Um grupo de pessoas provavelmente não ficou muito feliz com os anúncios feitos ontem pelo Google. É que, além de lançar o Nexus 5 e revelar as principais novidades do KitKat, o Google também afirmou que o Galaxy Nexus, lançado há pouco menos de dois anos, não receberá a atualização para a próxima versão do Android.

A notícia causou estranhamento porque uma das características do Android 4.4 são as melhorias de desempenho para que o sistema rode de maneira mais suave em smartphones mais baratos, com 512 MB de RAM. O Galaxy Nexus possui 1 GB de RAM, então limitação de hardware não poderia ser. Além disso, com processador dual-core de 1,2 GHz e tela 720p de 4,65 polegadas, dá para dizer que ele ainda está bem acima dos aparelhos de baixo custo.

No entanto, a explicação do Google para o abandono do Galaxy Nexus é bem simples: ele é antigo demais. O Google publicou uma página explicando que “habitualmente” fornece atualizações do Android por 18 meses após a data de lançamento. Como o Galaxy Nexus foi lançado em 17 de novembro de 2011, há quase dois anos, ele está fora desse período e morrerá com o Android 4.3 Jelly Bean.

Galaxy Nexus, eternamente com o Android 4.3

Galaxy Nexus, eternamente com o Android 4.3

A atitude gera insegurança quanto a compra de novos Nexus, já que a grande vantagem da linha são as atualizações garantidas pelo Google, que chegam de maneira rápida, diferente do que acontece com outros Androids. Apesar de haver exceções, via de regra, os Androids só recebem uma nova versão quando uma mais nova ainda já foi anunciada pelo Google. Apenas recentemente o Galaxy S4 começou a receber o Android 4.3, por exemplo.

Se o Google continuar parando de atualizar os Nexus após 18 meses, isso significa que faltam apenas seis meses para que o Nexus 4 pare de receber novas versões do Android, mesmo que ele ainda possua hardware bastante poderoso. E olha que, no Brasil, o Nexus 4 foi lançado há apenas sete meses. O Nexus 7 de primeira geração, que fez uma rápida aparição nas lojas brasileiras, deve perder o suporte em janeiro de 2014.

Ao The Verge, o Google cita outro motivo para o fim das atualizações do Galaxy Nexus: ele usa um SoC OMAP 4460, da Texas Instruments, que parou de desenvolver chips para smartphones. Isso, supostamente, dificultaria a tarefa de fazer o KitKat funcionar de maneira rápida e estável com o Galaxy Nexus.

Usuários insatisfeitos fizeram uma petição online (ah, as petições online…) para que o KitKat seja liberado para o Galaxy Nexus, mas é pouco provável que o Google volte atrás em sua decisão. De qualquer forma, para quem faz questão de testar a nova versão e não quer trocar de smartphone, ainda existe a esperança da comunidade arranjar um jeito de rodar o KitKat no Galaxy Nexus. Não é o mesmo que tocar num botão e ter o aparelho atualizado em cinco minutos, mas já é alguma coisa.

Este tópico no XDA Developers contém links para alguns dos aplicativos do Android 4.4, então você pode experimentar, por sua conta e risco, algumas das novidades que serão liberadas no KitKat. Para quem possui um Nexus 4, Nexus 7 de primeira e segunda geração e Nexus 10, o Android 4.4 chega “em breve”, segundo o Google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Dasaev Reis
você é rico, já ganhou um galaxy nexus de presente... pois parece que nao.
Flávio Sena
Lenival Gomes Sim, eu gosto de custom rom, mas o fato é que se tivéssemos uma garantia de atualização mais estendida seria bem melhor. Comprei o meu na promoção do ponto frio, e já vendi hahaha. Acabou de chegar meu NS5 que o brother trouxe de Miami
Adam Roman
18 meses a primeira vista é frustrante mas eu prefiro 18 meses (sendo q a média de sistemas novos são de 6 em 6 meses, sem contar os updates) do que 1 normal que vai receber 1 ou 2 atualizações e olhe lá.
@
é claro que nao tem como sair essa atualização, se mudou o kernel drásticamente com o 4.4, deve ser muito dificil de compatibilizar com um smartphone com processador que já foi parado de fabricar, porque simplesmente nao vai ter o suporte da fabricante do processador, e assim eles não iriam saber como compatibilizar
Lenival Gomes
Flávio Sena Sem pro cara! Seis meses depois a garantia acaba e a gente pode rodar qualquer coisa nele. As ROMs Cyanogemmod são bem faladas. PS: Compraram os seus Nexus 4 na promoção do Pontofrio?
Lenival Gomes
William Bannach O foco da Texas é outro, não é fazer SoC pro mercado mobile. Acho que você vai utilizar tecnologiaS da TI, sem saber, por muito tempo.
Maximilian Deister
Gabriel Rezende Camargo tô torcendo para que nunca vá a falência. o desapontamento vai ser grande com o Google se largar o Nexus 4 de lado só por causa dos 18 meses.
Kessler
Que viagem! As atualizações da Apple são capadas em relação à mesma versão em modelos posteriores, nunca em relação a versões anteriores. Só fandroid acha mesmo que não atualizar é melhor do que atualizar. Melhor uma versão sem alguns recursos (já que software não faz o milagre de melhorar o hardware) do que ficar na versão antiga.
Bruno Guerreiro
Oi David, Tudo bom? É muito interessante ler comentários de seres que vivem numa realidade diferente da nossa, que vivemos no planeta terra. Mas assim, deixa eu te explicar: aqui no Brasil especificamente, dinheiro é algo meio difícil de conseguir, você geralmente tem que trabalhar horas e horas, para poder sobreviver (ter o que comer, saúde, pagar impostos, se locomover, etc), então sobra pouco para gastarmos com outras coisas. Dessa forma, a gente aceita comprar um item e espera que ele dure e funcione plenamente por uns 2~3 anos, mesmo sabendo que estaremos andando com "peças de museu" no bolso. Assim sendo, é natural essa "choração" toda. Não nos leve a mal. ;D
Flavio Sena
O meu chegou, faz uma semana. Mas com uma noticia de que daqui a 6 meses ele não será mais atualizado... isso brocha qualquer um...
Michel Vieira Pinto
E outra: mesmo que atualizassem ele seria capado em vários recursos, principalmente no always listening... se for pra lançar SO novo que não vai ter varias funções que outros tem, então que fique com uma versão anterior, porém completa, como acontece com o 4.3 lançar SO CAPADO para aparelhos antigos só pra dizer que atualizou é coisa de FRUTA
Michel Vieira Pinto
Acho que nesse hardware antigo do Gnexus que usa TI OMAP 4460 faz sentido os 18 meses. Mas no hardware do N4 30 meses fazem sentido e no hardware do N5 uns48 meses fazem sentido!!! Até pq o hardware evolui muito e o SO está ficando cada vez mais polido, cada vez mais leve....
André Macêdo de Andrade
O Único suporte que existe de verdade é o do Windows, tanto que o Windows XP vai ter mais de 12 anos de suporte, um PC de 12 anos atrás, e olha que por incrível que pareça eu tenho um aqui, perde para qualquer smarthphone (menos Galaxy Y) de hoje, ou seja isso sim é estar Obsoleto e não obsolescência programada.
David Diniz
É cada uma que eu leio. Pessoal entendam uma coisa: Dinheiro foi feito para circular e apesar de ser um NEXUS não quer dizer PN que sera atualizado para o Android 4.4,5.0,9.0 500.0 ou qualquer outra versão! todo fabricante lança novos aparelhos com hardware melhor e outras melhorias(e convenhamos esse Nexus é obsoleto já). Então PAREM DE CHORAR e usem o cartão de crédito e andem para FRENTE, pois quem fica parado é poste e quem gosta de velharia é museu.
Daniel Maurício
simples não compro
Exibir mais comentários