A BlackBerry tem uma mensagem importante para você.

A empresa publicou uma carta a seus “clientes, parceiros e fãs” falando sobre sua situação atual – que, aos olhos de toda a imprensa especializada mundial, não está nada boa, mas, aos olhos da empresa, não está tão ruim.

A carta será publicada amanhã em diversos veículos norte-americanos e fala sobre os setores nos quais a empresa se mantém forte, especialmente o de negócios, além de mencionar o BBM como um produto no qual ela parece acreditar bastante no potencial, principalmente quando chegar para Android e iPhone. Para quem não se lembra, depois do vazamento no fim de setembro, estas versões foram adiadas indefinidamente.

bbm

A mensagem é bem otimista e pede encarecidamente mais de uma vez que as pessoas continuem acreditando na BlackBerry. Mas a gente sabe que a empresa não está em sua melhor fase: depois do prejuízo monstruoso – próximo de um bilhão de dólares – e a demissão de 4,5 mil funcionários para organizar os gastos, os rumores de uma possível venda estão cada vez mais fortes, com grandes nomes como Samsung, Intel e Google supostamente na disputa. Falamos deste período nebuloso da BlackBerry no TB Cast #47.

Claro que nada disso é mencionado na carta – afinal, a intenção é ressaltar os pontos bons para ganhar a confiança do mercado. A seguir, leia-a na íntegra, com tradução nossa:

A nossos estimados clientes, parceiros e fãs:

Vocês com certeza viram as manchetes sobre a BlackBerry. Você provavelmente se pergunta o que elas querem dizer para você, como um dos dezenas de milhões de usuários que confiam na BlackBerry todos os dias.

Temos uma mensagem importante para você:

Você pode continuar a contar com a BlackBerry.

O que sabemos? Nós temos uma quantidade substancial de dinheiro nas mãos e uma planilha de gastos que não tem dívidas. Estamos nos reestruturando com o objetivo de cortar os gastos pela metade para termos uma companhia muito eficiente e voltada ao consumidor.

Sem dúvidas, estamos passando por momentos desafiadores e não subestimamos a situação nem ignoramos os desafios que estamos enfrentando. Estamos fazendo as difíceis mudanças necessárias para fortalecer a BlackBerry.

Uma coisa que nunca irá mudar é nosso comprometimento com aqueles que ajudaram fazer da BlackBerry a ferramenta mais confiável para os profissionais de negócios do mundo.

E, falando em manchetes dramáticas, é importante que deixemos algumas coisas claras:

A melhor em ferramentas de produtividade

Nós refizemos totalmente nosso portfolio de equipamentos neste ano com o lançamento do BlackBerry 10. Temos quatro aparelhos com BlackBerry 10 – dois sensíveis ao toque e dois híbridos (sensíveis ao toque e com teclado QWERTY) – e todos estão com o terceiro update da nossa nova plataforma. Se a coisa com a qual você mais se importa é fazer as coisas – cuidar dos seus negócios – nós temos os melhores devices para você. E continuamos a oferecer a melhor experiência de digitação mobile – ponto final.

A melhor em segurança

Governos em todo o mundo, corporações globais e negócios que simplesmente não podem falhar em segurança escolhem e confiam na BlackBerry. Segurança está no nosso DNA, e a indústria reconhece que a BlackBerry é a mais segura no que diz respeito ao aparelho, a servidores e, claro, ao nosso banco de dados. Não tenha dúvidas de que pode continuar a confiar em nós para manter sua comunicação segura e privada.

A melhor em gerenciamento de mobilidade de empresas

Nós mudamos com o mercado, abraçando BYOD porque entendemos que, conforme aparelho com iOS e Android se tornaram comuns no ambiente de trabalho, as empresas ainda precisam gerenciar estas diferentes plataformas perfeita e seguramente.

Esta não é uma tarefa qualquer. Enquanto há um número de startups que fazem grandes declarações, BlackBerry tem mais engenheiros de softwares e mais recursos dedicadosd a desenvolver as soluções mais inovadoras para atender a este complexo desafio.

E nossos clientes sabem. No último trimestre, nossa base de servidores do BlackBerry Enterprise Service 10 cresceu de 19 mil para mais de 25 mil. Clientes corporativos estão comprometidos em implantar e testar a última tecnologia empresarial da BlackBerry. Estamos comprometidos em evoluir com nossos clientes. Isso nunca mudará.

A melhor em rede social mobile

Estamos trazendo a plataforma de troca de mensagens mobile mais engajadora de todas com o lançamento do BBM para Android e iPhone. Já há cerca de 6 milhões de clientes pré-registrados para serem notificados dos acontecimentos. Este número cresce todos os dias e reflete a imensa oportunidade que temos para expandir o BBM além dos smartphones da BlackBerry para fazer dele a maior rede social mobile.

Sim, há muita concorrência por aí e nós sabemos que BlackBerry não é para qualquer um. Tudo bem. Você sempre soube que a BlackBerry é diferente, que ela pode te diferenciar. Incontáveis decisões que mudaram o mundo foram finalizadas, acordos fechados e comunicações críticas feitas via BlackBerry. E para muitos de vocês isto uma ligação, uma conexão que dura mais de uma década.

Acreditamos na BlackBerry – nossas pessoas, nossa tecnologia e nossa habilidade para nos adaptar. Mais importante, acreditamos em você. Nos focamos todos os dias no que precisar para garantir que você pode cuidar de seus negócios.

Acreditamos em seu BlackBerry para entregar as mensagens mais importantes, então acredite em nós quando entregamos uma de nós mesmos: pode continuar a confiar em nós.

Sinceramente,

A equipe da BlackBerry

São palavras bonitas que dão a impressão de que a BlackBerry realmente sabe onde pisar e está tirando uma confiança enorme de seus produtos atuais. Mas será que é suficiente para reconquistar sua relevância e continuar no mercado, ou está mais para uma preparação dos clientes para o que virá por aí com uma possível venda, por exemplo? Estamos acompanhando.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago Coimbra de Araújo
kkkkkkkkkkkkk, "Blackberry escreveu uma carta pedindo para que você continue a acreditar nela"... Li e reli toda a carta... Não encontrei.... Aonde a Blackberry pede/solicita que seus clientes continuem acreditando nela ??? Quem lê a carta na integra percebe claramente que é apenas uma empresa dando satisfação e informando a seus clientes de que podem contar com ela, que existem grandes projetos em andamento e que ainda é líder em vários quesitos. Eu estou 100% feliz com meu Z10, Blackberry 10 é simplesmente fantástico, não trocaria por nenhum outro dispositivo do mercado (e olha que tentei utilizar um Galaxy S4, não suportei a insegurança do sistema com vírus e etc... Também não suportaria utilizar um iPhone cheio de restrições da APPLE e completamente dependente do iTunes). Enfim, se tem alguém fã de Blackberry ou que pelo menos queira receber todas as informações que a empresa vem divulgando, de forma imparcial... Sugiro que procure por um site especializado no assunto, porque pelo visto em sites de grande visualização do público o negócio vai continuar no mínimo estranho. E olha que esta semana e na semana passada houveram tantas notícias boas sobre a Blackberry... Mas infelizmente estas não foram postadas aqui.
David Alberto Aquino Ortega
Android cara? Tá de sacanagem? Já usou um Z10? Coloca um android no bolso em segurança, estabilidade e velocidade.
Wellington Gabriel de Borba
Baseado em que você diz que o Z10 é um péssimo OS? Só porque não tem popularidade como os outros? Quem o utiliza cotidianamente para trabalho sabe que ele oferece coisas que celulares de brinquedo (Android e iOS) não oferecem. O forte da BB é cliente corporativo.
DougCabox
quer sair da merda? abandona a merda de OS que tem nos celulares... e coloca um android! e voi-lá!
André Roberto Costa
A BB possui o status social que a Apple tem (produto diferenciado) mas o IOS é mudo e surdo pois não se comunica com nenhum outro sistema operacional, péssimo para o trabalho. Carregar varios aparelhos é desconfortável e cafona. Sacar um BB em um belo restaurante e ninguém reconhecer não faz bem pro ego de quem possui um. Desta maneira dual boot é a solução.
Daniel da Silva
SIMPLES... É SÓ ABAIXAR OS PREÇOS
André Roberto Costa
Dual boot é a salvação! Existe uma necessidade de uma utilidade fora do trabalho
portela.thiago
"Acreditamos na BlackBerry – nossas pessoas,..." 4500 pessoas hão de discordar desta passagem do texto.
broules
Não vejo nenhum fabricante dizendo: - Senhores, faremos o melhor smartphone do mundo com o menor preço possível. Nossa meta é oferecer qualidade com um preço super acessível. Querem que acreditemos neles, mas ninguém quer preservar o bolso do cliente! Façam por mim que eu faço por vocês! Lançaram o Z10 por R$ 2.500,00 e querem que eu fique bajulando eles? Faça-me o favor...
Rafael Machado de Souza
eu tava otimista com o blackberry messenger.
Diego Nei, MBA, PMP®
Eu e meu Z10 acreditamos. Os dois maiores problemas da empresa são de comunicação. Controle da mensagem que eles querem passar (e essa carta foi a primeira atitude real deles desde o lançamento do BlackBerry10) e marketing, para mostrar os aparelhos e seus pontos fortes. Uma vez que eles resolvam isso, metade da batalha está vencida, pois acabam os anúncios fora de hora ("email no PlayBook em 60 dias", "vamos lançar uma aparelho de 5" - dito durante uma earnings call, etc) e os tiros no pé. "Sell like hell" sem marketing? Claro. Dito isso, alguem ai viu uma propaganda de BlackBerry 10 no Brasil? Humm? A senhora ai no fundo?
trovalds
Nunca deixei de acreditar, apesar do "comodismo" ter tomado conta e eles ignorarem o boom dos smartphones "para as massas". Mas em matéria de ecossistema de aplicativos, nenhum outro SO sequer tem algo parecido. Nada de depender de infraestrutura de terceiros, você cria a sua própria, do seu jeito, de acordo com a necessidade da sua empresa. Ainda acredito que a BB como existe vai deixar de existir e vai se tornar uma empresa de SO e aplicativos corporativos.
trovalds
Nunca deixei de acreditar nela, apesar do "comodismo" em que ela se colocou ao não acompanhar o boom dos smartphones "para as massas". Nenhuma outra empresa tem um ecossistema de aplicativos empresarias sequer próximo ao da BB. Quem já usou sabe bem o que eu digo. Conceitos próximos ao de "nuvem" já eram coisa cotidiana.
Motomagx Noitatsyalp
Coloca android nessa birosca que a empresa se reergue!
Ernâni Machado Alvarenga
Todo mundo ama a BlackBerry, deve ser a empresa mais amada de todas (mas, ainda assim, vão morrer se não tirarem um coelho da cartola). Achei muito legal essa carta aberta, devolve um pouco de confiança na continuidade da plataforma. Interessante que eles falam em "consumidor" e sobre a tendência BYOD, isso pode significar que: 1) Eles não vão se fechar no corporativo (que limitaria bastante o raio da empresa), como andaram propagando; 2) Eles vão se suicidar, tentando concorrer com Android, iOS e Windows Phone da mesma forma que vinham fazendo; 3) Vão adotar o dual boot com Android, agradando os BYOD, que poderão continuar aproveitando um belo aparelho em casa e porão trocar pro "modo corporativo" quando chegarem na empresa, usando o BB10 (minha estratégia preferida e acho que com mais probabilidade de dar certo e criar um aparelho único, com o melhor dos dois mundos).
Exibir mais comentários