Hoje é Ada Lovelace Day, dia de celebrar os feitos de mulheres na tecnologia

E na ciência, na matemática e na engenharia.

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 1 semana

Sendo a pessoa conhecedora do mundo tecnológico que você é, provavelmente sabe quem é Ada Lovelace, certo? Caso não saiba, ela é considerada a primeira programadora de todos os tempos – e não apenas “primeira mulher a escrever um código”. E isso aconteceu no século XIX, quando o computador pessoal não era nem um sonho.

ada lovelace

Há cinco anos, sempre no dia 15 de outubro, é comemorado o Ada Lovelace Day. Ele foi criado por Suw Charman-Anderson com o objetivo de celebrar e espalhar pelo mundo conquistas de mulheres na ciência, tecnologia, engenharia e matemática (a sigla em inglês é STEM), além de inspirar outras a seguirem carreiras nesta área, tão dominada por homens (que também costumam ser reconhecidos mais facilmente).

Para comemorar, há eventos de todo tipo espalhados pelo mundo, seja dentro dos muros de universidades ou em bares, ou até online. O que importa é se encontrar e conversar sobre as contribuições femininas para o desenvolvimento dessas áreas. Um desses eventos, inclusive, é no Brasil, na cidade de Recife e acontece daqui a pouco – se puder comparecer, há mais informações aqui.

Se você não mora na cidade ou ficou meio em cima da hora, uma iniciativa bem legal e mais acessível partiu de um grupo da Universidade de Brown, nos Estados Unidos. Foi criada uma maratona de criação e edição de artigos na Wikipedia, para que fiquem registrados estes feitos e quem são as mulheres responsáveis por eles. Durante cinco horas e meia, todo mundo que puder comparecer à universidade para participar da criação desse tipo de conteúdo é bem vindo.

Mas, como a intenção é a criação de artigos e, para isso, só é necessário ter um computador conectado à internet e alguma disposição, a participação remota também é encorajada. Ou seja, você pode contribuir da sua casa, mesmo – inclusive traduzindo artigos para português, ajudando a espalhar esse conhecimento por aqui.

Se estiver sem inspiração, na página que anuncia e descreve as atividades do dia, há uma longa lista de sugestões de artigos que precisam ser criadas e modificados. Mas fique à vontade para acrescentar as que você achar que merecem ser citadas – e feliz Ada Lovelace Day!

Com informações: The Guardian

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados