Aconteceu hoje em São Paulo o Autodesk University, evento voltado para quem trabalha com tecnologia 3D. Mirando esse público, a HP aproveitou para anunciar a chegada do ZBook 14, a primeira workstation ultrabook do mundo, que junta configuração potente e mobilidade.

O hardware do computador varia de acordo com a necessidade de quem adquirir, podendo chegar a até 16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento. Ele tem processador i7 Haswell dual ou quad-core e placas de vídeo das linhas Nvidia Quadro ou AMD FirePro. Nas conexões, quatro USB 3.0, uma DisplayPort e leitor de Smart Card. A tela, como o nome indica, tem 14 polegadas e resolução Full HD com proteção anti-reflexo.

Tudo isso cabe dentro de um corpo extremamente compacto de ultrabook: ele pesa cerca de 1,6kg e tem 2,1cm de espessura. A construção é em alumínio com algumas partes de plástico emborrachado e o design é muito bonito. Saltam aos olhos a presença de um trackpoint além do touchpad e um leitor biométrico para segurança.

O sistema operacional do que estava sendo exposto era Windows 7 por causa da compatibilidade com os softwares instalados para demonstração, como um técnico explicou. Mas, claro, também há versões com Windows 8.

A parte mais bacana é a facilidade para fazer mudanças no hardware. Sem nenhuma ferramenta, é possível abrir a tampa e alterar as peças que forem necessárias. Apesar de ser fácil, vale lembrar que mexer no hardware de um notebook não é uma tarefa simples e, se não souber o que está fazendo, é melhor pedir ajuda para alguém que saiba.

hp zbook 14 12

O ZBook 14 foi lançado no exterior há um mês e chega rapidinho ao Brasil: ele começará a ser vendido em novembro com o preço inicial de R$ 6.999. Mas vale lembrar que ele tem foco em trabalho: se você procura um notebook extremamente compacto para carregar seus games para lá e para cá, pode não ser a melhor opção, já que seu hardware não é otimizado para jogos.

Receba mais sobre Brasil na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados