Início » Celular » Oppo N1: um phablet com câmera giratória, traseira tátil e suporte oficial a CyanogenMod

Oppo N1: um phablet com câmera giratória, traseira tátil e suporte oficial a CyanogenMod

Emerson Alecrim Por

A Oppo é mais uma empresa chinesa que está apostando em aparelhos mais sofisticados para ocupar espaço no mercado móvel. Nesta segunda-feira, a companhia anunciou o Oppo N1, um phablet com tela de 5,9 polegadas que já vinha sendo tema de rumores há alguns meses. Entre os seus destaques, está uma câmera giratória de 13 megapixels e, veja só, a possibilidade reconhecida de instalar o CyanogenMod.

Oppo N1

Não está claro se a Oppo é a fabricante com a qual a recém-criada Cyanogen afirma ter fechado uma parceria para permitir o lançamento de smartphones que saem de fábrica com o CyanogenMod instalado. De qualquer forma, o N1 é tido como o primeiro aparelho a ter suporte oficial do fabricante a esta variação do Android.

Isso significa que o usuário poderá permanecer com o Color - um Android 4.2 levemente modificado pela Oppo - ou instalar uma versão do CyanogenMod no N1 com a garantia de que este sistema funcionará perfeitamente no aparelho, sem perda de garantia.

As especificações da novidade agradam. O Oppo N1 conta com processador quad-core Snapdragon 600 de 1,7 GHz (podia ser um Snapdragon 800, mas enfim), GPU Adreno 320, 2 GB de RAM, armazenamento interno de 16 ou 32 GB (não expansível com microSD), uma senhora bateria de 3.610 mAh e, como já informado, tela de 5,9 polegadas com tecnologia IPS e resolução de 1080p.

No que se refere à conectividade, porta microUSB, Bluetooth 4.0, Wi-Fi 802.11ac, 3G e GPS completam as especificações do dispositivo. Tudo dentro do esperado, exceto o fato de não haver suporte a 4G, um erro grave para este tipo de aparelho.

A câmera é que inegavelmente chama a atenção. Primeiro porque ela é giratória, em até 206 graus. Desta forma, você poderá usá-la tanto como câmera traseira quanto como câmera frontal, bastando rotacioná-la conforme a necessidade.

Segundo porque as suas características impressionam. Além de um sensor Sony Exmor RS de 13 megapixels, a câmera é composta por um conjunto de seis lentes, abertura de f/2.0, um chip de nome Owl dedicado ao processamento de imagens e flash LED duplo capaz de ajustar a intensidade na função de câmera frontal para ninguém sair com olhos fechados ou ter cara de Michael Jackson em fotos ou vídeos.

Os atrativos não terminam aí. O Oppo N1 também se destaca por ter uma área na tampa traseira sensível ao toque. Com este recurso, você poderá fazer rolagem de tela ou tirar fotos, por exemplo, sem tocar na tela. Atualizações do sistema deverão fazer com que mais funções sejam suportadas pela traseira com o passar do tempo.

Oppo N1

A ser disponibilizado apenas na cor branca, o N1 ainda não tem data oficial de lançamento. A Oppo fala apenas que o aparelho será lançado em alguns mercado em meados de dezembro de 2013, com preço estimado em 570 dólares. Sim, seria ótimo que o N1 aparecesse também no Brasil, mas até o momento não há qualquer informação quanto a isso.

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ruben Lockheart
A camara virada para dentro é interpretada pelo software como camera interior, por isso as apps que utilizem camera interior nao terao problemas em utilizar esta.
Ruben Lockheart
Pondo 100,000 rotaçoes de camera em prespectiva - se virar a camara 50 vezes por dia, ela aguenta o abuso durante pelo menos 5 anos.
Gabriel Martins
A tecnologia de antigamente empregada nos celulares de flip eram mais ultrapassadas do que atualmente, por isso o número de vezes que podia ser aberto e fechado o aparelho era menor, já hoje em dia a tecnologia está mais avançada, garantindo milhares de giros sem que de fato estrague. ======== Sobre o não suporte ao 4G, no Brasil isso não faz tanta falta assim já que a velocidade de conexão mobile aqui é uma porcaria, vale muito mais a pena utilizar o wi-fi. No geral é um ótimo gadget, mas pelo fato de ser um phablet, eu não compraria, prefiro um smartphone que é menor.
Vitor Afv
Segundo a Oppo, 100,000 "giradas" são garantidas antes de quebrar.
talisonpaiva
Como nenhum fabricante não pensou nisso antes? O.o
Marcos Burg
o iPhone custa 650 o mais basico...
YanGM
Deveriam liberar a API do touch traseiro para os desenvolvedores, em vez de tentar cuidar dele sozinho.
EFG
Alguém quer apostar que a camera giratória será inovação do iPhone 6? :D
Robert Lourenço de Araujo
Um tanto interessante o conceito. Mas para quem usa vídeo conferencia sabe que, duas câmeras em um smartphone, não são atoa.
Essa câmera giratória me lembra o notebook do Izzy no Digimon. Alguém?
Marcus Pessoa
Achei legal a tentativa de se diferenciar. Os smartphones com Android têm ficado muito iguais nos últimos tempos.
Victor Gabriel
prevejo essa câmera giratória dando problemas, tipo os problemas de celulares flip. A durabilidade desses dispositivos giratórios é bem baixa.
Tiago Higino
É um baita smartphone! Mas se nos EUA estará custando 570... Imagina no Brasil.
Guilherme Queiroz
wow