Como conectar duas JBL [ou até 100 caixas de som]

Como conectar duas ou mais caixas de som JBL, usando os recursos JBL Connect ou Connect+, para até 100 caixas ao mesmo tempo

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
adison-ferreira-JBL-unsplash

É possível conectar duas caixas de som JBL ou mais alto-falantes, dependendo do protocolo de comunicação usado pelos acessórios de som. O recurso JBL Connect possui duas gerações diferentes, com a primeira suportando no máximo duas caixas, e o JBL Connect+ permitindo ligar de três até 100 caixas, com todas tocando o mesmo som. Veja como conectar duas, três ou até 100 caixas de som JBL por Bluetooth.

Como conectar duas ou mais caixas de som JBL

As caixas de som JBL possuem um protocolo de comunicação próprio, chamado JBL Connect, que permite conectar mais de uma, entre elas, usando uma mesma conexão Bluetooth. Como resultado, é possível reproduzir a mesma música em todas.

No entanto, o recurso possui duas gerações distintas, Connect e Connect+, que não conversam entre si. A primeira geração do protocolo, presente nas caixas de som mais antigas da JBL, permitia conectar no máximo mais um aparelho. Estes eram identificados pelo ícone de uma ampulheta (⌛), botão usado para conecta-las entre si.

Os modelos compatíveis com o protocolo JBL Connect (mais antigo) são:

  • JBL Flip 3;
  • JBL Pulse 2;
  • JBL Xtreme;
  • JBL Boost TV;
  • JBL Charge 3 (suporta atualização para JBL Connect+);
  • Soundbar SB450.

Já as caixas de som mais novas, das linhas Flip, Charge, Pulse, Xtreme e Boombox estão chegando ao mercado com a segunda geração do protocolo, chamado JBL Connect+, que suporta até 100 caixas de som conectadas ao mesmo tempo. O formato é identificado novamente pelo símbolo da ampulheta (⌛), mas com um sinal de “+”.

Fique atento a esse detalhe:

Se a ampulheta tiver o “+”, suporta JBL Connect+. Lembrando que o protocolo atual e o antigo não conversam entre si. Logo, não é possível ligar uma caixa antiga a uma nova.

JBL Connect+ / como ligar duas jbl
Note o sinal de “+” na ampulheta

Das caixas mais antigas, a JBL Charge 3 é a única que possui uma atualização de firmware, disponível pelo app JBL Connect, que atualiza o JBL Connect para Connect+.

O método para conectar mais de uma caixa de som JBL entre si é o mesmo para os protocolos Connect e Connect+, com a diferença que o último permite ligar várias delas.

  1. Acesse apps.apple.com ou play.google.com, baixe e instale o JBL Connect;
  2. Conecte a primeira caixa de som a seu celular via Bluetooth,
    apertando o botão correspondente no gadget;
  3. Para ligar a próxima caixa de som, aperte o botão Connect em ambas,
    ou o Connect+ na que deseja ligar a mais;
  4. Para conectar mais caixas Connect+, apenas aperte o botão Connect+ em cada uma elas. Faça isso até que todas elas estejam conectadas por Bluetooth.

E pronto.

Em caixas de som JBL Connect, é possível alternar o modo de som entre “Estéreo” (cada uma das duascaixas reproduz um canal de áudio) ou “Festa” (ambas tocam o mesmo som) através do app. Com mais caixas Connect+ ligadas, de três até 100, todas tocarão o mesmo som, o que é uma solução simples para quando for dar uma festa em casa, para distribuir as caixas pelos vários ambientes.

É possível, por exemplo, combinar com seus amigos para cada um trazer sua própria JBL e contribuir para sonorizar sua balada particular. Só tome cuidado para não irritar seus vizinhos.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados