Início » Celular e tablet » As novidades do Android 4.4 KitKat

As novidades do Android 4.4 KitKat

KitKat tem melhorias de desempenho, mudanças no visual e pequenas novidades.
Galaxy Nexus ficou de fora da nova versão do Android.

Por
2 anos atrás

Junto com o lançamento do Nexus 5, o Google revelou as principais novidades do Android 4.4 KitKat, que possui refinamentos visuais e foi otimizado para funcionar melhor com smartphones de baixo custo. Houve pequenas melhorias em algumas partes do sistema, como no discador, e não é mais necessário tocar em botões para acessar a busca ou ditar comandos de voz: basta dizer “Ok Google”.

As mudanças visuais consistem em ícones redesenhados, alterações na paleta de cores e refinamentos em algumas partes. Os botões de navegação na parte inferior da tela e a barra de status, por exemplo, estão translúcidos e podem ser ocultados totalmente com um gesto, aumentando a imersão e evitando desperdício de espaço. Já a tela de bloqueio pode exibir a capa do álbum em tela cheia quando você estiver escutando uma música.

kitkat-visuais

De acordo com o Google, houve melhorias de desempenho para tornar o KitKat mais suave e responsivo nos smartphones de baixo custo, com 512 MB de RAM. Além da otimização no consumo de memória, o Google afirma que fez melhorias no touchscreen: comandos de toque responderão de maneira mais rápida e precisa que no Jelly Bean. Alternar entre aplicativos também está mais rápido.

Aos que ainda usam a tão esquecida função de ligações telefônicas, o Google aproveitou todo o seu poder para atualizar o discador com um identificador de chamadas inteligente: caso um número que não esteja na sua lista de contatos te ligue, o Android fará uma busca no Google Maps para encontrar empresas com o mesmo número. O contrário também é verdadeiro: se você não souber o telefone de uma empresa, pode encontrá-lo diretamente do discador.

android-kitkat-discador

Outras novidades incluem a unificação do aplicativo Hangouts com o SMS; um teclado com emojis, aqueles símbolos japoneses bacanas; suporte a novos gestos (você pode dar zoom no Google Maps usando um novo gesto de dois toques; não é mais necessário usar o movimento de pinça); impressão de documentos em dispositivos conectados ao Google Cloud Print; e melhor suporte a serviços de armazenamento na nuvem de terceiros.

android-kitkat

O Android 4.4 KitKat chega “em breve” ao Nexus 4, Nexus 7 (primeira e segunda geração) e Nexus 10. O Google confirmou que não disponibilizará a atualização para os proprietários do Galaxy Nexus. Os aparelhos com Android puro vendidos no Google Play, como o Galaxy S4 e o HTC One, também receberão o KitKat nas próximas semanas.

Os vídeos abaixo, voltados para desenvolvedores, contam em detalhes o que há de novo. Mais informações podem ser encontradas na página oficial do KitKat e no Android Developers.

  • Gabriel Gonçalves

    A imagem do Nexus 7 está com “Android 4.*” 😀

  • Alexandre Cinci

    o google now eh muito legal, só se vc for americano.

    uma coisa irritante no google, ou no brasil, eh que eles lançam um monte de recursos pro android que aqui nao funciona, seja por falta de politicas , direitos autorias, falta de infra, ou sei la…

    pra q ter google music se vc nao pode comprar musica, nao que eu fosse comprar…

    • Thalles Mancha

      Se você não quer pagar pelo serviço, porque se importa tanto em ter? o.O

      Eu que devia estar chateado, já que pago pelo serviço em dólar (com IOF) e poderia pagar em real, se tivessem lançado no Brasil.

  • Josiel Hen

    Os Nexus não tinham garantia de suporte pra sempre(Não generalizando)?

    • Thalles Mancha

      Não, “sempre” foi 18 meses.

  • Paulo Costa

    Curti o aproveitamento da tela, tomara que os desenvolvedores venham a aderir logo ao modo fullscreen *_*

    Só não entendi porque no Nexus 7 o papel de parede não preenche a tela como no smartphone.

  • Fer

    Legal, “melhora o desempenho” em aparelhos com 512 MB de RAM (duvido que seja algo realmente notável, principalmente porque não existe update se não é top de linha), mas não atualizarão o Galaxy Nexus, que tem 1 GB de RAM!

  • Breno Brito

    Paulo, 2 toques para zoom no Maps já existe há algum tempo, não é uma novidade no kitkat. A não ser que tenha ficado diferente.

    Atualmente, dê 2 toques e segure, arraste pra cima pra aumentar o zoom ou arraste pra baixo para diminuir o zoom. É beeeeeeem melhor que o pinça, já que com a mesma mão que segura o celular é possível dar o zoom.

  • Jhonbrine7

    Eu tenho um Moto G Colors Edition e ele sempre esta atualizando já a Samsungbosta não atualiza nada

  • Douglas

    A pohha da motobosta n tem a atualização do d1 pro android 4.4 afs motobosta

  • Moleque Do D1

    Tamo junto rapaz, mas pelo visto só nada pra linha razr. :( (2014)

    • Augusto

      Um leitor do Androidpit relatou, inclusive com prints, a disponibilização, via oral, da versão beta do 4.4.2 para razr I.

  • dowg

    Atualizado meu D3 aqui para 4.4.2… Eu tinha pela operadora TIM, tive que alterar para retail, atualizar a versão retail, e logo depois que carreguei e reiniciei o celular, ele já perguntou se gostaria de fazer a atualização para o Kitkat.

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha