Eu esperava que a apresentação dos protótipos das Steam Machines viesse com um pouco mais de estrondo por parte da Valve, assim como foi o anúncio delas. Mas não; não foi nem a empresa de Gabe Newell que as apresentou ao mundo, aliás, mas alguns sites de tecnologia gringos.

Então, senhoras e senhores, este é o render:

STEAM_M_console__hero

E este é um dos protótipos pessoalmente, nas mãos de funcionários da empresa (foto do Seattle Times):

2022180564

O The Verge conta que os consoles têm 30,5 cm por 7,3 de cm altura, próximo do tamanho de um Xbox 360.

Como o grande atrativo do “console” da Valve é a personalização de hardware, a construção dele é pensada para facilitar a mudança de peças. Por isso, o calor do processador, da placa de vídeo e da fonte são dissipados por saídas diferentes. Elas também ocupam partes independentes do conjunto, separadas por uma peça de plástico que pode ser removida sem grandes dificuldades.

O mesmo site também comenta sobre o fato de serem surpreendentemente silenciosas – e a Valve está trabalhando para que fiquem ainda mais.

Créditos: The Verge

Este é só um protótipo; haverá outras possibilidades de tamanho e de design quando as versões finais forem anunciadas – para as menores, inclusive, há a possibilidade de utilizar placas gráficas integradas da Intel, como a nova Iris Pro. As máquinas devem chegar na metade de 2014.

Quanto ao controle – ou melhor, Steam Controller – a Valve apresentou todos protótipos testados e comentou as decisões de design. Por exemplo, houve um momento em que foi achado que um trackpad em forma de bola, tipo de mouses antigos, seria uma boa ideia. Outro modelo poderia ser dividido na metade e juntado de volta por ímãs, além de ter sensores de movimento tipo do Wii ou do PS Move.

2013-10-23_05-13-32_verge_super_wide

Por fim, o jornalista que visitou o laboratório afirma que utilizar o controle não é tão intuitivo quanto um tradicional. Mas que a precisão tão prometida pela Valve é real: o mínimo movimento dos dedos é detectado e vira uma ação no jogo, o que é especialmente bom para jogar FPS no controle sem passar vergonha.

Há cerca de um mês, a própria Valve postou um vídeo que o mostra em ação com diversos jogos:

A Valve ainda informou que, na CES 2014, serão reveladas as Steam Machines em sua forma final, além dos jogos disponíveis para Steam OS (Half Life 3?), sistema operacional desenvolvido pela empresa e baseado em Linux que estará nas Machines. Outras novidades que podem ser comentadas lá são quanto a novos acessórios; a empresa tem conversado com os responsáveis pelo Oculus Rift e pode ser que algo no campo de realidade virtual acompanhe o console.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados