Feed do Instagram: o que é, como funciona e os tipos de visualização disponíveis

Publicações do Feed do Instagram são ordenadas por algoritmos na tela inicial do app; entenda como são feitas as classificações e sugestões de conteúdo

Ana Marques
Por
Feed do Instagram reúne fotos e vídeos compartilhados por quem você segue (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Feed do Instagram mostra fotos e vídeos publicados por outros usuários da rede social. A seção é considerada uma das partes centrais da plataforma, e aparece na tela inicial do aplicativo.

O conteúdo de perfis e hashtags que você segue tem prioridade no Feed do Instagram. Entretanto, a rede social também exibe anúncios e posts recomendados com base nas suas atividades.

Além do Feed padrão do Instagram, ordenado por algoritmos, você ainda pode alternar entre visualizações com ordem cronológica, que mostram posts mais recentes primeiro.

A seguir, o Tecnoblog explica em detalhes o que é o Feed do Instagram e como ele funciona.

O que é Feed no Instagram?

O Feed do Instagram é uma seção do aplicativo que reúne as atualizações de fotos e vídeos publicados por usuários que você segue na rede social. Além disso, o Feed mostra anúncios e recomendações de posts de contas que você não segue com base nos seus interesses.

Você pode interagir com publicações de outros usuários no Feed por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos. O algoritmo do Instagram identifica as contas com as quais você mais interage e leva isso em consideração ao ordenar os posts na tela inicial do app.

Tela inicial do Instagram exibe o Feed da rede social com publicação sugerida
Publicações do Feed do Instagram são exibidas na tela inicial do app (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)

Onde fica o Feed do Instagram?

O feed do Instagram fica na tela inicial da plataforma. Para acessá-lo pelo aplicativo do Instagram, basta tocar no ícone de casa, no canto inferior esquerdo da tela.

Feed do Instagram pode ser acessado pelo ícone de casa, que leva à tela inicial do app

No Instagram Web, você pode acessar o feed do Instagram tocando na seção “Página inicial”, na barra lateral esquerda.

Como acessar o Feed do Instagram pela web

Ao publicar uma foto ou vídeo no Feed do Instagram, o conteúdo fica exposto em um mural no seu perfil, sem prazo para expiração. É comum referir-se a essa seção como “Feed” ao buscar formas de organizar o Feed do Instagram. Mas, tecnicamente, o nome desta área é “Grade do Perfil”.

Grade do Perfil exibe fotos e vídeos compartilhados no Feed do Instagram

Onde ficam os Favoritos do Instagram?

Para acessar o feed de Favoritos do Instagram, você deve ir até a tela inicial do app, tocando no ícone de casa e, em seguida, tocar sobre o logo do Instagram, no canto superior esquerdo. Por fim, toque em “Favoritos”.

Feed de Favoritos do Instagram pode ser acessado a partir da logo da rede social, na tela inicial do app

Nesta seção, você poderá adicionar perfis aos seus favoritos do Instagram para visualizar suas atualizações de conteúdo em ordem cronológica.

Não é possível acessar o feed de Favoritos pelo Instagram Web.

Como funciona o Feed do Instagram?

As publicações do Feed do Instagram são exibidas em uma ordem definida por algoritmos. Para classificar as fotos e vídeos que aparecem sua tela inicial, esses algoritmos analisam uma série de sinais e prevêem o que você provavelmente gostaria de ver primeiro.

O Instagram explica que existem “milhares de sinais” que são considerados pelos algoritmos de classificação para definir a ordem as fotos e vídeos que aparecem no seu Feed, como:

  • Informações do post: quantidade de curtidas, compartilhamentos e comentários, horário e data de publicação, localização, duração do vídeo, entre outros sinais;
  • Atividade do usuário: o Instagram identifica padrões em posts que tiveram engajamento do usuário para ranquear e recomendar tópicos semelhantes;
  • O histórico de interação com alguém: a rede social define o interesse do usuário nas publicações de outra pessoa, isso é mensurado a partir de interações, como a troca de comentários, por exemplo.

O atual Feed substituiu a antiga timeline do Instagram, que exibia as atualizações de conteúdo das pessoas que você segue em ordem cronológica. Essa mudança foi um dos marcos da história do Instagram, e se deve à enorme quantidade de conteúdo publicado todos os dias na rede social.

 “(…) tornou-se impossível para a maioria das pessoas ver tudo, muito menos todas as postagens que lhes interessavam. Em 2016, as pessoas estavam perdendo 70% de todas as suas postagens no Feed, incluindo quase metade das postagens de seus contatos próximos. Por isso, desenvolvemos e introduzimos um Feed que classifica as postagens com base no que é mais importante para você.”

Adam Mosseri, CEO do Instagram

Ainda é possível acessar o feed cronológico do Instagram por meio das visualizações “Seguindo” e “Favoritos”. Entenda mais sobre cada uma delas a seguir:

  • Seguindo: exibe as atualizações de conteúdo de todos os perfis que você segue no Instagram em ordem cronológica, começando pelas mais recentes.
  • Favoritos: exibe as atualizações perfis que você incluiu na lista de Favoritos do Instagram em ordem cronológica. Seus favoritos também aparecem mais acima no feed inicial do Instagram.

Como posso interagir com posts do Feed do Instagram?

Por padrão, é possível curtir, comentar, compartilhar uma salvar uma publicação do Feed no Instagram. Esses sinais de engajamento também são utilizados pela rede social na hora de organizar e classificar o conteúdo que aparece na sua tela inicial.

Por que não consigo comentar em um post do Feed no Instagram?

O autor da publicação pode optar por bloquear comentários de pessoas específicas no Instagram, o que pode ter impedido o seu comentário. Além disso, o dono do post também consegue desativar os comentários da foto ou vídeo no Instagram, para que o conteúdo não receba mensagens de nenhum usuário da rede social.

Posso destacar comentários de outras pessoas nos meus posts do Feed?

Sim. Você pode fixar comentários no Instagram para mantê-los na primeira posição, dando destaque à interação feita por outro usuário no seu post.

Como escolher o que aparece no Feed do Instagram?

O Feed do Instagram exibe o conteúdo postado por pessoas que você segue, contas sugeridas e anúncios. Não é possível escolher exatamente o que aparece no seu Feed principal, mas você pode moldar seu comportamento na plataforma para ajudar o algoritmo a identificar suas preferências, melhorando os resultados que aparecem na sua tela inicial.

Veja algumas ações que podem melhorar o que aparece no seu Feed do Instagram:

  • Adicionar amigos à lista de Favoritos do Instagram: o Instagram prioriza no Feed as contas que você adiciona aos Favoritos. Adicione até 50 perfis à lista para acompanhar de perto suas atualizações.
  • Silenciar publicações de amigos no Instagram: você não precisa deixar de seguir uma conta para parar de ver suas publicações. Basta silenciar o perfil para que as fotos e vídeos publicados por alguém não apareçam no seu Feed.
  • Desativar publicações recomendadas pelo Instagram: essa ação impede que o Instagram sugira posts de contas que você não segue no seu Feed por 30 dias.
  • Bloquear sugestões sobre assuntos específicos no Instagram: você pode criar filtros para evitar posts recomendados sobre um assunto específico. O bloqueio não é aplicado às publicações de contas que você segue na rede social.
  • Ativar o feed cronológico no Instagram: caso não queira ver anúncios ou posts sugeridos no Instagram, dá para navegar pelas visualizações Seguindo ou Favoritos, que mostra as atualizações de quem você segue em ordem inversa de publicação, isto é, começando pelas fotos e vídeos mais recentes.
  • Marcar “Não tenho interesse” em conteúdos sugeridos: basta tocar nos três pontos acima da publicação sugerida e escolher a opção “Não tenho interesse” para ver menos posts da conta e tópicos semelhantes.

Quais formatos de conteúdo aparecem no Feed do Instagram?

O Feed do Instagram exibe publicações de fotos, vídeos e carrosséis (compilado de fotos e/ou vídeos em um mesmo post) feitas a partir da aba “Publicação”, além de vídeos do Reels.

Qual é a diferença entre Feed e Reels do Instagram?

O Feed reúne fotos e vídeos compartilhados principalmente por pessoas que você segue. Já o Reels do Instagram exibe vídeos curtos (até 90 segundos) em uma rolagem infinita, e é focado em descoberta de conteúdo, como a página For You do TikTok.

O Instagram tem ferramentas de edição diferentes para posts do Feed e do Reels. Porém, qualquer vídeo de até 15 minutos postado individualmente no Feed pode usufruir das ferramentas do Reels.

Qual é a diferença entre Feed e Stories do Instagram?

Os posts que você compartilha com seguidores no Feed do Instagram são fotos e vídeos que ficam expostos na grade do seu perfil sem prazo para expirar. Já os Stories do Instagram são posts temporários que somem após 24 horas.

Além disso, esses conteúdos se diferem no formato e duração: posts do Feed têm formato 4:5 (retrato) ou 1:1 (quadrado), enquanto Stories são pensados para o formato 9:16 (vertical); vídeos postados no Feed do Instagram podem ter até 60 minutos, já os Stories têm duração máxima de 90 segundos.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados