Início » Antivírus e Segurança » A invasão na rede da Adobe foi muito pior que o previsto: pelo menos 38 milhões de usuários foram afetados

A invasão na rede da Adobe foi muito pior que o previsto: pelo menos 38 milhões de usuários foram afetados

Paulo Higa Por

No início de outubro, a Adobe anunciou que sofreu ataques em sua rede, o que teria permitido o acesso ilegal a dados de 2,9 milhões de clientes, incluindo informações sensíveis, como dados criptografados de cartões de crédito. A empresa ainda está investigando o problema e, nesse meio tempo, aumentou significativamente a estimativa de contas afetadas: foram pelo menos 38 milhões, mais de dez vezes o número previsto inicialmente.

De acordo com o Krebs on Security, um arquivo compactado de 3,8 GB que começou a circular na internet na última semana possui mais de 150 milhões de nomes de usuário e hashes de senhas, provavelmente obtidos ilegalmente dos servidores da Adobe durante a invasão. Muitos desses usuários podem não estar mais ativos ou eram apenas contas de teste, o que explicaria o número bem menor de 38 milhões divulgado pela Adobe.

anonnews-adobe-senhas

A Adobe afirma ter redefinido a senha de todos os usuários afetados pelo problema. Além disso, quem possivelmente teve os dados criptografados de cartões de crédito acessados, está recebendo uma carta adicional com instruções de como se proteger contra o mau uso de informações. Apesar disso, a empresa não acredita que os clientes serão prejudicados.

Além do roubo de dados de usuários, o ataque também permitiu o acesso indevido ao código-fonte de alguns produtos. Segundo o Krebs on Security, códigos que supostamente seriam do Acrobat, Reader e ColdFusion estavam sendo distribuídos há semanas, mas os arquivos estavam protegidos por senha. No entanto, neste fim de semana, um arquivo compactado, sem proteção, foi disponibilizado e contêm códigos que aparentam ser do Photoshop.

Esta página explica o que os usuários afetados devem fazer. A Adobe ainda está trabalhando com as autoridades durante a investigação.

Mais sobre: