todo o sucesso, muitas pessoas costumam perguntar: “Quem criou GTA 5?” Isso que vamos responder aqui.

A franquia Grand Theft Auto foi criada pelo estúdio britânico DMA Design, que produziu o primeiro game da série em 1997 para PC e o primeiro PlayStation. A empresa também foi responsável por Grand Theft Auto 2 e Grand Theft Auto III.

Após o sucesso do primeiro game, a companhia foi adquirida pela Gremlim Interactive, que acabou comprada pela Infogrames e posteriormente vendida à Take-Two Interactive. Após o lançamento e o enorme sucesso de GTA III, o estúdio foi rebatizado como Rockstar North e mantém o nome até os dias atuais.

O controle criativo da maior parte dos títulos da série Grand Theft Auto, incluindo GTA 5, esteve sob o controle dos irmãos Sam e Dan Houser. Sam Houser atuou como produtor executivo em todos os games da série, enquanto Dan trabalhou como roteirista em diversos títulos, sendo produtor executivo e roteirista em GTA V.

Embora os irmãos Houser sejam figuras importantes na série, GTA 5 também contou com Leslie Benzies como diretor e game designer, além de uma equipe enorme de funcionários das mais diversas áreas para produzir um game tão grande e com um modo online tão ambicioso.

Grand Theft Auto 5, começou a ser produzido em 2008, após o lançamento de GTA IV. O jogo recebeu diversas influências de outros títulos da Rockstar Games, como Red Dead Redemption, Max Payne 3, Manhunt, entre outros..

A longevidade do game se deve não apenas à qualidade de sua campanha dividida entre três protagonistas, mas também à versatilidade e criatividade que envolvem seu modo online, conhecido como GTA Online.

O mundo online de GTA permite a criação de diversos conteúdos diferentes, como competições de tiro, luta e até corridas, que algumas vezes podem ter pistas tão bem trabalhadas, quanto alguns jogos do gênero.

Mesmo após muitos anos de seu lançamento, GTA Online continua recebendo suporte e atualizações constantes que envolvem conteúdo como missões, veículos e armas.

GTA 5 no PlayStation 5 e Xbox Series X|S

É possível jogar GTA V no PlayStation 5 e Xbox Series X|S através da retrocompatibilidade das versões para PlayStation 4 e Xbox One. Contudo, a Rockstar Games planeja lançar uma versão de GTA V com novidades para a nona geração de consoles durante o segundo semestre de 2021.

Com informações: Kotaku, Gamespot, TechRadar

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre GTA V na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Leonardo

André Leonardo

Ex-analista de conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2020 e 2023. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Canal Exclusivo

Relacionados