Início » Jogos » Presidente da Nintendo por 53 anos, Hiroshi Yamauchi morre aos 85

Presidente da Nintendo por 53 anos, Hiroshi Yamauchi morre aos 85

Por
6 anos atrás

Hiroshi Yamauchi, ex-presidente da Nintendo, faleceu nesta quinta-feira, aos 85 anos. O executivo, neto de Fusajiro Yamauchi, fundador da companhia, assumiu o cargo em 1950 e foi o principal responsável por mudar o foco da empresa para os videogames.

nintendo-deces-de-hiroshi-yamauchi-ME3050182317_1 (1)

Yamauchi, visionário de tendências, a quem também se deveu a grande consolidação da Nintendo no mercado de jogos, vinha enfrentando problemas pulmonares e faleceu em um hospital no Japão, segundo nota da empresa ao BBC News.

Antes de se tornar referencial na indústria de jogos e contar com tantos personagens emblemáticos, a companhia se resumia à uma pequena fábrica de baralhos, a Nintendo Playing Card. Em 1963, Yamauchi começou a grande revolução, contraindo a nomenclatura da empresa e diversificando seus campos de atuação, passando de canais de TV à uma cadeia de motéis (você já se imaginou em um motel chamado Nintendo?).

Em 1966, o primeiro passo em direção aos jogos foi dado: em parceria com o já falecido designer Gunpei Yokoi, foi lançado o Ultra Hand, primeiro brinquedo da marca e início do investimento no ramo. Yokoi posteriormente viria a desenhar e criar o Game & Watch e o Gameboy, primeiros portáteis da empresa.

Até a contratação de Shigeru Miyamoto foi arte de Yamauchi. O presidente, que tinha fama de não ser muito carismático, convidou o simpático game designer para o time da Nintendo em 1977, época do lançamento de seu primeiro console, o Color TV Gamedando espaço para que obras como Zelda, Super Mario e Donkey Kong fossem criadas.

Com dois pés dentro do mercado, foi a vez de lançar o Nintendinho, em 1983, colaborando para reerguer a indústria após o “crash” dos videogames que aconteceu no mesmo ano. Yamauchi permaneceu no cargo durante os lançamentos do Game Boy, do Super Nintendo, do Nintendo 64 e do GameCube, deixando o posto em 2002, aos 75 anos. Segundo maior acionista da Nintendo, Hiroshi Yamauchi foi considerado pela Forbes o homem mais rico do Japão em 2008.

Apesar de ter cedido seu lugar ao atual presidente Satoru Iwata, Yamauchi continuou acompanhando de perto a empresa como conselheiro até sua morte.

Mais sobre: ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.