Claro e TIM oferecem acesso grátis ao Twitter no celular

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

A TIM anunciou hoje que fechou uma parceria com o Twitter para oferecer aos clientes acesso grátis à rede social através da rede de dados da operadora. A notícia chega pouco mais de três semanas após a Claro anunciar um acordo semelhante: desde o dia 1º de outubro, a operadora não está cobrando pelo acesso ao Twitter em determinados planos. Mas você precisa saber de alguns detalhes para não ter surpresas no futuro.

Claro

Na Claro, o acesso gratuito ao Twitter é liberado através do mobile.twitter.com e dos aplicativos oficiais do Twitter para Android, iOS e Windows Phone, além da versão em Java. O acesso por meio da versão para BlackBerry ainda não é gratuito “por questões técnicas”. Você pode tweetar, retweetar e enviar fotos sem ser cobrado por isso, mas não pode publicar tweets com a localização ligada, nem visualizar vídeos ou acessar links.

twitter-facebook-claro-online

A promoção é válida para os clientes Controle 35 e 42, pré-pago e Claro Online de todo o Brasil. Clientes pós-pagos que assinam outros planos não possuem direto à gratuidade. Você precisa estar com o pagamento das contas em dia ou, se for assinante pré-pago, possuir créditos ativos e válidos, de qualquer valor.

A Claro também está oferecendo, desde agosto, acesso gratuito ao Facebook, também por meio do site móvel m.facebook.com e dos aplicativos móveis. Você pode ler o feed de notícias, visualizar fotos, usar o Facebook Messenger, criar e participar de eventos e publicar conteúdo. No entanto, check-ins, reprodução de vídeos, acesso a sites externos e o uso de aplicativos são tarifados ou descontados da franquia.

O regulamento da promoção está no site da Claro.

TIM

A promoção da TIM, que vai até o dia 24 de janeiro de 2014, também oferece acesso grátis ao Twitter, mas apenas pelo site móvel, pelo aplicativo oficial para Android e pela versão em Java. A TIM diz que a gratuidade não é válida para o aplicativo para iOS “por uma inviabilidade técnica do Twitter”, então, usuários de iPhone e iPad só podem usar a rede social gratuitamente através do mobile.twitter.com.

tim-twitter-gratis

Você pode visualizar fotos enviadas para os servidores do Twitter (pic.twitter.com) sem ser cobrado por isso, mas as mesmas regras da Claro se aplicam à TIM: o acesso a conteúdos externos, incluindo vídeos, mapas, aplicativos e fotos de outros serviços, como as do Instagram, é tarifado ou descontado da franquia. Ao tocar em um link para um site externo, o usuário é avisado sobre a cobrança.

A TIM também oferece acesso gratuito ao Facebook, por meio do 0.facebook.com. Esta é uma versão otimizada do Facebook, que exibe apenas textos. Fotos, imagens e vídeos do YouTube não são exibidos: eles são substituídos por links, que geram cobrança caso você decida acessá-los.

Antes de aproveitar a promoção, dê uma olhada nas regras para o acesso grátis ao Twitter e Facebook Zero.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados