Dentro de uma semana, o isoHunt, um dos mais populares buscadores de torrents da internet, integrará a lista de serviços derrotados pela MPAA (Motion Picture Association of America), aquela associação dos estúdios de Hollywood que há anos tenta combater o download ilegal de filmes e seriados.

A briga até que durou bastante. A ação judicial contra o site está sendo concluída agora, mas foi movida em 2006. Neste período, a defesa do canadense Gary Fung, fundador do isoHunt, argumentou que o site é apenas um “buscador neutro”, que não hospeda ou copia conteúdo de terceiros.

Esta explicação não foi aceita. Para a justiça norte-americana, o site distribui links para material protegido ao mesmo tempo que vende espaço publicitário em suas páginas, muitas vezes alardeando o acesso a produções de grande renome para atrair anunciantes. Na visão do tribunal, esta prática configura um modelo de negócio baseado em conteúdo ilegal.

Gary Fung
Esse aí é o Gary Fung

A defesa respondeu que Fung não insere deliberadamente links no isoHunt e que esta atividade sempre foi executada pelos usuários do serviço. Além disso, o advogado argumentou que, toda vez que foi notificado, Fung removeu o conteúdo que levava a materiais piratas.

Mas não teve jeito. Depois de apelações, recursos e afins, Gary Fung foi condenado a pagar uma indenização de US$ 110 milhões. E olha que o valor pedido inicialmente era de US$ 600 milhões! Mesmo com esta considerável redução, o canadense não tem condições de pagar o montante e, portanto, não sobrou outra opção a não ser fechar o site.

Gary Fung terá sete dias a partir da publicação da decisão para fazê-lo, devendo levar junto outros serviços similaridades de sua responsabilidade. Em seu blog pessoal, o canadense lamentou ver “seu filho” partir depois de 10 anos e meio de existência. Os milhares de usuários do isoHunt também, pode ter certeza.

Com informações: Ars Technica

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados