Início » Brasil » Procon-SP notifica Americanas, Submarino e Shoptime após instabilidades nos servidores durante promoção

Procon-SP notifica Americanas, Submarino e Shoptime após instabilidades nos servidores durante promoção

Black Night prometia oito horas de produtos com descontos de até 80%

Por
5 anos atrás

A Fundação Procon-SP enviou uma nota à imprensa informando que notificou a B2W nesta quarta-feira para prestar esclarecimentos sobre os problemas técnicos ocorridos durante uma promoção realizada na noite de ontem, chamada Black Night. O grupo B2W é responsável pelas lojas online Americanas.com, Submarino e Shoptime.

Americanas.com, Submarino e Shoptime fizeram entre as 22h de ontem e 6h de hoje uma promoção chamada Black Night. Nas palavras das lojas da B2W, trata-se de uma “prévia da maior liquidação do ano”, a Black Friday, que este ano acontece no dia 29 de novembro. A Black Night prometia descontos de até 80%.

Só que a promoção não aconteceu como esperado: muitas pessoas reclamaram que não conseguiam acessar as lojas da B2W ou finalizar suas compras durante a Black Night, provavelmente devido ao alto número de acessos, que sobrecarregou os servidores. No Twitter, dezenas de pessoas publicaram suas reclamações.

Black Night: páginas de erro e dificuldades para finalizar a compra

Black Night: páginas de erro e dificuldades para finalizar a compra

O Procon-SP solicitou que a B2W explique os motivos e a duração da instabilidade, a quantidade de consumidores afetados, a quantidade de reclamações recebidas no SAC em decorrência da falha, as providências adotadas para sanar o problema e as providências que serão tomadas para compensar os clientes que não conseguiram fazer as compras. Se forem comprovadas irregularidades, a B2W poderá ser multada pelo órgão.

O diretor executivo do Procon, Paulo Arthur Góes, critica a falta de planejamento em grandes promoções de lojas online: “mais uma vez fica evidente o despreparo para atender o volume de consumidores que só aumenta em ações como esta, o qual só existe em razão da expectativa gerada pelo próprio fornecedor, denotando planejamento inadequado”.

Entramos em contato com a B2W, que decidiu não comentar o assunto.

Atualizado às 16h50.