Início » Jogos » E a terceira (e última) revelação da Valve é… Steam Controller, o gamepad que vai interagir com as Steam Machines

E a terceira (e última) revelação da Valve é… Steam Controller, o gamepad que vai interagir com as Steam Machines

Avatar Por

É hoje! Finalmente, após uma semana cheia dos mistérios, a Valve revela seu terceiro segredo. Fazendo companhia ao SteamOS e ao Steam Machines, entra na dança o Steam Controller, um gamepad. O que, no contexto atual, faz bastante sentido, já que toda a parafernália anunciada pela companhia nessa semana é nada menos que um pseudo-console de videogame.

“Nós sabíamos como montar a interface, sabíamos como montar uma máquina e até mesmo um sistema operacional. Mas sempre sobrava o controle — nosso maior elo perdido. Nós percebemos cedo que nossas metas exigiam um novo tipo de tecnologia para controles — uma tecnologia que fosse capaz de fechar o buraco entre a sala de estar e o mesa do computador sem comprometer nada. Nós passamos então um ano experimentando novas formas de controlar e, agora, acreditamos que temos algo bom o suficiente para compartilhar e testar com vocês”, diz o site.

controller (1)

O Terceiro Segredo de GabeN possuirá trackpads clicáveis duplos, e, segundo a companhia, possui absorção muito maior do que a encontrada nos controles atuais. Ainda de acordo com o anúncio, a sensação do uso do controle “se aproxima ao patamar de um mouse de mesa” e não dá o tipo de resposta “visceral” de seus competidores no mercado – o que nos deixa muito curiosos. “Estilos de jogos que antes eram jogáveis apenas com teclado e mouse agora serão acessíveis do sofá. Estratégia em tempo real e em turnos. Jogos casuais centrados no cursor”, continua o comunicado.

Não espere um controle vibratório semelhante aos modelos da linha Dualshock, pois a Valve desenvolveu uma tecnologia própria até pra isso. A resposta háptica se dará por meio de dois imãs eletromagnéticos, que estarão ligados aos trackpads do controle. Ambos gerarão campos de força e vibração compatíveis com a velocidade, limite, textura e ações encontradas no jogo. Na descrição, lê-se que tal capacidade permitirá um controle mais preciso sobre frequência, amplitude e direção de movimento.

“É um canal de informação háptico de maior frequência do que existe em qualquer outro produto para consumidores que temos conhecimento. E feito um truque de boteco eles podem até tocar ondas sonoras e funcionar como caixas de som” – dá pra não amar essa menina Valve?

Dá pra ver, no meio do controle, uma tela. Essa tela, além de sensível ao toque, será de alta definição e muda de acordo com a necessidade do jogo, podendo virar um único botão ou apresentar menus, além de “modos que ainda não foram imaginados”, como diz o texto. Me parece algo semelhante ao gamepad do Wii U, mas em menor escala.

controller_schematic

Junto dos trackpads e da tela,  existem 16 botões físicos no controle, num esquema “ambidestro”, que torna a configuração para canhotos e destros muito mais simples (por que ninguém pensou nisso antes?).

O Steam Controller poderá ser utilizado em qualquer versão do Steam, não apenas no SteamOS, e pode dar lugar ao seu set de mouse e teclado, caso nem assim você se dê bem com gamepads.

Como todas as outras novidades da Valve até agora, o joystick foi “feito para ser hackeável”, ou seja, quem nasceu com um gene de professor Pardal também poderá modificá-lo. “Nós planejamos disponibilizar ferramentas que permitirão a participação dos usuários em todos os aspectos da experiência, desde o design industrial até a engenharia elétrica”, diz a Valve.

SteamOS e Steam Machines

O SteamOS foi anunciado na última segunda-feira, 23, e consiste em um sistema operacional próprio da Valve, baseado em Linux, que promete otimizar o processamento dos jogos lançados no Steam. O SteamOS pode ser instalado em qualquer hardware e deve ser lançado para testes em breve.

O que deixou muita gente perdida, no caso do sistema operacional, foi o fato da estrutura Linux não ser um padrão no desenvolvimento de jogos, ou seja, são poucos os títulos já encontrados no serviço da Valve que se dediquem a esse sistema. A solução que a empresa propôs para esse problema, até o momento, foi o streaming caseiro, em que o usuário roda o jogo em um computador com sistema operacional compatível, e transmite para uma outra máquina que rode o SteamOS.

Com a iminência de reclamações pela falta de praticidade do esquema, a Valve já anunciou que mais de três mil títulos já estão previstos para serem lançados no SteamOS.

A segunda parte das revelações ficou por conta do Steam Machines, hardwares customizáveis que rodarão o SteamOS. Segundo a produtora, as máquinas poderão ser utilizadas e adaptadas da forma que o usuário preferir. Rumores indicam que três categorias de computadores serão comercializadas, entre elas uma mais “light”, com hardware suficiente para reproduzir jogos, mas nada muito absurdo, e outra mais parruda, com um desempenho digno de um PC top de linha.

As inscrições para tentar fazer parte do teste beta do Steam Machines – e de seu controle, por tabela – já está aberta e continua até o dia 25 de outubro. Para participar, basta entrar na comunidade da Valve e seguir alguns passos como jogar qualquer título do Steam utilizando um gamepad no modo Big Picture.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Guilherme Hentz
Mesmo sendo um comentário de um ano atrás eu tive que responder com apenas 1 palavra: Nintendo
Carlos Alex
Pô, deram mais 6 curtidas. Agora vai pular direto pro HL9.
portela.thiago
Sinceramente, até q enfim uma inovação nos gamepads. Nenhum deles, ate hoje, havia pensado num design simétrico para real adaptação do usuário. O controle é neutro, não influencia ergonomicamente o usuário (não é o padrão forçado de sempre o direcional à esquerda e os comando à direita). Vai dar muita dor de cabeça pra Sony e MS, e logo vão copiar.
Edmilson Junior
Não jogo videogames há muitos anos mas não me parece confortável.
Rafael Da Silva
Vadim Vladimir ele é só mais um fanboy de merda ^^ fanboy de um controle ancião de quase 20 anos de uso com inovações que foram no mínimo toscas, apenas para dizer que ouve alguma coisa ,para não ficar para trás... Esse controle será o melhor! pois trás total inovação tudo o quê as outras empresas tiveram medo de tentar . Nosso Gabe veio trazer, assim como quando ele com HL1, posteriormente com a source engine e a Steam e HL2 e TF 2 . Ninguém nunca entende no começo os planos da valve justamente porquê ela sempre está à frente de seu tempo!
rodrigosticpa
Você não entendeu a mensagem.
Daniel Santos
Carlos Alex Haha, vi a primeira imagem e logo pensei "porque diabos estão mostrando as costas do controle?"
Daniel Santos
Carlos Alex Haha, vi a primeira imagem e logo pensei "porque diabos estão mostrando as costas do controle?"
Denis Franco
sempre achei touchpad a melhor solução pra mirar desde que comprei meu xperia play, mirar com o dedao esquerdo no touchpad e atirar com R1, muito melhor que alavanca.
Vadim Vladimir
Daniel Neves Ele deve ser filho do Gabe com a Mãe Diná... kkkkkkkkkkkkkkkkkk
daniellz
Eu achei legal, já estou muito acostumado com os DualShock, mas acho também que já está na hora de evoluir, se não vier muito caro, vou comprar pra testar =)
PedroBoh Wege
Pra mim parece muito louco, e é óbvio que os proximos lançamentos da valve usarão totalmente os recursos do SteamOS + Machine + controller, mas, realmente, dá uma dorzinha no coração saber que não tem nada de HL3 ainda...
Vitor Hugo Mattos
Vai fazer uma sopa pa nois.
Nislan de Souza Cerqueira
Queria muito HL3 E L4D3 mas sei da necessidade da Steam se adaptar para não sair do mercado, M$ conseguiu ganhar um rival que tem muito carisma com o publico, desde 2007 sou usuario Steam e não me arrependo, Quando sair o console e o controle isso que tenho um computador interessante para 95% dos jogos, vou comprar nem que para isso tenha que vender um rim... o/ viva o Steam
Carlos Alex
Mas confesso que fiquei na dúvida onde é a parte da frente/trás dele.
Exibir mais comentários