A área de comentários dos vídeos do YouTube não é exatamente conhecida por ser um local onde pessoas costumam publicar questões importantes para a sociedade e gerar discussões de alto nível intelectual, mas o Google está tentando melhorar a situação. O YouTube finalmente anunciou hoje um novo sistema de comentários que deverá privilegiar comentários relevantes, ou pelo menos é o que esperamos.

O novo sistema de comentários do YouTube será baseado no Google+. Comentários feitos pelo criador do vídeo, personalidades importantes e pessoas em seu círculo de amizades do Google+ aparecerão no topo. Discussões com bastante engajamento também serão destacadas. Além disso, comentários públicos feitos no Google+ sobre um vídeo também passarão a ser exibidos no YouTube.

youtube-comentarios

Como os comentários do YouTube serão enviados pelo Google+, você também poderá comentar de maneira particular, assim, será possível compartilhar a sua opinião sobre um determinado vídeo somente para seus amigos e seguidores do Google+, por exemplo. E sem trolls do YouTube enchendo o saco, claro.

Respostas a um comentário automaticamente são exibidas como conversas, então será possível acompanhar uma discussão mais facilmente. Hoje é necessário clicar repetidamente em links para descobrir quem está respondendo para quem, o que nem de longe é uma solução prática.

Mas talvez a parte mais legal sejam as novas ferramentas de moderação. Você poderá bloquear usuários, mas o YouTube não avisará o usuário sobre o bloqueio: o comentário ainda poderá ser visto por ele se estiver logado. A ideia do Google é evitar que usuários banidos criem contas falsas só para gerar confusão. Também há um campo onde é possível inserir uma lista de palavras proibidas: comentários com esses termos serão enviados para moderação (o que pode significar menos racismo, homofobia e xingamentos nos comentários).

youtube-comentarios-ferramentas

As novas configurações de comentários terão uma lista de “usuários aprovados”. Atualmente, o dono do vídeo pode deixar os comentários de três maneiras: ativados, desativados ou com aprovação manual (eles precisam ser autorizados antes de entrar no ar). Se o usuário estiver na lista de aprovados, o comentário passará direto pelo filtro, poupando trabalho.

O novo sistema de comentários baseado no Google+ começará a aparecer nesta semana na aba Discussão nos canais do YouTube. O Google promete disponibilizar o novo sistema em todos os vídeos até o fim do ano.

Amém.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Johaness

bela duma bosta! google pagou quanto pra falar bem dele isso é um lixo

Johaness
bela duma bosta! google pagou quanto pra falar bem dele isso é um lixo
Leandro de Assis
good.
José Emilio Pires Ferreira
Pelo o que eu entendi, se eu bloqueasse determinado usuário ele não apareceria só pra mim, não seria um bloqueio para todo mundo.
Maurício Rodrigues
Em quanto o serviço de comentários melhora o de carregamento de vídeos vem ficando uma bagunça, primeiro o DASH, depois qualidade automática que na maioria das vezes só se perde fazendo o vídeo ter que recarregar trechos diversas vezes.
Marcus Pessoa
Qualquer melhoria no péssimo sistema de comentários do YouTube é bem vinda, mas tem coisas ruins aí, como esse negócio de levar em conta o Google+, que é uma rede que ninguém usa.
Vagner Alexandre Abreu
Maycon Cruz De fato. Mas digamos que é uma provocação para ver se o pessoal acorda. Se bem que sou a favor de menos violência nas palavras.
Maycon Cruz
Vish cara, já de botar o HUE no meio a campanha vira uma cruzada, pois "The zuera never ends."
Ademar Abiko Jr.
Eu já tenho birras com esses sistemas automáticos de hierarquização pq eles nunca entregam pra mim o conteúdo que eu quero e poluem o flow de comentários. E tenho ressalvas com o banimento sem que o comentador esteja ciente. Porque isso dá margem pra que as pessoas deem bam por motivos pessoais do tipo "não gosto de você" e não por motivos de quebra de regras e afins. Em resumo, ferramentas de tornam a internet cada vez mais te isola ao seu círculo de amigos ao invés de agregar opiniões diversas de todo um universo de pessoas.
Fabricio Buzeto
Google Plus tem se provado uma ótima ferramenta para discussão. Não nele em si, mas nas plataformas que agregam ele. Tenho usado no Blogger e acho muito bom. Acho que vai ficar muito bom no Youtube.
Paulo Higa
"dá joinha aí galera!"
Lucas Corrêa
Agora é só colocar like/curtir como palavras proibidas e pronto, acabou a mendicância!
Lucas Sandoval
Google vai censurar opiniões no Youtube. Tudo em nome de "um mundo melhor". Renê Fraga sua empresa tá de brincadeira hein
Vagner Alexandre Abreu
Deveríamos criar a campanha "por um Brasil com comentários melhores - menos HUEBRBR, mais boas conversas". :)
Dante Marinho
Esses trolls e revolts só servem de conhecimento pra melhorar os sistemas de moderação.
Exibir mais comentários