Em breve, o Facebook poderá rastrear os movimentos que você faz com o mouse nas páginas do serviço

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas

Se você é paranoico com a sua privacidade na Web, esta notícia poderá lhe causar arrepios: segundo o The Wall Street Journal, o Facebook está planejando rastrear os movimentos que os seus usuários executam com o cursor do mouse ao acessar as páginas do serviço.

Este tipo de procedimento pode auxiliar designers, arquitetos de informação e afins a posicionar melhor os recursos da rede social. No entanto, o próprio Facebook reconheceu, por meio de seu chefe de análises Ken Rudin, que o objetivo principal da ideia é melhorar a eficácia dos anúncios exibidos no serviço.

Para esta finalidade, o ideal seria rastrear os movimentos dos olhos dos usuários para saber o que eles reparam primeiro ou o que ignoram, por exemplo. O Facebook poderia então cruzar estes dados com as informações que já recolhe, como curtidas, cliques, tempo de permanência nas páginas, localização geográfica, entre outros.

Facebook + cursor

Pode até não ser possível analisar os movimentos dos olhos em larga escala (requer câmeras, voluntários e tal), mas o rastreamento dos movimentos do mouse, sim, com a vantagem de esta opção se mostrar capaz de oferecer dados tão relevantes quanto: o tempo que o usuário mantém o cursor em cima de um banner antes de clicar, quão rapidamente ele rolou a página após um anúncio aparecer em sua timeline, se as pessoas preferem clicar em um link ou na imagem que o acompanha e assim por diante.

Tecnologia para coletar e analisar estes dados o Facebook já tem. Ken Rudin informou ao The Wall Street Journal que testes já estão sendo feitos. O executivo só não deixou claro se o rastreamento será implementado como padrão, se limitando a dizer que provavelmente saberemos dentro de “um par de meses”.

De qualquer forma, convém ressaltar que este tipo de rastreamento não é novidade, até porque não é difícil desenvolver um software do tipo. A diferença aqui é que o Facebook possui sistemas de análise de dados muito avançados, capazes inclusive de prover resultados em tempo real, verificando, por exemplo, que tipo de anúncio se sai melhor em uma campanha em andamento.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados