Início » Brasil » Claro e TIM oferecem acesso grátis ao Twitter no celular

Claro e TIM oferecem acesso grátis ao Twitter no celular

Paulo Higa Por

A TIM anunciou hoje que fechou uma parceria com o Twitter para oferecer aos clientes acesso grátis à rede social através da rede de dados da operadora. A notícia chega pouco mais de três semanas após a Claro anunciar um acordo semelhante: desde o dia 1º de outubro, a operadora não está cobrando pelo acesso ao Twitter em determinados planos. Mas você precisa saber de alguns detalhes para não ter surpresas no futuro.

Claro

Na Claro, o acesso gratuito ao Twitter é liberado através do mobile.twitter.com e dos aplicativos oficiais do Twitter para Android, iOS e Windows Phone, além da versão em Java. O acesso por meio da versão para BlackBerry ainda não é gratuito “por questões técnicas”. Você pode tweetar, retweetar e enviar fotos sem ser cobrado por isso, mas não pode publicar tweets com a localização ligada, nem visualizar vídeos ou acessar links.

twitter-facebook-claro-online

A promoção é válida para os clientes Controle 35 e 42, pré-pago e Claro Online de todo o Brasil. Clientes pós-pagos que assinam outros planos não possuem direto à gratuidade. Você precisa estar com o pagamento das contas em dia ou, se for assinante pré-pago, possuir créditos ativos e válidos, de qualquer valor.

A Claro também está oferecendo, desde agosto, acesso gratuito ao Facebook, também por meio do site móvel m.facebook.com e dos aplicativos móveis. Você pode ler o feed de notícias, visualizar fotos, usar o Facebook Messenger, criar e participar de eventos e publicar conteúdo. No entanto, check-ins, reprodução de vídeos, acesso a sites externos e o uso de aplicativos são tarifados ou descontados da franquia.

O regulamento da promoção está no site da Claro.

TIM

A promoção da TIM, que vai até o dia 24 de janeiro de 2014, também oferece acesso grátis ao Twitter, mas apenas pelo site móvel, pelo aplicativo oficial para Android e pela versão em Java. A TIM diz que a gratuidade não é válida para o aplicativo para iOS “por uma inviabilidade técnica do Twitter”, então, usuários de iPhone e iPad só podem usar a rede social gratuitamente através do mobile.twitter.com.

tim-twitter-gratis

Você pode visualizar fotos enviadas para os servidores do Twitter (pic.twitter.com) sem ser cobrado por isso, mas as mesmas regras da Claro se aplicam à TIM: o acesso a conteúdos externos, incluindo vídeos, mapas, aplicativos e fotos de outros serviços, como as do Instagram, é tarifado ou descontado da franquia. Ao tocar em um link para um site externo, o usuário é avisado sobre a cobrança.

A TIM também oferece acesso gratuito ao Facebook, por meio do 0.facebook.com. Esta é uma versão otimizada do Facebook, que exibe apenas textos. Fotos, imagens e vídeos do YouTube não são exibidos: eles são substituídos por links, que geram cobrança caso você decida acessá-los.

Antes de aproveitar a promoção, dê uma olhada nas regras para o acesso grátis ao Twitter e Facebook Zero.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mateus Bing Cabral
O legal é que se eu conectar a internet, vem mensagem do whatsapp, notificações do Facebook, email! Isso que eles fizeram ta muito cagado!
Rafael Andrade
Sim, é verdade... Nos smarts, o diferencial seria não correr o risco de ultrapassar um eventual limite de sua franquia de dados ao usar essas redes, já que elas "não contam".
Erik Paixão
A unica vantagem é que não gasta os 10MB diarios. Mas fica uma duvida: Vale para as fotos publicadas no twitter tambem?
Anderson Nascimento
Ou seja caro amigo, no final das contas a promoção é de araque. Vai pegar muita gente desavisada, que não le as regras, que vai entrar onde não deve sem querer, etc, etc e a Tim vai ganhar seus trocados (milhões) da mesma forma. É só uma maneira de atrair mais pessoas para que mais pessoas utilizem seus serviços e vez por outra sejam tarifadas por isso.
luizzz
Complicado não... É mais uma imbecilidade das operadoras brasileiras que acham que vão iludir o consumidor com essas ofertas baratas e irracionais. Ao invés de oferecer uma mínima infra-estrutura decente para acesso a dados, preferem limitar a velocidade de internet para a maioria dos consumidores (os que de fato geram capital de giro) e restringe, em pleno 2013 (2014 praticamente), acesso ao 3G de forma "normal". Triste demais ver promoções enganadoras como essa.
Pedro Maich
Pois é, teria que ter uma forma de desabilitar todo uso da rede com exceção do aplicativo. Meio complicado..
Celso Junior
Vai. Isso só funciona em dumbphones, na prática.
Igor Lira
Assim que seu smartphone se conectar à rede de dados da operadora ele irá começar a receber notificações de um servidor externo. Isso não vai gerar cobrança?