Início » Jogos » Kinect para controlar o Windows está sendo testado pela Microsoft

Kinect para controlar o Windows está sendo testado pela Microsoft

Avatar Por
6 anos atrás

O Kinect para Windows já existe há dois anos, mas, ironicamente, nunca foi utilizado para controlar o Windows. Em vez disso, seu uso costuma ser mais voltado a projetos na área de educação e saúde e, principalmente, pesquisas no Microsoft Research, os laboratórios de pesquisa da Microsoft. O próprio Kinect, inclusive, é produto desses laboratórios.

Uma dessas pesquisas pretende levar o sensor de movimentos para o desktop de quem utiliza Windows, de modo que ele possa desempenhar algumas funções no sistema operacional (e não apenas em alguns softwares especiais).

A intenção não é que os "controles" tradicionais (ou seja, mouse e teclado) sejam substituídos. Até porque, apesar de ter uma precisão boa, o Kinect não é nem um pouco tão preciso quanto um cursor - a própria chefe da pesquisa, Abigail Sellen, explica isso: "gestos são bons em serem bem casuais, expressivos. Eles não são bons em serem precisos. Toque é bom nisso, cursor é bom nisso. Não precisamos fazer essas coisas com gestos".

Em vez disso, o Kinect deve chegar como um complemento, como se fosse um atalho para algumas funções.  Algumas delas são alterar entre programas recém abertos, abrir a tela Iniciar e minimizar todos os programas. São todas coisas que você consegue fazer sem problemas e muito rapidamente com atalhos no teclado, então a ideia é fazer com que os movimentos do Kinect sejam intuitivos, rápidos e não se tornem cansativos.

O vídeo abaixo mostra na prática (inclusive algumas falhas):

Ainda vai algum tempo para que o "Kinect literalmente para Windows" chegue ao seu computador - isso se algum dia chegar, já que ele está em teste. Em todo caso, se você mal pode esperar para controlar seu computador no estilo Minority Report, o Leap Motion pode saciar sua vontade.

Com informações: The Verge