Bug do Android travava a execução do Chrome devido ao horário de verão

Navegador parava de de funcionar após alguns segundos.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 9 meses

Muitos donos de celulares com sistema Android tiveram dificuldades para navegar na internet durante o último domingo, dia 20 de outubro, porque o Chrome simplesmente travava depois de poucos segundos. Uma mensagem avisa que o navegador do Google parou de funcionar. Muita calma nessa hora… Não foi um problema com o seu smartphone, mas sim com todos eles. O próprio Google reconheceu que havia um bug relacionado com o início do horário de verão no Brasil e em outros países da América Latina.

A empresa explicou em 21 de outubro que o bug foi corrigido. Entretanto, tarde demais: ele era específico para o primeiro dia de horário de verão, causando problemas para muitos usuários. Parece que o Chrome não conseguia realizar transações em horários específicos.

Nós publicamos aqui nesse espaço instruções para que os donos de Android evitassem o Chrome moribundo. Até mesmo para registro histórico, abaixo estão as instruções.

(Atualizado em 21 de outubro de 2013 às 23h)

Opção 1: Mudar o fuso horário

Já que o problema é com o horário de verão, vamos mudar os ajustes do celular para outra região. Primeiro é preciso chegar até essa área do Android. Para tanto, abra a tela com todos os aplicativos → Toque em Configurações → Toque em Data e hora lá embaixo.

Agora há quatro coisas a fazer:

  1. Desmarque a caixa Data e hora automáticas.
  2. Desmarque também Fuso horário automático.
  3. Toque em Selecionar fuso horário e escolha o Horário do Uruguai (Montevidéu). Imagino que os fusos de outros países também funcionem, mas esse eu dou garantias de que está ok.
  4. Vá em Definir hora e modifique manualmente para o horário atual na sua cidade (vale conferir no Windows ou no Mac, pois ambos estão com os horários certinhos).

A tela deve ficar mais ou menos como na figura abaixo.

Chrome - Horários

Opção 2: Reinstalar o Chrome antigo que veio com o seu celular

Alguns usuários relataram que o problema foi corrigido ao instalar a versão do navegador Chrome que veio de fábrica no smartphone. É bem tranquilo de desinstalar porque o Android guarda para si mesmo as imagens de fábrica dos aplicativos.

Então é o seguinte: novamente abra o menu com todos os aplicativos → Toque no ícone do Chrome e segure até aparecer Informações do aplicativo no topo → Arraste o ícone para lá → Escolha Desinstalar atualizações → Marque OK.

Chrome - Deseja substituir

Pronto. Em alguns instantes, você terá uma versão mais antiga e funcional do Chrome rodando no seu celular.

Caso a sua opção seja por reinstalar o Chrome de fábrica, tenha cuidado redobrado! Possivelmente durante a navegação, o próprio software pedirá para ser atualizado. Cancele essa opção. E também pode ser que a Google Play tente instalar a atualização automaticamente. Não permita que isso aconteça: vai aparecer uma barra de progresso na central de notificações. Toque nela e marque que não quer receber as atualizações automáticas.

O que eu fiz?

Tudo isso. Mudei o fuso horário do meu celular e retornei o Chrome para a versão de fábrica, embora a versão mais recente estivesse rodando direito depois de mudar os ajusts de horário. Vale ressaltar que o procedimento foi feito em um aparelho rodando o Android 4.3 (Jelly Bean). Na web há relatos de quem conseguiu o mesmo resultado em versões anteriores do sistema.

Google prometeu corrigir

Conforme supracitado, o Google admitiu que “um bug no Android causou isso”. Um dos funcionários que fazem parte da equipe de Chrome disse que uma correção está em fase de desenvolvimento e em breve chegará aos usuários do Chrome Beta. Enquanto isso, ele pediu que a galera espere pacientemente pela atualização.

Nós não sabemos quando o patch chegará ao Android. De qualquer forma, avisaremos neste artigo quando ele finalmente pintar.

Nexus 4 está ok

Vários donos de aparelhos LG Nexus 4 avisaram na internet que o problema já não existe mais. Parece que foi uma situação específica do último domingo, dia 20 de outubro. Como o Google ainda não deu uma explicação para o que ocorre e quais foram os dispositivos afetados, é melhor aguardarmos antes de tirar uma conclusão.

Por sinal, o Google brasileiro me prometeu dar uma resposta acerca desse assunto asap.

Outros navegadores

Quem não quiser passar pelos rápidos procedimentos descritos neste artigo também pode simplesmente recorrer a outro navegador. Eis os mais populares: Mozilla Firefox e Opera.

Só não se esqueça de marcar o browser de sua preferência como o navegador padrão. Caso contrário, o Android continuará tentando abrir os links no Chrome – e falhando miseravelmente.

Funcionando normalmente no Opera, que é baseado no Chromium
Funcionando normalmente no Opera, que é baseado no Chromium

O Chile se ferrou primeiro

A thread na central de distribuição de códigos do Chromium – uma área assustadoramente técnica – aponta que o bug existe há mais de uma semana e foi primeiramente visto no Chile. Entretanto, só ganhou a devida atenção quando o horário brasileiro de verão começou neste fim de semana. Brasil melhor em tudo.

Receba mais sobre Google Chrome na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados