Início » Celular » Ubuntu para smartphones será lançado no dia 17 de outubro

Ubuntu para smartphones será lançado no dia 17 de outubro

Paulo Higa Por
6 anos atrás

Lembra do Ubuntu Edge, aquele smartphone da Canonical com hardware poderoso que rodaria Ubuntu? Apesar de ter batido recordes de arrecadação, ele não atingiu a audaciosa meta de US$ 32 milhões e não deverá sair do papel tão cedo. Mas o sistema operacional não morreu: o Ubuntu Touch ainda está sendo desenvolvido e você poderá instalá-lo no seu smartphone a partir de 17 de outubro.

Nicholas Skaggs, funcionário da Canonical, conta em seu blog que o Ubuntu Touch será lançado no mesmo dia do Ubuntu 13.10 Saucy Salamander, 17 de outubro. Ele diz que a equipe do Ubuntu está comprometida em liberar uma imagem do Ubuntu Touch para dispositivos suportados e convida os mais aventureiros para que ajudem a testar o sistema em seus aparelhos.

As imagens do Ubuntu Touch poderão ser instaladas no Galaxy Nexus, Nexus 4, Nexus 7 e Nexus 10. Versões para desenvolvedores já estão disponíveis para download nesta página, que também contém as instruções de instalação para usuários do Ubuntu. Como o Ubuntu tem código aberto, a comunidade portou o sistema para outros dispositivos, como alguns smartphones da Samsung, Sony e HTC.

Os primeiros smartphones com o Ubuntu Touch de fábrica devem ser lançados somente no primeiro trimestre de 2014. A interface é baseada em gestos e foi adaptada para funcionar melhor com telas sensíveis ao toque. Neste artigo, nós explicamos por que você deve prestar atenção na plataforma móvel na Canonical. Durante a CES 2013, em Las Vegas, tivemos a oportunidade de conhecer o Ubuntu Touch de perto.

Com informações: PCWorld.

Mais sobre: ,