Início » Legislação » Usuários usam fotos de Eric Schmidt no Google+ para protestar contra os novos termos de uso do Google

Usuários usam fotos de Eric Schmidt no Google+ para protestar contra os novos termos de uso do Google

Emerson Alecrim Por

Era de se esperar que protestos contra os novos termos de uso do Google (ToS, na sigla em inglês) anunciados na semana passada não demorassem a aparecer. A surpresa é que alguns usuários encontraram uma forma "engraçadinha" de fazer isso: trocaram a imagem de seu perfil no Google+ por uma foto de Eric Schmidt, o chairman da companhia.

Os novos termos dão permissão ao Google de utilizar nome, foto e algum comentário do usuário em anúncios a serem exibidos somente para os seus contatos. A ideia é fazer com que estas informações sejam usadas para aumentar o interesse pelos anúncios: um banner tende a se tornar mais interessante para uma pessoa se o produto anunciado contiver a avaliação de um conhecido.

Exemplo de anúncios com dados de usuários

Exemplo de anúncios com dados de usuários

A intenção do protesto é quebrar, mais de maneira provocativa do que prática, a eficiência desta ideia: em vez de visualizar a foto de um amigo em um anúncio que tira proveito desta funcionalidade, a pessoa verá a cara de Eric Schmidt. Dá para encontrar a maioria dos perfis que aderiram ao protesto procurando pela tag #EricSchmidt no Google+.

Protestos contra o novo ToS no Google+

Protestos contra o novo ToS no Google+

Apesar do teor sarcástico dos protestos ou da possibilidade destes, na verdade, chamarem atenção para o tratamento que o Google dá para questões de privacidade como um todo, é importante ressaltar que os usuários não são obrigados a concordar com os novos termos.

Quem quiser garantir que suas informações não sejam usadas em anúncios deve acessar esta página do Google+, desmarcar a opção "Com base em minhas atividades, o Google poderá exibir meu nome e minha foto de perfil em recomendações compartilhadas em anúncios" e clicar em "Salvar".

Com informações: CNET

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Auston Damazio
Só será divulgado para meus círculos, ainda assim posso escolher os círculos que podem ver. Fácil é só não dar um +1 em nada, ou melhor não usa, continua usando o Facebook que não faz isso (só que não) E sobre nos pagar para fazer isso, estão nos pagando com gmail, docs, maps, drive.
Pedro Maich
O problema é que o FB não liga pra o que você acha, simplesmente faz. Já o Google tentando ser mais aberto e justo (?) fez uma página clara sobre as mudanças e ainda leva paulada na cabeça. Difícil de agradar..
Bruno Di Castro
Caraca, o cara não paga pra utilizar, tem a opção de desativar e ainda fica de mimimi na internet? É muita falta do que fazer mesmo viu...
marcelinhodossantosmarcelino
Que exagero cara. O próprio FB faz isso e não perdeu usuários. Pelo contrário. Lembrando que é possível desativar isso mediante um link, como citado no post.
iTecnoHB
Concordo com você cara
iTecnoHB
Continue assim google e você perderá metade de seus usuarios, por isso nem foto no google+ eu coloco
Fabio Pereira
"If you're not paying for it, you're the product"
Fabio Pereira
"If you're not paying for it, you're the product"
Motomagx Noitatsyalp
Já ja o google vai ser +- assim: http://alinecervantes.files.wordpress.com/2008/09/show_de_truman.jpg
Anderson Horita
O FB já faz algo parecido há algum tempo. Outro dia, por exemplo, apareceu um post patrocinado no feed dizendo que dois dos meus amigos curtiram tal post/fanpage. Não sou contra. Só acho que cairia bem uma "comissãozinha" :)