Início » Aplicativos e Software » Prefeitura de São Paulo organiza hackathon para melhorar o transporte por ônibus

Prefeitura de São Paulo organiza hackathon para melhorar o transporte por ônibus

Avatar Por
6 anos atrás

A prefeitura de São Paulo abriu inscrições para um hackathon que acontecerá entre os dias 25 e 27 de outubro. O objetivo é a criação de apps que ajudem a melhorar o transporte público em São Paulo, mas com foco nos ônibus.

Serão fornecidos dados sobre trânsito, bilhetagem, quantidade de viagens, frotas e outros que possam ser considerados revelantes para o desenvolvimento dos projetos. Uma amostra já está disponível para download no site.

A partir deles, os grupos de até cinco devs poderão criar um app que considerem de ajuda para melhorar as viagens de ônibus. O site do hackathon dá algumas sugestões, divididas em três categorias: usuário atuando como informante/fiscal, mineração e análise de dados e serviço e inovação.

onibus-sp

Por exemplo, pode ser feito um app que permita aos usuários ajudar no controle do tempo de parada do veículo, ou uma forma de calcular o tempo que ele demora entre um ponto e outro, ou ainda facilitar o planejamento das viagens com um mapa interativo.

Se nada disso for atraente, claro, é possível ainda criar algo totalmente novo.

Vale citar que o Metrô da cidade finalmente ganhou um app oficial na semana passada, mas, como a malha não é grande o bastante para cobrir a cidade toda, faz bastante falta algo semelhante que integre também as linhas de ônibus.

A premiação para os três projetos mais legais escolhidos pela comissão julgadora do hackathon será em dinheiro: 8 mil reais para o primeiro lugar, 4 mil para o segundo e 3 mil para o terceiro. As inscrições já estão abertas e serão escolhidas dez equipes para participar.