A BlackBerry escreveu uma carta pedindo que você continue a confiar nela

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 1 semana

A BlackBerry tem uma mensagem importante para você.

A empresa publicou uma carta a seus “clientes, parceiros e fãs” falando sobre sua situação atual – que, aos olhos de toda a imprensa especializada mundial, não está nada boa, mas, aos olhos da empresa, não está tão ruim.

A carta será publicada amanhã em diversos veículos norte-americanos e fala sobre os setores nos quais a empresa se mantém forte, especialmente o de negócios, além de mencionar o BBM como um produto no qual ela parece acreditar bastante no potencial, principalmente quando chegar para Android e iPhone. Para quem não se lembra, depois do vazamento no fim de setembro, estas versões foram adiadas indefinidamente.

bbm

A mensagem é bem otimista e pede encarecidamente mais de uma vez que as pessoas continuem acreditando na BlackBerry. Mas a gente sabe que a empresa não está em sua melhor fase: depois do prejuízo monstruoso – próximo de um bilhão de dólares – e a demissão de 4,5 mil funcionários para organizar os gastos, os rumores de uma possível venda estão cada vez mais fortes, com grandes nomes como Samsung, Intel e Google supostamente na disputa. Falamos deste período nebuloso da BlackBerry no TB Cast #47.

Claro que nada disso é mencionado na carta – afinal, a intenção é ressaltar os pontos bons para ganhar a confiança do mercado. A seguir, leia-a na íntegra, com tradução nossa:

A nossos estimados clientes, parceiros e fãs:

Vocês com certeza viram as manchetes sobre a BlackBerry. Você provavelmente se pergunta o que elas querem dizer para você, como um dos dezenas de milhões de usuários que confiam na BlackBerry todos os dias.

Temos uma mensagem importante para você:

Você pode continuar a contar com a BlackBerry.

O que sabemos? Nós temos uma quantidade substancial de dinheiro nas mãos e uma planilha de gastos que não tem dívidas. Estamos nos reestruturando com o objetivo de cortar os gastos pela metade para termos uma companhia muito eficiente e voltada ao consumidor.

Sem dúvidas, estamos passando por momentos desafiadores e não subestimamos a situação nem ignoramos os desafios que estamos enfrentando. Estamos fazendo as difíceis mudanças necessárias para fortalecer a BlackBerry.

Uma coisa que nunca irá mudar é nosso comprometimento com aqueles que ajudaram fazer da BlackBerry a ferramenta mais confiável para os profissionais de negócios do mundo.

E, falando em manchetes dramáticas, é importante que deixemos algumas coisas claras:

A melhor em ferramentas de produtividade

Nós refizemos totalmente nosso portfolio de equipamentos neste ano com o lançamento do BlackBerry 10. Temos quatro aparelhos com BlackBerry 10 – dois sensíveis ao toque e dois híbridos (sensíveis ao toque e com teclado QWERTY) – e todos estão com o terceiro update da nossa nova plataforma. Se a coisa com a qual você mais se importa é fazer as coisas – cuidar dos seus negócios – nós temos os melhores devices para você. E continuamos a oferecer a melhor experiência de digitação mobile – ponto final.

A melhor em segurança

Governos em todo o mundo, corporações globais e negócios que simplesmente não podem falhar em segurança escolhem e confiam na BlackBerry. Segurança está no nosso DNA, e a indústria reconhece que a BlackBerry é a mais segura no que diz respeito ao aparelho, a servidores e, claro, ao nosso banco de dados. Não tenha dúvidas de que pode continuar a confiar em nós para manter sua comunicação segura e privada.

A melhor em gerenciamento de mobilidade de empresas

Nós mudamos com o mercado, abraçando BYOD porque entendemos que, conforme aparelho com iOS e Android se tornaram comuns no ambiente de trabalho, as empresas ainda precisam gerenciar estas diferentes plataformas perfeita e seguramente.

Esta não é uma tarefa qualquer. Enquanto há um número de startups que fazem grandes declarações, BlackBerry tem mais engenheiros de softwares e mais recursos dedicadosd a desenvolver as soluções mais inovadoras para atender a este complexo desafio.

E nossos clientes sabem. No último trimestre, nossa base de servidores do BlackBerry Enterprise Service 10 cresceu de 19 mil para mais de 25 mil. Clientes corporativos estão comprometidos em implantar e testar a última tecnologia empresarial da BlackBerry. Estamos comprometidos em evoluir com nossos clientes. Isso nunca mudará.

A melhor em rede social mobile

Estamos trazendo a plataforma de troca de mensagens mobile mais engajadora de todas com o lançamento do BBM para Android e iPhone. Já há cerca de 6 milhões de clientes pré-registrados para serem notificados dos acontecimentos. Este número cresce todos os dias e reflete a imensa oportunidade que temos para expandir o BBM além dos smartphones da BlackBerry para fazer dele a maior rede social mobile.

Sim, há muita concorrência por aí e nós sabemos que BlackBerry não é para qualquer um. Tudo bem. Você sempre soube que a BlackBerry é diferente, que ela pode te diferenciar. Incontáveis decisões que mudaram o mundo foram finalizadas, acordos fechados e comunicações críticas feitas via BlackBerry. E para muitos de vocês isto uma ligação, uma conexão que dura mais de uma década.

Acreditamos na BlackBerry – nossas pessoas, nossa tecnologia e nossa habilidade para nos adaptar. Mais importante, acreditamos em você. Nos focamos todos os dias no que precisar para garantir que você pode cuidar de seus negócios.

Acreditamos em seu BlackBerry para entregar as mensagens mais importantes, então acredite em nós quando entregamos uma de nós mesmos: pode continuar a confiar em nós.

Sinceramente,

A equipe da BlackBerry

São palavras bonitas que dão a impressão de que a BlackBerry realmente sabe onde pisar e está tirando uma confiança enorme de seus produtos atuais. Mas será que é suficiente para reconquistar sua relevância e continuar no mercado, ou está mais para uma preparação dos clientes para o que virá por aí com uma possível venda, por exemplo? Estamos acompanhando.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados