Início » Aplicativos e Software » Rumor do dia: Microsoft planeja unificar as lojas de aplicativos do Windows Phone e do Windows 8

Rumor do dia: Microsoft planeja unificar as lojas de aplicativos do Windows Phone e do Windows 8

Emerson Alecrim Por

É inegável o efeito que as lojas de aplicativos têm para o sucesso das plataformas, especialmente as móveis. A criticidade do assunto é tão grande que, nesta semana, vazou a informação de que o chefe de sistemas operacionais da Microsoft, Terry Myerson, teria levantado em uma reunião a possibilidade de unificar as lojas do Windows Phone e do Windows 8.

Sim, a ideia é fazer com que a Windows Store e a Windows Phone Store se tornem uma só loja de apps. Não há detalhes sobre como a iniciativa irá funcionar, caso realmente seja implementada, mas é presumível que, ao acessar a loja a partir de um aparelho com Windows Phone, o serviço mostre automaticamente aplicativos compatíveis com a plataforma, fazendo o mesmo em relação a laptops, desktops e tablets com Windows 8.

Windows Store

A loja também seria capaz de indicar a versão adequada de aplicativos que contam com versões para várias plataformas. Assim, caso o usuário queira baixar o Skype, por exemplo, precisaria acessar apenas um único endereço, não importa se a ideia é instalá-lo no Windows Phone ou no o Windows 8.

Mas a dúvida mais importante é: por que a Microsoft faria esta unificação? Os motivos não estão claros, mas dá para cogitar que esta seria uma maneira – não muito legítima – de aumentar a quantidade de apps da loja, afinal, este aspecto é uma das medidas de popularidade deste tipo de serviço.

Outra razão, mais sensata, porém mais remota, seria um suposto plano da Microsoft de disponibilizar aplicativos que funcionam em ambos os sistemas. É difícil, mas não impossível – dá para utilizar máquinas virtuais para isso, por exemplo.

Há ainda mais uma hipótese: esta seria uma decisão natural relacionada às especulações recentes sobre o Windows RT (ou qualquer nome que a versão futura deste sistema venha a ter) ser o substituto do Windows Phone. Vale lembrar que, quando o Windows Phone 8 foi anunciado, uma de suas características destacadas pela Microsoft é um núcleo comum com o Windows 8. O movimento todo teria começado aí.

Por enquanto, não há nenhuma confirmação da Microsoft em relação ao assunto. De qualquer forma, os rumores apontam que esta loja unificada poderá surgir já nas próximas atualizações do Windows Phone e do Windows 8 (no caso, o Windows 8.1), devendo começar a funcionar de maneira efetiva a partir de 2014.

Com informações: ExtremeTech

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Metallic Munna

I'm still using Windows 8.1 Phone but i wish to try Windows 10 Mobile but noway to upgrade from Windows 8.1 OS to Windows 10 on Mobile. But on desktop OS, Windows 8.1 is best: http://www.coreyz.com/Micro...

Thiago dos Santos
Meu sonho é a unificação com a loja do xbox, que os jogos universais PC e Xbox sejam vendidos como software e assim consigam uma redução de impostos, teoricamente se um jogo de pc rodar no console ele entra com o preço de jogo de PC e isso seria fantástico.
Wellington Gabriel de Borba
Acho que havendo uma única loja, são cargos a menos, diretorias a menos, decisões a menos, problemas menos, novas soluções a menos e tudo mais a menos, mas que aumenta a eficiência da empresa. Como isso chama mesmo? Ah, sinergia!
Vitor Spinofeless
Tem muitos aplicativos que tem no Windows Phone e não tem no Windows 8 comum e vice e versa. Creio que seja mesmo para aumentar a quantidade de aplicativos. A Apple já faz isso e se sai muito bem assim....
Victor Vasco
Então, eu por exemplo comprei dois games para windowsphone 8, asphault 7 e rayman jungle run. ambos jogos tem para windows 8.Porém para joga-los no desktop, eu teria que compra-los de novo... Isso faz sentido pra alguem?? Com toda certeza a store deveria ser unificada. ou só eu tenho esse problema?
Raphael Rios Chaia
''Mas a dúvida mais importante é: por que a Microsoft faria esta unificação?'' Pelo mesmo motivo porque a loja de apps do iPhone e do iPad é uma só oras. Unificação dos sistemas, e garantir relevância ao Windows RT dentro do ecossistema. Windows Phone -> iPhone Surface 2 -> iPad Surface Pro -> MacBook Air Se for pensar bem, faz todo o sentido.
Maurício Rodrigues
Espero que vingue.
Pedro Maich
Tava pensando justamente nisso hoje, é que tem aplicativos que comprei no celular que também estão disponíveis para o PC, mas teria que compra-los novamente. Seria muito bom se acontecesse essa unificação.
Marcello Pek Di Salvo
eu só queria que eles disponibilizassem Hexic pra mais plataformas...
Vinicius Kinas
Acho que a idéia é fazer o desenvolvedor pagar só uma anuidade, não? Do jeito que tá hoje, quem quiser disponibilizar aplicativos nas lojas tem que ter dois cadastros e pagar por duas contas de desenvolvedor.