Início » Computador » Western Digital apresenta HD de 6 TB preenchido com gás hélio

Western Digital apresenta HD de 6 TB preenchido com gás hélio

Por
4 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Cerca de um ano depois de revelar seus planos de produzir HDs com gás hélio, a Western Digital finalmente apresentou seu primeiro modelo baseado nesta técnica. De nome Ultrastar He6, o dispositivo tem 3,5 polegadas, interface SATA/SAS de 6 Gb/s e será produzido pela sua subsidiária Hitachi Global Storage Technologies (HGST).

Segundo a companhia, o gás hélio preenche todo o interior do dispositivo e, por ser mais leve que o ar, oferece várias vantagens, como possibilitar a fabricação de unidades com maior capacidade de armazenamento e exigir menor quantidade de energia.

A maior capacidade se deve ao fato de o gás permitir a adição de mais discos no dispositivo sem que se torne necessário aumentar as dimensões. Como o hélio apresenta menor resistência que o ar, pode-se então deixar os discos mais próximos entre si – onde havia cinco pratos, agora podem existir até sete. Isso explica a capacidade de 6 terabytes do Ultrastar He6.

HD com ar versus HD com hélio

O preenchimento de ar é importante especialmente por ajudar a evitar que as cabeças de leitura e gravação toquem nos pratos e danifiquem a unidade. Como a densidade do hélio é até um sétimo menor que a do ar, o espaço entre os discos pode ser diminuído sem prejudicar este método de proteção.

A menor resistência do hélio também reduz os esforços de trabalho do motor que faz os discos girarem. Desta forma, há não só menor consumo de energia – de até 23%, segundo a HGST – como também redução da emissão de calor.

A tecnologia se mostra, portanto, especialmente útil para soluções de armazenamento que utilizam vários HDs. Não é por menos que o foco da HGST com o Ultrastar He6 está justamente em data centers e grandes equipamentos de storage, por exemplo.

A companhia não revelou preços, tampouco em quais mercados o HD será disponibilizado. O que se sabe é que, pelo menos inicialmente, não haverá muitas unidades: o momento agora é de testes por parte dos clientes, segundo a Western Digital.

  • Willian Lemos

    Dá um medo colocar 6 teras de informação em um único disco, melhor comprar 2 HDs com quatro tb de capacidade o risco é menor se caso der pau.

  • rafael.liecheski

    Realmente não é correto tudo em um único HD. Porém 6 Tb para um sistema hospitalar de Imagens com um fluxo grande de exames não são nada! Logo, precisa desses dados contingenciados, ou seja, storage, data center etc onde entra vários discos.

    “A tecnologia se mostra, portanto, especialmente útil para soluções de armazenamento que utilizam vários HDs. Não é por menos que o foco da HGST com o Ultrastar He6 está justamente em data centers e grandes equipamentos de storage, por exemplo.”