Na noite de ontem, vários usuários do Facebook relataram que tiveram suas contas bloqueadas sem motivo aparente. Após o login, a rede social exigia o envio de um documento de identificação com foto, como RG, carteira de motorista ou passaporte, para liberar o acesso. Mas acalme-se: você não fez nada de errado e o Facebook não decidiu brincar de banir contas; tudo não passou de um erro.

documento-oficial-facebook-rg

Em comunicado enviado ao The Next Web, o Facebook se desculpa pela falha e admite que “mostrou desnecessariamente uma mensagem de verificação de conta para uma parcela muito pequena dos usuários”. A mensagem foi removida assim que o erro foi descoberto. Como estamos falando de uma fatia “muito pequena” de 1,15 bilhão de usuários, é natural que muitos tenham passado pelo problema.

Como lembra o Manual do Usuário, a verificação de conta no Facebook não é uma novidade. A rede social exige que todos forneçam nomes, sobrenomes e datas de nascimento reais, para evitar problemas com contas falsas. O envio de um documento oficial com foto serve para verificar a autenticidade das informações que você enviou, caso haja alguma suspeita — o que não foi o caso das pessoas afetadas ontem.

Se isso acontecer com você no futuro, mais informações podem ser encontradas neste tópico de ajuda do Facebook. Ao enviar o documento, você pode (e deve) ocultar dados que não sejam necessários para confirmar sua identidade, como o número do CPF ou do cartão de crédito. O Facebook garante que exclui permanentemente os dados do seu documento após a identificação.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jorge Roberto Sousa
POR FAVOR QUEM PODE ME AJUDAR ????? Bom dia Desde o dia 10/09/17 meu marido não consegue acessar a página dele, o nome da página é Koi Kinguio ( email: [email protected] ). Foi pedido para enviar documento confirmando nome, mas até agora não recebi resposta e a página está bloquedada. Quando ele envia o documento pedido aparece caixa de documento vazia. Aguardo retorno Grato
Santiago Elzaman
Wendy Morgan, e eu tenho que pagar pelo que não fiz...rs...rs..
Santiago Elzaman
Wendy Morgan, erros acontecem e tenho que pagar e ser julgado e pagar por coisa que nem sei o porque.
Fer Tiliza
e quem deu enter pra enviar essa msg por engano foi o papai noel.... tá!
Gustavo Bonotto
Meu "print" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK sdds créditos sdds
gabby
André Noia não consigo ter acesso a essa parte de enviar documentação, poderia me enviar o link?
Renato Olivares
Tem um programa ótimo desses que otimizam o PC, que corrige problemas com acesso ao Facebook. Chama-se PC Faster: http://www.pcfaster.com/pt/?opblg=1. É gratis e, de quebra, bloqueia vírus e outras porcarias fáceis de pegar pelas redes sociais.
Isadora Rabello
Pra alguns que tiveram seus perfis bloqueados!
Francisco Morgan
Então, print no Mac: control + alt + 3... E na foto a pessoa usa Windows. Deu para notar pela fonte e pelo cursor do mouse.
Saulo Aquele Lindo Ottoni
Skynet GlaDOS Reptilianos Illuminatti. Se você fala de rede espiã, o q vc tá fazendo nela.
Saulo Aquele Lindo Ottoni
Lisley Abravanel na verdade, tanto a snipping tool do windows quanto a captura de tela do mac têm a opção de capturar apenas uma área da tela. usar a câmera é só pra dar um efeito jornalístico, como é muito comum de ser feito.
Eduardo Schultz
que bando de newbas. No mac tem uma combinacao de tecla que tira print. no widows eh so usar winkey + print que tira um print automatico tbm. De qualquer maneira eh so tira rum print e colar num programa de edicao e salvar.
Fred Hp
Se aparece uma mensgem destas eu simplesmente não entro mais no face.
Carlos Fini
A cara de pau da espionagem chegou no nível máximo! Aposto que os "selecionados" a colocar o RG e demais documentos são potenciais alvos como manifestantes e ativistas políticos.
Carla Hydrachan
Aham... Senta lá...
Exibir mais comentários