Início » Brasil » Dilma disse na ONU que o Brasil sabe se proteger e por isso não tolera espionagem de outros países

Dilma disse na ONU que o Brasil sabe se proteger e por isso não tolera espionagem de outros países

Avatar Por

O Brasil tradicionalmente abre o encontro da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas com o discurso do chefe de estado. Nesta terça-feira (24), o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff foi particularmente interessante porque ela combateu com veemência a espionagem praticada por outras nações contra cidadãos brasileiros e a administração pública a partir do monitoramento de comunicações telefônicas e troca de mensagens eletrônicas. Dilma falava diretamente aos Estados Unidos.

Dilma abriu o encontro da Assembleia Geral da ONU (foto das Nações Unidas com tratamento de imagem por Thássius Veloso)

Dilma abriu a Assembleia Geral da ONU

A presidente fez um discurso duro no qual afirmou que o país não necessita da vigilância de outras nações no que tange ao terrorismo. "O Brasil sabe se proteger. Repudia, combate e não dá abrigo a grupos terroristas", disse Dilma sem rodeios. A mensagem clara responde às alegações americanas de que a espionagem ocorre simplesmente porque os Estados Unidos têm o dever de protegerem a si próprios e aos aliados. O pronunciamento de Dilma deixa claro que o país abre mão desse tipo de "proteção" oferecida por outro governo.

Não parou por aí. Dilma Rousseff declarou que a soberania de um país não pode se firmar em detrimento de outra soberania, nem que o direito à segurança estabelecido por um governo de fora pode ser mantido mediante a violação de direitos fundamentais dos cidadãos de outra nação. A presidente citou a violação de direitos humanos e direitos civis quando a espionagem se dá – em especial entre países que são parceiros entre si.

A Casa Branca é acusada de utilizar a comunidade de inteligência dos Estados Unidos mirando em cidadãos brasileiros, em corporações nacionais (leia-se Petrobras) e nas comunicações da presidente brasileira com assessores que compõem o alto escalão do governo. O programa Prism permitiu que mensagens e conversas em todas as esferas da vida pública fossem rastreadas e lidas pelos agentes de espionagem. Segundo Dilma em pronunciamento na ONU, tais medidas ferem o direito internacional.

Neutralidade da rede

A presidente Dilma falou sobre uma espécie de pacto pela governança tendo em vista as tecnologias por trás da web e também da rede mundial de computadores. Ela defendeu com especial atenção a neutralidade da rede. Esse é um dos pontos do Marco Civil da Internet que ainda não foi aprovado pelo Congresso. Na ONU, a chefe de estado disse que deve ser "inadmissível" qualquer forma de restrição no tráfego de dados baseada em motivações políticas, comerciais, religiosas ou de qualquer outra natureza.

Vale lembrar que, resumidamente falando, o princípio da neutralidade impede que um conteúdo seja tratado de maneira diferenciada em relação aos demais (talvez mais rápido que os outros, às vezes menos lento). A presidente disse nas Nações Unidas que questões puramente técnicas devem estabelecer a velocidade e a forma como um acesso às informações se dá.

Obama não estava no recinto

Embora o pronunciamento tenha sido feito para uma Assembleia Geral lotada, a presidente Dilma Rousseff não conseguiu falar com aquele que é responsável por comandar a inteligência dos Estados Unidos. O presidente Barack Obama não estava no recinto, mas sim em trânsito a caminho da sede da ONU em Nova York.

Pode não ser uma grande questão, pois possivelmente o corpo diplomático passará o resumo das alegações da colega brasileira. Entretanto, no campo da diplomacia os pequenos gestos, como não ouvir a fala de um parceiro, podem ser lidos com uma lupa que normalmente as pessoas "normais" (você e eu) não adotam neste tipo de situação.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

portela.thiago
O Brasil sabe se defender = chamar o exército em caso de guerra???? Discurso pra gringo ver msm, não vai mudar nada!
Robersoncld
Isso não vai dar em nada, assim como os corruptos vagabundos, salafrários bandidos dos mensaleiros que nem vão pra cadeia por ser absorvidos por esta máfia que está no poder, esses juízes estudam tanto pra fazerem merda. Brasil não abriga terrorista, mais abriga coisa pior, políticos corruptos bandidos grandes que deveriam ir pra cadeia, mas como essa lei de merda não é reformulada a seculos fica como está, passando mão na cabeça de bandidos que roubam dinheiro do trabalhador brasileiro. O salário deles podem aumentar o quanto eles quiserem, agora aumentar salário de um pai de família, trabalhador que da duro dia a dia, batalha pra conseguir seus objetivos, pra aumentar salário desses gera inflação há vá a puta que o pariu esses políticos de merda, eu estou desacreditado da politica desse país, dos políticos desse país. Chega época de eleições, brasileiros esquecem tudo, muitos tem memória RAM apaga-se ao desligar (dormir). Esquecem quem foi fulano o que ele prejudicou para a nação. Presidente, quem revelou espionagem foi Eduardo Snowden é não o Brasil que descobriu,faça meu favor neh. Brasil não investe em tecnologia, não investe em TI em capacitação dos profissionais que lá estão, órgão governamental não gosta de gastar dinheiro com algo que esta escondido ao olho do público. Falta investimento em TI, se brincar os softwares que estão nesses órgãos de governos á maioria são piratas, erro já começa por ai. Investe presidente em capacitação de profissional de TI, investe em infraestrutura, valorize estes profissionais da tecnologia, alias, valorize não só os que estão lá dentro, mais regulariza está área de TI no Brasil. Ai vem a mídia brasileira é diz, há presidente Fiona ROusseff subiu para 38% nas pesquisas, há vá, que pesquisas são essas que nunca vimos, essas pesquisas rolam dinheiro pra que se manipule o brasileiro besta que acredita, chega eleição e tem gente que diz: há fulano roubou mais fez algo, há vá pqp odeio quando ouço isso, faça um favor cidadão que diz isso, rasgue seu titulo de eleitor, se jogue de um penhasco mais não fode o resto dos brasileiros que estão de olho no que acontece nesse país, o que fazem com ele. Resumindo, este comentário não vai passar de um desabafo, uns vão criticar, outros não e se algum parlamentar ver isso, não irá ter importância alguma, assim como tudo que acontece neste país. Cade a segurança que temos, bandidos tem mais valor, a lei protege. Vai uma mãe pegar o que não lhe pertence no mercado, pode ser um alimento pra alimentar seu filho faminto, é preso na hora, agora um parlamentar desses rouba bilhões e vão pra julgamento pqp QUE PAÍS É ESSE .... É A PORRA DO BRASIL.
Marcelo Coelho
Concordo com você! Dilma falar que não é a favor de terrorismo, mas ela mesmo foi uma das maiores do Brasil. Dilma falar em "limites para espionagem": é algum tipo de piada?! Alguém ou alguma empresa ou algum pais deixar ser espionado?! Acho que ela está fazendo fumaça para esconder as reais necessidades do pais. O povo é que não pode esquecer nada que acontece.
Edmilson Junior
O interessante foi que eu vi o discurso dela e a cada frase do que ela dizia que se devia fazer ou não eu me lembrava de notícias do nosso governo fazendo exatamente o oposto. O dia que tivermos ao menos uma empresa de semicondutores eu posso pensar em sonhar que isto um dia acontecerá.
Michel Malva
Como assim ? pra que fazer isso tudo, se os EUA já manda na ONU ? uhauahuhahuhuauh cada uma...
Carlos Alex
Eu tb tava sentindo falta do bom e velho português.
Thimachlima
Tudo é muito bonito e poético. Mas vamos lembrar de algumas coisas: A Presidente Dilma tem que se lembrar que ela participou do sequestro do embaixador americano na época da ditadura militar. Acha que a Casa Branca deixaria isso barato? Sem contar que ela, apesar de não ser a única que governa o país, deveria olhar o que está acontecendo: manifestações, violência exacerbada, os furos da preparação do Brasil pra Copa do Mundo (que o povo também DEVERIA ESTAR DE OLHO, mas estão nem aí) e Olimpíadas, o dragão da inflação que está só preparando para baforar um siroco de chamas na economia brasileira e ainda a atitude de nossos representantes (cuja culpa é somente do público, sejamos sinceros) a votar leis absurdas na calada da noite, numa completa censura. A eterna política paradoxal: Fala uma coisa e faz outra diferente. Que por sinal, é uma política beeeeeeeeeeem parecida com a dos EUA: um grupo de escravocratas que queriam ser livres. Por isso que eu bebo.
Josiel Hen
Soberania, Brasil é País sem futuro, conceito de fênix não se aplica a este país, me poupe Dilma.
Marcos Vinícius
humm.....baitola!
Leonardo Domingues
Foi um bom discurso, mas só, no final vai ficar como está hoje.
Adriano Northingan
hum legal Dilma, mais diz como vc protege o cidadão brasileiro dentro do seu proprio BRASIL, pq olha violencia aqui no brasil ta meio feia vc não acha.
Raphael Rios Chaia
"O Brasil sabe se defender".... Isso vindo de um pais que NÃO tem marco regulatório de internet, e que levou 12 anos para aprovar um projeto de lei de crimes informáticos. Aham.
Tiago Gabriel
Mais investimento em defesa cibernética já, essa deve ser a resposta. É uma necessidade independente de ter sido espionado ou não e qualquer governo do mundo tem que se cuidar.
Luiz Ricardo Silveira
TA SERTO
Vinícius
Mas a ONU entre aspas já não é dos EUA ?
Victor Pencak
Gosto do Tecnoblog pq vocês escrevem Presidente, e não Presidenta. Obrigado :-)
Vinícius
Sim! Acho que vai acabar em guerra se os EUA atacar a Síria.
Eduardo Rocha
O Brasil, como prova de coerência, deveria fechar a ABIN. Ah, esqueci, o Brasil não é coerente. Os EUA deveriam também ser mais claros e dizer que o Brasil se aproveita das espionagem americanas, afinal, não temos nada nem de longe parecido no que se refere a inteligência. A copa e as olimpíadas estão vindo ai e, no que tange ao terrorismo, olha só, recebemos informações dos EUA. De mais a mais, até o momento, NENHUM conteúdo foi divulgado. Me parece muito mais tempestade em copo d'agua.
Bruno Di Castro
PSDBistas e PTistas se manifestando em qualquer tipo de notícia sobre a presidência.
Américo
Da Dilma eu esperava. Não espero é uma real resposta do Brasil.
Gregory Kubya
sim sim.. só espero que nao seja o google..
Gregory Kubya
só espero que nao acabe em outra guerra mundial.. apesar que eu acho que ta na hora dos eua entenderem que nao são os "donos do mundo"..
Henrique Ivo Caner
Escrevam o que eu vou dizer, a ONU vai cair e outro órgão de controle será criado e presidenciado pelos EUA
Marcelo Nunes
Tem que espionar esta comuna mesmo!
Josué L Souza
Interessante e concordo com tudo o que ela disse. Me surpreendeu, não esperava uma atitude assim da Dilma.
Vinícius
Esse 2013 foi um ano bem conturbado no cenário internacional, de crises à espionagem. Quero ver onde isso tudo vai parar
Natan Ramalho
Falou muito bem dilma,pena que a ONU é dos EUA .
Yuji Negoro
Uhum...senta la, Dilma...
Leonardo Amaral
Nós e mais uma cacetada de países - incluindo desenvolvidos - descobrimos somente pelo Snowden. #SindromeDePatinhoFeio
Thiago Roberto
Sabe né ? só descobriu porque o cagueta falou, se não, ela ainda estava sendo espionada