Início » Jogos » Estes são os protótipos das Steam Machines

Estes são os protótipos das Steam Machines

Avatar Por

Eu esperava que a apresentação dos protótipos das Steam Machines viesse com um pouco mais de estrondo por parte da Valve, assim como foi o anúncio delas. Mas não; não foi nem a empresa de Gabe Newell que as apresentou ao mundo, aliás, mas alguns sites de tecnologia gringos.

Então, senhoras e senhores, este é o render:

STEAM_M_console__hero

E este é um dos protótipos pessoalmente, nas mãos de funcionários da empresa (foto do Seattle Times):

2022180564

O The Verge conta que os consoles têm 30,5 cm por 7,3 de cm altura, próximo do tamanho de um Xbox 360.

Como o grande atrativo do "console" da Valve é a personalização de hardware, a construção dele é pensada para facilitar a mudança de peças. Por isso, o calor do processador, da placa de vídeo e da fonte são dissipados por saídas diferentes. Elas também ocupam partes independentes do conjunto, separadas por uma peça de plástico que pode ser removida sem grandes dificuldades.

O mesmo site também comenta sobre o fato de serem surpreendentemente silenciosas - e a Valve está trabalhando para que fiquem ainda mais.

Créditos: The Verge

Este é só um protótipo; haverá outras possibilidades de tamanho e de design quando as versões finais forem anunciadas - para as menores, inclusive, há a possibilidade de utilizar placas gráficas integradas da Intel, como a nova Iris Pro. As máquinas devem chegar na metade de 2014.

Quanto ao controle - ou melhor, Steam Controller - a Valve apresentou todos protótipos testados e comentou as decisões de design. Por exemplo, houve um momento em que foi achado que um trackpad em forma de bola, tipo de mouses antigos, seria uma boa ideia. Outro modelo poderia ser dividido na metade e juntado de volta por ímãs, além de ter sensores de movimento tipo do Wii ou do PS Move.

2013-10-23_05-13-32_verge_super_wide

Por fim, o jornalista que visitou o laboratório afirma que utilizar o controle não é tão intuitivo quanto um tradicional. Mas que a precisão tão prometida pela Valve é real: o mínimo movimento dos dedos é detectado e vira uma ação no jogo, o que é especialmente bom para jogar FPS no controle sem passar vergonha.

Há cerca de um mês, a própria Valve postou um vídeo que o mostra em ação com diversos jogos:

A Valve ainda informou que, na CES 2014, serão reveladas as Steam Machines em sua forma final, além dos jogos disponíveis para Steam OS (Half Life 3?), sistema operacional desenvolvido pela empresa e baseado em Linux que estará nas Machines. Outras novidades que podem ser comentadas lá são quanto a novos acessórios; a empresa tem conversado com os responsáveis pelo Oculus Rift e pode ser que algo no campo de realidade virtual acompanhe o console.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Angela Silva
é muito bem
Fernando Reis
muito bommm
mathewscsmotta
Comentário de quem não entende nada.
Marcelo Santos
O quadrado voltou com tudo , .
Neg0swaldo
As fabricantes de Cases e placas-mãe podia aprender com a Steam
mathewscsmotta
Se vc tiver uma visão e quiser usá-la, é só olhar a máquina aberta que dá pra perceber que a CPU, GPU e fonte, que são os componentes que mais esquentam os PCs, estão em pontos bem separados da máquina. Aparentemente cada um tem sua própria saída de ar oq é genial e acaba com problemas de aquecimento... Procure conhecer das coisas antes de opinar besteira. Vc podia ter evitado essa apenas observando...
Paulo Ferreira
Jogo nos dois consoles atuais, mas não sou hipócrita de dizer que eles são melhores que um PC. PC sempre será a melhor plataforma para games no mundo. E eu irei pagar pra ver essas Steam Machines, que vão ser superfodas, isto é, se seguirem o padrão de qualidade dos produtos da Valve.
Carlos Alex
Daniel Santos o Henrique Dourado tá falando que o pessoal queria que tivesse cara de console mas tem cara de desktop sendo que tecnicamente falando se trata da mesma coisa, diferenciando somente o sistema operacional. E outra coisa, ele é o XBone com uma bolinha na lateral e o povo fala que não parece um console. Eu heim, criticam tudo. E Guilherme MacLeod, a Valve falou desde o começo que seria uma plataforma aberta, o cara pode usar SteamOS, Windows, Android, Ubuntu, Windows 3.1 (rs). Mas acredito que com o passar do tempo a melhor experiencia será com o SteamOS.
Guilherme MacLeod
Daniel Santos , sendo x86, não duvido que tenha gente que vai tentar instalar outros sistemas :P
Daniel Santos
Henrique Dourado A diferença é que PC é de uso geral (e muita gente usa como sinônimo de computador com processador i386 ou compatível com Windows). Nada impede que você instale um Windows ou Ubuntu no Steam Machine e use como desktop. Tente fazer a mesma coisa com qualquer outro console.
Daniel Santos
Henrique Dourado A diferença é que PC é de uso geral (e muita gente usa como sinônimo de computador com processador i386 ou compatível com Windows). Nada impede que você instale um Windows ou Ubuntu no Steam Machine e use como desktop. Tente fazer a mesma coisa com qualquer outro console.
Henrique Dourado
então me diz ai o que é um console console e pc tudo tem processador , memoria e gpu é a mesma coisa quer ver mais informações dos diferenciais das steambox. leia : http://techmania.com.br/mais-informacoes-sobre-as-steam-machines-e-steam-controller/ http://techmania.com.br/quais-as-possibilidades-da-plataforma-aberta-do-steamos/
Caio Vinícius Reis Carvalho
eu prefiro que seja um desktop gamer com OS dedicado e preço inferior ao de montagem no mercado... não sou fã de consoles
Daniel Santos
Não sei porque a galera teima com esse "mas isso é só um PC". É claro que é só um PC. A Valve não quer que você abandone o PC, onde ela possui a principal plataforma de distribuição de jogos. A ideia é ter um PC padrão pro usuário que gosta de comprar console, sem se preocupar com as especificações. Ao mesmo tempo ele é um "console" modificável, que é o atrativo que os entusiastas de PC gostam. Então, sim, é só um PC.
Daniel Santos
A ideia é ser um pc gamer pronto pro consumidor padrão. Quem quiser vai poder continuar com o desktop que já tem.
Exibir mais comentários