Início » Brasil » Oi e Portugal Telecom se fundem para criar gigante das telecomunicações

Oi e Portugal Telecom se fundem para criar gigante das telecomunicações

Avatar Por

Já era esperado e foi oficializado na calada da noite. A operadora brasileira Oi e a operadora portuguesa Portugal Telecom (PT) assinaram um memorando de entendimento que na prática sinaliza para a fusão entre as duas companhias, criando uma gigante multinacional das telecomunicações. A intenção é de criar a CorpCo, uma holding que concentrará tanto as operação da Oi quanto da PT.

O comunicado divulgado pela Oi informa que a sede da CorpCo será no Brasil. Ele também estabelece a continuidade das marcas comerciais Oi e PT Telecom nos respectivos mercados. Além de Brasil e Portugal, a fusão inclui ainda algumas operações na África. Quem comandará a nova empresa global será Zeinal Bava, o atual presidente da Oi e que já tinha sido presidente da Portugal Telecom no ano passado.

Oi e PT Telecom

Vamos aos números? Juntas, as empresas operam em nações que concentram 260 milhões de habitantes e têm mais de 100 milhões de clientes nestes mercados. Com a fusão, haverá a consolidação de funções que se repetem nas duas companhias, o que deve gerar "sinergias" de R$ 5,5 bilhões. Em outras, as empresas deixarão de ter este gasto com funções e departamentos que atualmente existem nas duas companhias. Sim, possivelmente algumas pessoas serão mandadas embora devido à operação.

A CorpCo será listada no segmento de Novo Mercado da Bolsa de São Paulo, na bolsa Euronext de Lisboa e também na bolsa de Nova York.

Vale lembrar que a PT Telecom se aproximou da Oi em 2010, logo depois de ser consolidada a fusão entre Telemar/Oi e Brasil Telecom. Naquela época, o negócio para que os portugueses adquirissem 22,4% do capital da operadora brasileira movimentaram R$ 8,4 bilhões.

As mudanças mais significativas devem ocorrer a partir do primeiro semestre do ano que vem. E por que não lembrar? Na semana passada, o grupo Telefónica anunciou o aumento da participação na Telecom Italia na Europa. Ainda não se sabe como este negócio pode afetar as atuações da Vivo e da TIM no Brasil. Fala-se no mercado em uma fusão entre as duas operadoras.

Leia abaixo a íntegra do fato relevante divulgado pela Oi.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Nuno Pereira
Respeito muito o Pais Brasil... e o seu povo... comparando a Portugal... o Brasil é um pais muito grande e está em ebulição sendo também um pais de grandes oportunidades mas meus amigos reparei em alguns comentários que não têm quaisquer fundamento... 1º - foi a PT que investiu na OI e não o contrario com a venda da VIVO por 7.5 milhões de euros a PT investiu cerca de 2.8 milhões na OI 2º Grande parte dos investidores serão Grandes empresas portuguesas, principalmente os Bancos de Portugal... 3º A PT é uma das maiores operadoras de Telecomunicações da Europa... Tem um Centro tecnológico/Inovação na cidade de Aveiro... (Portugal)...Tem Participações em empresas de telecomunicações em mais de 15 países... temo o 3º Maior Data Center do mundo... onde a OI já fornece a Claud e tem o melhor serviço de TV+Net+Voz ( Fibra Óptica ) considerado o melhor do mundo... sendo que já estiveram reunidos em Portugal as operadoras ... Espanha... China... Japão.. Koreia... EUA... entre outros... por isso nos em portugal não utilizamos as linhas nem as net dos EUA... mas para isso ao longo dos últimos 6 anos a PT investiu nesta tecnologia ( Fibra) quase 3 mil milhoes de euros... sendo que actualmente Portugal é um dos países mais evoluídos do mundo no que toca a telecomunicações sendo o 3º pais do mundo com mais fibra óptica instalada por habitante... 4º Esta fusão com a OI serve para que a PT se torne uma das 20 maiores empresas do mundo de telecomunicações e tenha mais força para crescer... este negócio é muito rentável para as 2 empresas... se assim não acontece-se acredito que as grandes empresas de Telecomunicações fizessem um OPA sob a PT...conforme tentaram mas sem sucesso em 2006... e a OI que está numa situação de falência técnica poderia passar por vários problemas tendo a OI uma divida avultada que ronda os 23 mil milhões de euros... 5.º A PT já tem assegurado até 2018 mais injecção de capital na OI ou seja serão investidos mais 3 mil milhões de euros... para alicerçar o Capital até 2020 a OI terá 50% de capital Brasileiro e 50% de capital Português... 6-º Dentro de 2 anos o povo Brasileiro... estará satisfeito com o serviço que vai usufruir de TV+Net+Voz... será 100 vezes superior ao que vocês tem agora...alem que esta fusão ira criar milhares de postos de trabalho... um abraço... do outro lado do oceano Atlântico....
portela.thiago
Tava demorando em zoar nossos amigos lusitanos...
Pablo Alcantara
A GVT abandonou o Brasil pra cuidar só de São Paulo, já que segundo dizem, só em SP ela pode ter mais clientes que no resto do pais todo.
Pablo Alcantara
A GVT tá uma tristeza... Fiquei muito feliz quando mudei da OI pra GVT... Algum tempo depois troquei a SKY pela GVT TV... e meses depois troquei tudo pela NET e GVT eu nao quero nem o cabo de telefone dele..
Ricardo Trento
corrigindo PT no nome kkk
Ricardo Trento
Vixi se tem PT no meio vai sair merda kkkk
Vagner Alexandre Abreu
Não, Tim Vivo :p (Racional :p )
Victor Carvalho
Fui cliente da PT Telecom em Portugal e o serviço era muito bom (assinava internet fibra 100mb residencial por 40 euros), inclusive conheci brevemente a sede da subsidiária PT Inovação (eles projetam o próprio hardware de decoder de tv digital, modem fibra otica, além de vários tipos de software). O serviço é incomparavelmente melhor que o que conheço das operadoras aqui no Brasil, assim como a PT Inovação parece prestar bons serviços. Só espero que eles melhorem a OI e não a OI piore a PT haha
Bruno De Blasi
Tô com pena dos portugueses e africanos.
Everton Luiz Gomes
Eu já previa isso há alguns anos... A OI já vinha dando sinais disso. A OI, já vinha fornecendo seus serviços de uma forma, como eu diria... um tanto quanto lusitana nos últimos anos, se é que vocês me entendem !
@
Só se for em outro lugar do mundo. Aqui não vai mudar nada, ou você a essa altura ainda tem esperança de melhoras?
@
GVT só vivendo do nome que conquistou há algum tempo atrás. O serviço é uma bosta atualmente.
Anderson Oliveira
Pelos valores foi a OI que comprou a PT. Quanto a internet, todos usam a internet americana.
Anderson Oliveira
GVT outra merda, toda segunda feira a internet cai, parece que o final de semana na GVT tem três dias
Meichel Dias Teixeira
Espero que essa fusão traga mutanças para o setor. Que traga melhores condições aos trabalhadores do setor.
Andre Souza
Parabéns aos envolvidos, agora a qualidade MERDA da Oi se espalhará pelo planeta! Só espero que não comprem a GVT... ¬¬
Evandro Begati
E a qualidade vai continuar ó... Aquela merda.
Ricardo Goulart
Esta fusão terá como objectivo oferecer ao brasil uma internet que não a dos U.S.A, para evitar espionagem.... *Shhhhhiu..*
Richard Mathias Aguiar
Eu só quero saber se vai melhorar os serviços e se vai baixar os preços.
Luciano Carvalho
Da fusão entre a Vivo e a Tim surgiria a Vivim?