Início » Brasil » Motorola libera atualização no Brasil para melhorar câmera do Moto X e incluir aplicativos nacionais

Motorola libera atualização no Brasil para melhorar câmera do Moto X e incluir aplicativos nacionais

Paulo Higa Por

A Motorola começou a liberar uma atualização de software no final de setembro para corrigir alguns problemas do Moto X. A câmera, que foi criticada em alguns reviewsinclusive no Tecnoblog, ganhou melhorias na qualidade das fotos e na velocidade do foco automático. No Brasil, muitos usuários começaram a receber hoje a atualização opcional, que também cumpre a exigência do pacote mínimo de aplicativos nacionais definida pelo governo brasileiro.

A atualização para o Moto X brasileiro tem 32,5 MB. A Motorola promete fotos com cores mais reais e melhorias no controle de exposição automática, especialmente em lugares abertos e com luz de fundo, que acabam "estourando" a imagem em certas situações. O tempo de resposta do foco automático diminuiu, inclusive em más condições de iluminação. Além disso, o aplicativo foi atualizado para tornar mais suave a troca entre as câmeras frontal e traseira.

moto-x-atualizacao-brasil-br-apps

Com o Moto X atualizado, uma notificação avisará os novos usuários sobre o período de resgate da promoção do Google Drive. Hoje, quem compra o Moto X recebe gratuitamente 50 GB de espaço no serviço do Google por dois anos, mas o armazenamento adicional deve ser resgatado em, no máximo, 30 dias após a ativação do smartphone.

Outra mudança é a inclusão do BR Apps: ele lista alguns aplicativos desenvolvidos no Brasil e direciona o usuário à Play Store para instalação. Esta é uma das exigências feitas pelo governo brasileiro aos smartphones beneficiados pela desoneração de impostos, como forma de dar mais visibilidade aos softwares feitos no Brasil. No entanto, pelo menos no nosso caso, o BR Apps listou apenas um aplicativo; parece que a Motorola ainda está finalizando os trabalhos.

Desde o dia 1º de outubro, os aparelhos beneficiados pela Lei do Bem precisam ter, no mínimo, 5 aplicativos nacionais. O pacote mínimo sobe para 50 em 1º de dezembro de 2014. Felizmente, há três maneiras dos fabricantes fazerem isso: pré-instalando os aplicativos no aparelho (boo!); destacando eles no assistente de configuração inicial, quando você liga o smartphone pela primeira vez; ou listando-os por meio de outro aplicativo. É bom ver que os fabricantes não estão escolhendo o pior caminho.

Se você ainda não recebeu a notificação para atualizar o Moto X, entre nas Configurações, acesse o menu Sobre o telefone e toque em Atualizações do sistema para verificar por novidades. Segundo a Motorola, não é possível voltar para a versão anterior após instalar a nova versão. É recomendável ter no mínimo 50% de bateria antes de iniciar o processo. A lista completa das mudanças está nesta página.

Você atualizou seu Moto X? Percebeu melhorias na qualidade das fotos?

Dica do Jean Prado. Obrigado!

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

everaldo

ola boa tarde,alguem pode me ajudar,meu motorola moto x nao esta funcionando a camera,sempre que eu aperto a camera,aparece o seguinte...NAO É POSSIVEL INICIAR A CAMERA.CASO ISSO OCORRA NOVAMENTE,REINICIA SEU APARELHO...mais eu ja fiz tudo isso e nada,nao deu certo...Alguem pode me ajuda...

everaldo
ola boa tarde,alguem pode me ajudar,meu motorola moto x nao esta funcionando a camera,sempre que eu aperto a camera,aparece o seguinte...NAO É POSSIVEL INICIAR A CAMERA.CASO ISSO OCORRA NOVAMENTE,REINICIA SEU APARELHO...mais eu ja fiz tudo isso e nada,nao deu certo...Alguem pode me ajuda...
Cássio Campos

Boa tarde, estou enfrentando o mesmo defeito. Seria possível vc me informar como se e como resolveu?

Cássio Campos
Boa tarde, estou enfrentando o mesmo defeito. Seria possível vc me informar como se e como resolveu?
Rodrigo

cara o meu fica falhando oq eu faço me ajuda

Rodrigo
cara o meu fica falhando oq eu faço me ajuda
Roldão Júnior

Alguém me ajuda, não atualizei ainda, mas do nada minha câmera inverteu, esta de cabeça para baixo, o ícone de câmera frontal que era pra fica na parte direita superior esta na parte esquerda inferior da tela, quando Bato a foto ela fica de cabeça para baixo, alguém ssabe oque houve?

Roldão Júnior
Alguém me ajuda, não atualizei ainda, mas do nada minha câmera inverteu, esta de cabeça para baixo, o ícone de câmera frontal que era pra fica na parte direita superior esta na parte esquerda inferior da tela, quando Bato a foto ela fica de cabeça para baixo, alguém ssabe oque houve?
João

Boa Noite Atualizaei para a nova versão e a camera trasei parou...ja dei reset e fiz até a troca da camera.

João
Boa Noite Atualizaei para a nova versão e a camera trasei parou...ja dei reset e fiz até a troca da camera.
Dennys

Minhas fotos a noite ficam verdes na borda não sei o porque..
resto fica perfeito. Alguem sabe o pq ?

Dennys
Minhas fotos a noite ficam verdes na borda não sei o porque.. resto fica perfeito. Alguem sabe o pq ?
Kauê Abner

Vc vai nas configurações, entra em sobre o telefone, na versão do sistema se no fim estiver: "Brasil.en.br" é pq é do brasil e é sem operadora.

Kauê Abner
Vc vai nas configurações, entra em sobre o telefone, na versão do sistema se no fim estiver: "Brasil.en.br" é pq é do brasil e é sem operadora.
Tamires

MOTO X ,estou com ele há dois dias,a camera é pessima,as fotos saem granuladas e azuladas,sem nitidez. E, agora para ajudar, meu audio das ligaçoes de chamadas estao pessimos,nao consigo conversar nas ligaçoes devido minha voz oscilar de altura do som. DECEPCIONADA.

Tamires
MOTO X ,estou com ele há dois dias,a camera é pessima,as fotos saem granuladas e azuladas,sem nitidez. E, agora para ajudar, meu audio das ligaçoes de chamadas estao pessimos,nao consigo conversar nas ligaçoes devido minha voz oscilar de altura do som. DECEPCIONADA.
Andrea de Lima

minhas fotos a noite ficam escuras e com fundo azulado alguem pode me ajudar na configuraçao

Andrea de Lima
minhas fotos a noite ficam escuras e com fundo azulado alguem pode me ajudar na configuraçao
Welliton Junior
Amigos me ajudem, tem com ver no próprio moto X se ele é brasileiro e qual operadora ele é vinculado Lembrando que quando eu ligo não aparece logo de nenhuma Operadora... E o meu moto X nao saiu Update ainda pq ?
ItaloAlmeida_FS
Baixei a Atualização do software que o meu MOTO X pediu para o android 4.4.3 e quando reiniciou para instalar apareceu a Mensagem de Bootloader e não quer mais sair dela, ou seja, não inicia o celular.?
thales.1906
NÃO ATUALIZEM SEUS APARELHOS SEM ANTES PASSAR POR UMA ANALISE. É DE DEVER DA FABRICANTE FAZER A SOLICITAÇÃO DOS PRODUTOS COM DEFEITO PARA ANALISE INTERNA (fabrica). A PRÓPRIA LOJA DA FABRICANTE OU SEUS REVENDEDORES FARAM O RECOLHIMENTO DESSES APARELHOS QUE APRESENTARAM DEFEITO, POR ISSO NÃO ATUALIZEM POIS ISSO SERVIRA DE ARGUMENTO PARA A NÃO REALIZAÇÃO DE TROCA OU REEMBOLSO!
thales.1906
Ai pessoal não presta... Cuidado com a MOTOROLA prometeu muito e não cumpriu com quase nada do que falou... MOTO X defeito na certa depois de dois meses... Pensem bem, existe outra marcas que possuem uma altíssima qualidade em seus produtos... MOTOROLA NUNCA MAIS, FOI O ULTIMO QUE COMPREI.
Bárbara Domingues
a minha camera simplesmente ficou um lixo dps dessa atualização.. qnd da zoom então. aff.. péssima.. e eu já tinha tirado foto com ele antes de colocar chip da operadora.. e a foto tava perfeita.. agora ta pessima mesmo.. não foca rapido.. isso qnd foca..
Daniel Coral
A câmera frontal do Moto X parou de funcionar do nada e ele tambem parou de filmar com a camera normal mesmo. O que será que pode ter acontecido?
Xantia Mundox
Brincadeira isso! A galera reclama a anos dos apps inúteis q vem instalados nos aparelhos e quando finalmente aparecem celulares q não vem com quinquilharias o governo se mete pra cortar a alegria... espero q coloquem apenas um link de acesso a esses BR apps, senão vai ter q cair no root tb.
Joao Victor Dutra
No meu moto x ainda náo tem....
Tiago Andrade
Paulo Higa, Posta algumas fotos registradas com o Moto X atualizado para compararmos com as fotos postadas no review publicado aqui no Tecnoblog! abraço, Tiago
Tiago Andrade
Paulo Higa, Posta algumas fotos registradas com o Moto X atualizado para compararmos com as fotos postadas no review publicado aqui no Tecnoblog! abraço, Tiago
chenriquegaspar
Amigo dá uma olhada nesse link para ver se resolve. https://motorola-global-portal-pt.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/96075/kw/driver/action/auth
Rossana Rubia
Esse aparelho é muito lindo, me apaixonei, fora suas configurações que dispensam comentário. Vi em um perfil de um site que ele estará na promoção hoje. https://www.facebook.com/blackcissa. R$ 1094,99. muito barato.
Luiz Otavio Kilson
Então, com a atualização, vale comprar o MotoX e ficar sussa com a camêra? :)
Rafael Mesquita
Alguém conseguiu atualizar o google drive para 50 gb no moto x? ja tentei de tudo, vi em todo o app e não existe a opção resgatar como eles dizem. me ajudem please.
tiagor84
Tive um problema nas ligações, ouvia normalmente porem quem me escutava, a ligação ficava picotando ou falhando. Me informaram que essa atualização iria corrigir o problema. Náo tive mais o mesmo problema. Estou gostando muito do aparelho e comprei um branco para minha esposa. Recomendo mas fiquei um tanto decepcionado pela questão de um aparelho tao bom, caro e de um fabricante com o aporte do Google e mesmo assim ter apresentando este tipo de problema tao cedo, fora os fatos com câmera e demais.
Bruno Jose Dos Santos
UMAAAAAAAAA PENA, atualizei o aparelho , quando uso o OK, google now ligar para pai .... simplismente da erro e fala que parou de funcionar e fecha --' so para ligacao o que eu mais uso kkk
Bruno Jose Dos Santos
Google fazendo coisas que os imprestaveis da motorola nao faziam ;D
@
Sobre as melhorias de transição sobre camera frontal e traseira, ficou mrelhor, assim como qualidade que já era boa, e o foco tb ficou melhor! Mas queria ajuda sobre colocar musica que tenho no Notebook como toque do celular, alguém poderia me ajudar????
EFG
Ah... essa não é aquela atualização que passa a identificar quem fez root no aparelho ou não?
Daniel Marques
É realmente a camera melhorou consideravelmente, tanks MOTOROLA!
Élisson Diones
Já teve amigo...
Elton Silva
Sairá um novo review dele?
Breno Brito
Cinquenta aplicativos pré-instalados?!?! Eu li direito?! Takepariu pra esse governo!!! Pros aparelhos que chegarem com os apps instalados e não der para remover... fuu!! Já vem com memória cheia.
Dhene Silva
Motogoogle vendeu o Razr D3 garantindo a atualização para a próxima versão do android e até agora nada. Safadeza! =/
Vinícius
R$ 1500
FAKE
Essa MP do bem não era só pra celulares abaixo de R$ 1000,00?
Gabriell Costa
A camera realmente melhorou, agora da pra ver cores de verdade, gostei =)
Jonathan Stela Pagno
Despois dessa atualização quando ele sai da area de cobertura do wifi ele não liga a rede de dados automaticamente. Tenho que ligar e desligar o modo avião para dai ele entrar na rede de dados. Não sei se esse é um problema do celular ou da operadora (claro).
daniellz
Cara, eu tenho um e a câmera do meu melhorou muito, antes tirava fotos bastante granuladas em lugares fechados, eu fiz um teste rápido e a definição melhorou muito, mas claro que isso foi resultado de um teste rápido, quando puder testar melhor posto uma resposta aqui.
Nash
Esse update já está rolando há seis dias. Escrevi sobre ele aqui: http://www.br-geek.org/2013/10/atualizacao-chamada-picotada-moto-x.html
Eric Hayashi
Então, com a atualização, vale comprar o MotoX e ficar sussa com a camêra? :)
Mark Alves
Percebi melhorias sim! Qualidade das fotos melhorou e o foco ficou bem mais rápido.