Rumor do dia: Amazon está desenvolvendo dois smartphones, um deles com interface 3D

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 5 dias

Os rumores de um possível smartphone da Amazon existem há mais de um ano, mas agora eles estão sendo cada vez mais frequentes e detalhados. Dessa vez, o TechCrunch afirma que a Amazon está preparando dois aparelhos: um de baixo custo, com uma versão adaptada do sistema operacional do Kindle Fire, agora chamado de FireOS, e outro topo de linha, que terá uma interface 3D.

As primeiras pistas do tal smartphone com interface 3D, chamado internamente de Project Smith, foram publicadas no Wall Street Journal em maio, mas agora nós (achamos que) sabemos mais detalhes sobre ele, com base em algumas informações publicadas no Hacker News e corroboradas pelo TechCrunch.

Smartphone da Amazon: agora vai, Jeff Bezos?
Smartphone da Amazon: agora vai, Jeff Bezos?

O primeiro detalhe é que o Smith não teria uma tela 3D. Na verdade, ele viria com quatro câmeras frontais, uma em cada canto do aparelho, para rastrear os olhos e a cabeça do usuário. Dessa forma, seria possível movimentar a interface para dar uma impressão de 3D. Parece algo como o efeito parallax do iOS 7, mas usando o ponto de vista do usuário como referência, não os sensores de movimento, o que geraria um efeito com maior precisão.

O Smith, que não deve ser lançado este ano, ainda teria outro recurso integrado ao sistema: um software de reconhecimento de imagem permitiria que um usuário tirasse foto de qualquer objeto real e fosse levado à loja da Amazon para obter mais detalhes e efetuar a compra. Bem mais prático (e legal) que tirar fotos de códigos de barras, como os aplicativos existentes atualmente.

O segundo smartphone que estaria em desenvolvimento pela Amazon é o Project B. Este seria um aparelho de baixo custo que rodaria uma versão adaptada do FireOS, mas ainda não há muitos detalhes sobre ele: o TechCrunch diz que os funcionários que estão testando o dispositivo só podem usá-lo dentro das instalações da Amazon, e mesmo assim há uma carcaça de metal protegendo o aparelho, para evitar que o design final vaze antes da hora.

A Amazon ainda não se pronunciou sobre o assunto. No mês passado, a empresa negou os rumores de que lançaria um smartphone “gratuito” em 2013.

Receba mais sobre Amazon na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados