Aconteceu hoje em São Paulo o Autodesk University, evento voltado para quem trabalha com tecnologia 3D. Mirando esse público, a HP aproveitou para anunciar a chegada do ZBook 14, a primeira workstation ultrabook do mundo, que junta configuração potente e mobilidade.

O hardware do computador varia de acordo com a necessidade de quem adquirir, podendo chegar a até 16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento. Ele tem processador i7 Haswell dual ou quad-core e placas de vídeo das linhas Nvidia Quadro ou AMD FirePro. Nas conexões, quatro USB 3.0, uma DisplayPort e leitor de Smart Card. A tela, como o nome indica, tem 14 polegadas e resolução Full HD com proteção anti-reflexo.

Tudo isso cabe dentro de um corpo extremamente compacto de ultrabook: ele pesa cerca de 1,6kg e tem 2,1cm de espessura. A construção é em alumínio com algumas partes de plástico emborrachado e o design é muito bonito. Saltam aos olhos a presença de um trackpoint além do touchpad e um leitor biométrico para segurança.

O sistema operacional do que estava sendo exposto era Windows 7 por causa da compatibilidade com os softwares instalados para demonstração, como um técnico explicou. Mas, claro, também há versões com Windows 8.

A parte mais bacana é a facilidade para fazer mudanças no hardware. Sem nenhuma ferramenta, é possível abrir a tampa e alterar as peças que forem necessárias. Apesar de ser fácil, vale lembrar que mexer no hardware de um notebook não é uma tarefa simples e, se não souber o que está fazendo, é melhor pedir ajuda para alguém que saiba.

hp zbook 14 12

O ZBook 14 foi lançado no exterior há um mês e chega rapidinho ao Brasil: ele começará a ser vendido em novembro com o preço inicial de R$ 6.999. Mas vale lembrar que ele tem foco em trabalho: se você procura um notebook extremamente compacto para carregar seus games para lá e para cá, pode não ser a melhor opção, já que seu hardware não é otimizado para jogos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Octavio Ferreirinha
Lindo, aparência sólida, hardware respeitável, e muitas opções para ser modificado, ainda vou ter um!
Willian Lemos
E é um item que nunca vi ninguém usando, trackpoint é um legado da IBM que insistem em usar só para dizer que é máquina para trabalho.
Jeferson Brunetta
Será que esse HP tbm funciona como sanduicheira??
Victor Leonardo Oliveira
Só trocar a placa de vídeo e pimba, um notebook para jogos.
Mike Metralha
Não sei explicar o porquê, mas todos os computadores voltados ao uso profissional que já usei vem com isso. Me lembra aquela coisa linda vermelha no meio do teclado dos IBM ThinkPad.
Anderson R. Batista
Para o padrão exigente hoje, está parecendo modelo do passado, GROSSEIRO demais!
Everton Matos
Sério HP... precisa colocar um trackpoint?!?!? ¬¬'
Mauricio Junior
Feio e grosso. Não é ultrabook.
Rodrigo Pera Contar
Só porque é para trabalho não significa que não pode ser bonito né? custa fazer um modelo melhor?